segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Vans World Cup - Raoni é terceiro.

Por Redação Waves - link fonte:
http://waves.terra.com.br/surf/noticia//competicao/wqs/prime/vans-world-cup-of-surfing/2013/noticias/raoni-e-terceiro/61567

Ezekiel Lau comemora o título do Vans World Cup. Foto: © ASP / Kirstin.


O saquaremense Raoni Monteiro fez uma campanha sensacional e ficou em terceiro lugar no Vans World Cup of Surfing, última etapa Prime do ano.

Em um domingo chuvoso e com ondas de 1 metro e séries pouco maiores, o brasileiro garantiu sua permanência na elite mundial. O título da prova ficou com o havaiano Ezekiel Lau, que deixou para trás o norte-americano Damien Hobgood e o português Frederico Morais.

Depois de abrir forte a bateria, somando 7.83, o brasileiro chegou a liderar o confronto por boa parte do tempo, mas nos minutos finais viu a vitória escapar para Ezekiel e ainda foi ultrapassado por Damien.

"Não posso acreditar. Minha confiança estava crescendo a cada bateria. Parecia que as coisas estavam acontecendo a meu favor e eu estava pegando as ondas que precisava no momento certo, então a minha confiança na final ficou boa", diz o havaiano.

"Eu precisei de alguma coisa para aumentar um pouco a minha confiança. Este ano foi meio complicado. Você sabe que ganhar US$ 40 mil é muito bom! Fazer a fina é ótimo. Ir lá fora e vencer me deixar em uma posição melhor. Minha confiança e estratégia ficarão muito melhores no próximo ano", comemora Lau.

 
Raoni Monteiro fica em terceiro e garante a permanência na elite mundial. Foto: © ASP / Cestari.

Campeão da etapa em 2010, Raoni Monteiro mais uma vez apostou todas as suas fichas em Sunset para carimbar a vaga no WCT pelo ranking da divisão de acesso do circuito mundial.

O atleta de Saquarema voltou a fazer uma campanha espetacular no North Shore e arrebentou neste domingo, mostrando um surf arrojado e sempre atacando a parte crítica das ondas com muita pressão.

"Na verdade estou muito cansado porque foi um dia longo. Acho que surfei umas quatro ou cinco vezes. Foi bateria atrás de bateria, onda atrás de onda. Não estava pensando na pressão. Precisei do resultado e fui lá buscar", revela o brasileiro.

"Venci este campeonato em 2010, então é muito bom estar nas finais de novo. Quase venci por cinco minutos - fiquei muito perto. Ezekiel mereceu vencer porque pegou as melhores ondas da bateria. Estou muito feliz, e isso é tudo o que tenho a dizer. Quero agradecer a Deus, a toda a minha família e aos meus amigos por me ajudarem, e também a todos que torceram por mim. É um ótimo sentimento", agradece Raoni.

Nas oitavas-de-final, ele somou 8.50 e 7.23 para vencer o português Frederico Morais (2o), o compatriota Wiggolly Dantas e o havaiano Kalani Chapman.

Em seguida, Raoni descolou 7.83 e 5.67 no duelo vencido pelo australiano Adam Melling, autor de 8.83 e 5.83. Pior para o havaiano Sebastian Zietz e o australiano Bede Durbidge, eliminados da competição.

Na semifinal, Raoni e Frederico Morais voltaram a fazer dobradinha. O brasileiro e o lusitano quebraram as ondas de Sunset e fizeram a mala do havaiano John John Florence e do aussie Adam Melling.

Com 9.00 e 6.60, Raoni garantiu a primeira vaga e seguiu para mais uma final no North Shore havaiano.

Outros brasileiros que chegaram ao último dia do Vans World Cup foram Alejo Muniz, Caio Ibelli, Wiggolly Dantas e Krystian Kymerson.

 
Alejo Muniz arrepia nas oitavas, mas cai na fase seguinte e fica em 13o lugar. Foto: © ASP / Kirstin.

Alejo chegou a passar mais uma bateria, somando 9.10 e 7.00 em uma belíssima vitória sobre o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater - que segue sem vencer uma competição em Sunset -, e os havaianos Ezekiel Lau (2o) e Torrey Meister (4o).

Nas quartas, o brasileiro não conseguiu superar seus adversários e terminou em quarto na disputa que teve como classificados os norte-americanos Damien Hobgood e Tim Reyes. Em terceiro ficou o aussie Wade Carmichael.

Já Wiggolly Dantas, Caio Ibelli e Krystian Kymerson caíram nas oitavas-de-final. Guigui e Krystian terminaram em 17o, enquanto Ibelli ficou em 25o.

Resultado


1 Ezekiel Lau (Haw)

2 Damien Hobgood (EUA)

3 Raoni Monteiro (Bra)

4 Frederico Morais (Por)

5 John John Florence (Haw)

5 Tim Reyes (EUA)

7 Adam Melling (Aus)

7 Taj Burrow (Aus)
13 Alejo Muniz (Bra)

17 Wiggolly Dantas (Bra)

17 Krystian Kymerson (Bra)

25 Caio Ibelli (Bra)

Confiram vídeo das finas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário