domingo, 17 de novembro de 2013

Reef Hawaiian Pro - Brasileiros são destaque.

por: Redação Waves - link fonte:
http://waves.terra.com.br/surf/noticia/competicao/wqs/prime/reef-hawaiian-pro/2013/noticias/brasileiros-sao-destaque/61333


 Filipe Toledo venceu seus adversários em uma bateria acirrada no terceiro dia do Reef Hawaiian Pro 2013, Haleiwa, Hawaii. Foto: © ASP / Cestari.

O terceiro dia de competições do Reef Hawaiian Pro foi de muita alegria para o público brasileiro. Os Tops Filipe Toledo, Miguel Pupo, Adriano de Souza e Jadson André, além do paulista Jessé Mendes, venceram suas respectivas baterias e avançaram à quarta fase. Infelizmente, David do Carmo, Messias Félix, Caio Ibelli, Alejo Muniz e Thomas Hermes foram eliminados da competição.

A ondulação havia diminuído drasticamente em Haleiwa, North Shore do Oahu, neste sábado, e mesmo com as ondas não ultrapassando o meio metro na série, a organização do evento decidiu realizar todas as baterias do terceiro round.

O dia teve início com o embate entre Nat Young, Granger Larsen, Tanner Gudauskas e Brian Toth. Young, que recentemente conquistou o título de iniciante do ano de 2013 da ASP (Rookie of the Year, em inglês), somou 12.93 pontos e venceu sua primeira bateria no Reef Hawaiian Pro. Tanner Gudauskas veio logo atrás, com 11.86 no somatório e a segunda colocação. Granger Larsen marcou a maior nota da bateria, 7.67, mas não conseguiu encontrar outra onda à altura e terminou em terceiro. Brian Toth também deixou a competição.

O primeiro brasileiro a ir para a água foi Raoni Monteiro, que luta pela sua permanência no WCT de 2014. Ele encarou Dale Staples (1º), Matt Banting (3º) e John John Florence (4º). Nos minutos iniciais, Staples marcou 7.83 e passou a liderar a bateria. Na metade do confronto, Raoni marcou 6.43, sua alta mais alta, e passou a encabeçar a segunda colocação temporariamente, mas perdeu rapidamente perdeu a posição, terminando o confronto em quarto. John John Florence, autor de uma interferência em Staples, teve uma nota reduzida e somou apenas 10.27.

Na sequência foi a vez de Filipe Toledo, um dos principais expoentes da nova geração do surf brasileiro, entrar em águas havaianas. Conhecido por seu jogo aéreo, Filipe abusou de manobras na parede das ondas para descolar 7.13 e 8.50, somando 15.63, três décimos a mais que o somatório do segundo colocado Mitchel Coleborn (15.60).

Na entrevista depois da bateria, Filipinho reclamou de dor no tornozelo, resultado de uma lesão adquirida em uma partida de futebol com os amigos durante a disputa do Mundial Pro Junior em Florianópolis (SC). Gavin Gillette marcou a maior nota do confronto, 9.22, e somou 15.53, pontuação bastante semelhante a dos dois primeiro colocados, e terminou na terceira colocação. Marc Lacomare já amargava a quarta colocação quando uma interferência eliminou as chances de avançar para a próxima fase.

Dane Reynolds e Mick Fanning comprovaram o favoritismo na oitava bateria do dia em Haleiwa. Dane surfou apenas duas ondas, mas somou 12.44 pontos, o bastante para lhe garantir a primeira colocação. Mick Fanning, atual candidato ao título mundial da ASP, marcou a maior nota da briga, 8.67, mas teve como segunda nota do somatório um ínfimo 3.10. O australiano terminou em segundo, também avançando à fase seguinte. Maxime Huscenot, da França, e Conner Coffin, da Califórnia, somaram 11.16 e 9.84, respectivamente, e deixaram a competição.

David do Carmo enfrentou na bateria de número nove Dion Atkinson (1º), Evan Valiere (2º) e Luke Davis (4º). David chegou a marcar 8.13 ao encaixar três fortes rasgadas em uma esquerda, mas infelizmente não conseguiu somar a pontuação necessária para seguir para o próximo round.

Os brasileiros Miguel Pupo e Messias Félix se encontraram na disputa contra Bede Durbidge e Leandro Usuna e investiram as manobras acima do lip. Pupo acertou um aéreo muito alto em sua quarta onda e marcou 7.23, garantindo a primeira posição. O paulista teve o somatório total de 13.20. Messias Félix voou alto e marcou 7.00 na sua primeira onda, mas só conseguiu alcançar 3.63 em na segunda melhor onda, somando 10.63 pontos, o que lhe rendeu o terceiro lugar. Leandro Usana terminou na segunda colocação, enquanto Bede Durbidge não seguiu na competição.

Adriano de Souza teve uma boa estreia no Reef Hawaiian Pro e foi o melhor da décima primeira bateria deste sábado. Mineirinho, que surfou apenas quatro ondas, trabalhou bastante uma esquerda para marcar a segunda maior nota do embate, 8.17. A maior pontuação foi um 8.23 do norte-americano Nathan Yeomans, que pegou uma longa esquerda e terminou como segundo colocado da bateria. O brasileiro somou 14.84 e mandou para casa os havaianos Ian Walsh e Dusty Payne.

Na sequência foi a vez de Jadson André, que está com uma vaga praticamente garantida no WCT de 2014, e Wiggolly Dantas entrarem na água. Jadson manteve a liderança por toda a disputa. O potiguar abriu com um 6.17 e posteriormente somou 7.83 com um belo aéreo com a mão na borda em uma esquerda, totalizando 14.00 pontos. Wiggolly chegou a encabeçar a segunda colocação, mas perdeu a posição para o australiano Cooper Chapman, que marcou 7.17 em sua melhor onda e totalizou 12.67 pontos. O paulista somou 12.41. O australiano Kieren Perrow não se encontrou nas ondas de Haleiwa e terminou na quarta posição com 5.90.

Caio Ibelli e Alejo Muniz foram prejudicados por terem cometido interferências. Ambos os brasileiros tiveram as menores notas do somatório reduzidas pela metade e acabaram perdendo os respectivos combates.

Ibelli já se encontrava na terceira posição na bateria contra Michel Bourez (1º), Hodei Collazo (2º) e Mitch Crews (3º) quando uma interferência no segundo colocado do evento do confronto, Hodei Collazo, acabou com qualquer chance de reação por parte do guarujaense.

Alejo acabou sofrendo mais com a punição pela interferência em Wade Carmichael, já que o catarinense caiu da segunda para a quarta posição ao ter a nota da sua primeira onda cortada pela metade. Sebastian “Seabass” Zietz ficou com a primeira colocação, seguido de Wade Carmichael (2º) e Billy Kemper (3º).

Jessé Mendes fez bonito novamente no terceiro dia de disputas do Reef Hawaiian Pro. O atleta natural de Guarujá (SP) superou Adam Melling (2º), Matt Wilkinson (3º) e Nic Von Rupp (4º). Jessé abriu a bateria com um 3.83, mas logo somou 6.77 e 7.73 (totalizando 14.50 pontos). O paulista, que veio da segunda fase do campeonato, chegou a um descartar 5.70.

A última bateria do sábado foi entre Josh Kerr, Mason Ho, Thomas Hermes e Jay Thompson. Josh Kerr abriu o confronto mandando um belo aéreo e marcando 5.23. Como o jogo aéreo parecia não agradar os juízes, o australiano preferiu trabalhar a parede de uma esquerda para descolar 8.50, maior nota do confronto. O havaiano Mason Ho fez duas notas redondas, 7.00 e 6.00, assegurando a segunda colocação. Thomas Hermes também investiu em manobras acima do lip, e chegou a liderar o confronto, mas acabou sucumbindo à terceira posição. O australiano Jay Thompson somou 10.84 e terminou em quarto.


O swell deve baixar nos próximos dias no North Shore e o evento deve ser paralisado até o final da semana. Serão realizadas chamadas todos os dias às 15:30 (horário de Brasília) até o termino da janela de espera da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário