quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Olinda Adventure com Surf, Stand Up e Kitewave no Cyclone Bali Pernambucano.

Por: Chico Padilha.

De sexta-feira a domingo é em ritmo de decisão que Olinda, Pernambuco, cidade patrimônio da humanidade, recebe na Praia de Zé Pequeno o Olinda Adventure encerrando o Cyclone Bali Pernambucano de quarta e última etapa, desta vez acrescido de disputas inéditas de Stand Up e Kitewave na temporada.

Como atração maior a disputa profissional com cinco mil reais em jogo e decisivos 1000 pontos no ranking cuja ponta inicialmente foi para Ubatuba, São Paulo, com Saulo Júnior, a seguir ficou em casa com o agora vice-líder Júnior Lagosta, de Ipojuca, estando atualmente no Recife através de Alan Jones, potiguar que adotou a capital vizinha de Olinda.

Dos nomes confirmados, o atual campeão pernambucano Cezar Aguiar é quinto do ranking e em chances ao título, o que se repete com Júnior Lagosta segundo na lista e na corrida para finalizar na frente, pois tem descarte baixo e nas quartas de final já se beneficiará da troca frente a Alan Jones, que a exemplo do conterrâneo Madson Costa, atual sétimo, é um dos dois potiguares cujo vice título em etapa vem garantindo o G-4 das chances na profissional do Cyclone Bali Pernambucano devido ao descarte que também beneficia um surfista que igualmente não conseguiu vir à etapa dois, mas é o que tem maior potencial de pontuação final: Raphael Seixas, paraibano de João Pessoa, que prestigiou a largada e a etapa mais recente e se beneficia de qualquer resultado em que empate com os demais em Olinda, especialmente com os dois hoje a sua frente. A ida de Raphael ás quartas de final já eleva seu acumulado a 2005 pontos, mas esse número até mesmo o mais jovem finalista profissional do Cyclone Bali 2013 o pernambucano campeão brasileiro de juniores Gabriel Farias, pode superar.

“Biel” até dispensou disputar a Sub 18 em que detém o título nacional e a Open, as duas por ele vencidas na etapa dois do Cyclone Bali Pernambucano.


Washington Martins na 3ª etapa do Cyclone Bali Pernambucano de Surf 2013 em Itapuama, Cabo, PE - foto: Fabriciano Junior.

E na Open vencer a etapa vale prancha +surf e 1000 pontos que podem fazer a diferença para os dois surfistas com maiores chances nela: o líder Ivan Silva e o potiguar Emanoel de Sousa que não só é candidato a campeão nela mas também entre os da Senior com a segunda posição sendo dividida pelo surfista natalense e por Saulo Carvalho, da Paraíba, sendo o pernambucano Washington Martins o líder com direito também a vitória.

Saulo buscará outra prancha +surf e título de campeão também na Master, onde mesmo com duas vitoriosas participações tem no seu conterrâneo Paulo Germano um vice sempre próximo.


Douglas José na 3ª etapa do Cyclone Bali Pernambucano de Surf 2013 em Itapuama, Cabo, PE - foto: Fabriciano Junior.

Na Júnior a disputa é acirrada com ligeira vantagem para o líder Ivan Silva em cima de Douglas José, mais um forte nome da nova geração com chances a ser campeão em duas, pois praticamente já garantiu a Sub 16 Mirim de atual segunda colocação para André Labanca ameaçada por outros dois pernambucanos: Tarcísio Williams e Raul Jorge.

No longboard as duas vitórias de Romualdo Nascimento lhe dão vantagem que o atual vice Nascimento “Rocam” não pode superar mas o terceiro Caio Santos pode dependendo de vencer e da colocação que o até agora imbatível Romualdo vier a ficar na etapa de Olinda.

Na Iniciante o sempre líder Cauã Nunes repetiu a vitória inicial na terceira do Cyclone Bali Pernambucano, na ocasião o vice foi o também cabense Davson Santos, que o vencera na prova anterior e pode na olindense praia de Zé Pequeno até igualar a pontuação final de Cauã, mas então vai pesar o critério de desempate e a presença vitoriosa do líder Sub 14 já na largada em Fernando de Noronha.

No Feminino Chayane Silva vem de vitória na sua praia e deve confirmar nela o mesmo título que entre os mais novos da Petiz o potiguar Fabrício Rocha é favorito com duas vitórias.

O título geral da Petit tem tudo para ano que vem ficar mais difícil para Fabrício, pois com o renovado sucesso do Cyclone Bali a cada ano e cada vez mais cedo o surfe revela talentos de Pernambuco por todo o estado, inclusive em Olinda.

Horário
A previsão de inicio do Cyclone Bali Pernambucano na praia de Zé Pequeno, Olinda, é ás dez horas da sexta-feira, mas as inscrições devem ser confirmadas no palanque na tarde do dia anterior, sendo em número limitado por divisões devido as disputas serem ao longo de apenas quatro horas em cada um dos três dias, que abrigarão também disputas inéditas de Stand Up (surf com remo) e Kitesurf wave.

Roberto Bade, o “Beto Parafina”, diretor técnico da Federação Pernambucana de Surf, disponibilizou os telefones 81 8525 9168 e 81 9700 8920, para outras informações além de já informar a quantidade de vagas por categoria: dezesseis na Profissional, doze para Open, Senior e Master, a seguir oito vagas tanto na Júnior quanto no Stand-up e kite wave, enquanto na Petiz, Open Feminino, Longboard, Iniciante e Mirim são apenas quatro vagas disponíveis.

Olinda Adventure
Olinda Adventure decidindo de 16 a 18 de agosto o Cyclone Bali Pernambucano de Surf na Praia de Zé Pequeno, Olinda, tem patrocínio Prefeitura de Olinda, Governo de Pernambuco/Secretaria de Esportes, Pranchas +Surf, Blocos Teccel, divulgação Transamérica 92,7 FM, cobertura Canais Woohoo e ESPN, sendo realização Federação Pernambucana de Surf com Associação Nordestina de Surf ANS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário