sexta-feira, 19 de julho de 2013

Rodrigo Koxa surfa onda gigante e "ameaça" Burle e McNamara

Por: GloboEsporte.com
   Recordista sul-americano, Koxa pode ter surfado maior onda do mundo no Chile - foto: Akiwas.

Há dois anos, o big rider Rodrigo Koxa escreveu o seu nome na história ao quebrar o recorde sul-americano de maior onda já surfada no continente. O feito ocorreu no ano anterior, em Punta Docas, no balneário chileno de Pichicuy, em uma viagem ao lado do Alemão de Maresias e de Rafael Tapia. Este ano, Koxa voltou ao pico que se transformou em um paraíso de ondas gigantes, pouco comuns na América do Sul, ao lado de Carlos Burle e outros surfistas de ondas grandes. E ele pode ter surfado a maior do mundo, quebrando mais um recorde.

Onda surfada por Koxa em 2010 rendeu a ele o recorde sul-americano - foto: Akiwas.

Finalista por dois anos do cobiçado "Oscar" do surfe mundial de ondas grandes, o XXL, o paulista estima que o tamanho (medição humana) seja de aproximadamente 25m. Ainda não há uma medição oficial, o que será feito na premiação do ano que vem, na qual ele já está inscrito, assim como Burle. Caso o número seja confirmado, Koxa supera o recorde mundial do havaiano Garret McNamara, que surfou 23,7m, na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, em 2011 - assim como o companheiro Carlos Burle, no litoral chileno.

- Descobri essa onda em agosto de 2010, no Chile. Não é um segredo, o ponto exato fica em Punta Docas. Fui com o Alemão de Maresias e o Rafael Tapia, um chileno local que nos apresentou o lugar. Essa onda levou o Chile pela primeira vez ao XXL 2011. Acabamos perdendo a final, mas o tamanho de 21m foi um recorde sul-americano, e nunca alguém tinha visto uma onda tão grande na América do Sul. Isso levantou a cobiça de outros big riders, curiosos para conhecer o pico, como foi o caso de Carlos Burle, ícone do surfe mundial. Em 2014, uma comissão vai julgar quem surfou a maior. Pela escala humana, a formação chegou a 25m, a maior que eu já surfei na vida. Se isso for confirmado, vou bater meu recorde e até o mundial. Estou na expectativa e eufórico com essa onda dos Deuses.

Amigo de Carlos Burle, Koxa está feliz por disputar o prêmio ao lado do big rider, já que os dois surfaram a mesma onda na região chilena de Pichicuy e são fortes candidatos ao prêmio. Garret McNamara, no entanto, desceu outra onda gigante no começo deste ano. Em janeiro, ele voltou a surfar em Nazaré e, desta vez, acredita ter pego uma onda de 27,5m. A medição, no entanto, não foi confirmada oficialmente.

Aos 33 anos, 15 deles dedicados ao surfe em ondas gigantes, Koxa já viajou o mundo atrás dos melhores picos. Morou em lugares considerados paraísos do surfe, como o Havaí e o Taiti, onde também viveu experiências que marcaram a sua vida. Em Teahupoo, bancada de coral mais temida do planeta, o paulista também fez história, dessa vez, com a maior vaca (caldo) do ano de 2011.

- O prêmio da vaca é um dos momentos de maior festa e bagunça no XXL, todo mundo adora, ri e se diverte. Surfei essa onda em 2011 e fui para a final do XXL no ano seguinte. Além desse prêmio, ganhei também um outro da "Surfer Magazine". Até agora, só dois brasileiros conseguiram vencer, eu, com a minha vaca, e o Medina, com a melhor onda do ano. Estou sempre envolvido com ondas grandes e vivo monitorando tudo para descobrir qual será a próxima viagem.

Quando alguns dos melhores surfistas do mundo disputavam a terceira etapa do Circuito Mundial, no Rio, no mês de maio, Koxa não hesitou em viajar para Teahupoo, que atraiu milhares de surfistas na época em busca dos tubos perfeitos. Como o campeonato foi adiado por sete dias por conta da falta de ondas na Praia do Postinho, que parecia uma lagoa, Ricardinho dos Santos, que competia na capital fluminense, resolveu fazer uma bate-volta e dar um pulinho no Taiti. Após a aventura, ele voltou à Barra da Tijuca, mas acabou eliminado na segunda rodada pelo francês Jeremy Flores. Sacrifício que, segundo ele, valeu a pena. Koxa concorda. E até inscreveu um dos tubos surfados no "Oscar".

- Fiquei sabendo de swell em Teahupoo e fui correndo para lá. Os tubos estavam irado,s e eu me inscrevi no XXL para concorrer à melhor onda do ano. Vários surfistas viajaram para lá na época, encontrei o Ricardinho, que estava disputando a etapa do Mundial no Rio - finalizou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário