quarta-feira, 24 de julho de 2013

Mahalo Pernambuco Winter Festival - Tops chegam pra disputa.

Por: João Carvalho - link fonte:

Apesar da derrota na final Jihad Khodr assumiu a liderança do ranking nacional - foto: Pedro Monteiro

O Mahalo Pernambuco Winter Festival continua nesta semana apresentando mais oito das dez modalidades esportivas que serão disputadas simultaneamente pelas praias de Ipojuca, no litoral sul do estado. A principal atração é a etapa com a maior premiação do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional esse ano, 60 mil Reais, únicas que valem 3.000 pontos para o ranking que define o campeão da temporada 2013. As inscrições encerram-se nesta quarta-feira e na quinta serão divulgados os confrontos que começam sexta-feira na Praia do Cupe. No mesmo dia, campeonatos de Kite Surf e Bodyboard serão disputados nas ondas de Maracaípe durante todo o fim de semana, enquanto em Porto de Galinhas acontecem os do Skate, Volei de Praia e Futevolei, além da festiva Corrida de Jangadas no sábado.

O Mahalo Pernambuco Winter Festival será a segunda etapa do Brasil Tour, divisão principal do circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), no estado de Pernambuco esse ano. A primeira com premiação de R$ 60.000 valendo 3.000 pontos foi em Fernando de Noronha, também realizada pela Associação Nordestina de Surf (ANS), presidida por Geraldo Cavalcante, organizador do evento. Grandes estrelas do surfe brasileiro e os principais concorrentes ao título vão competir na Praia do Cupe e já estão chegando a Ipojuca para treinar desde o início da semana.

Eles vêm direto do Rio de Janeiro, onde no último domingo foi encerrada uma etapa do mesmo nível de importância do Mahalo Pernambuco Winter Festival. O paranaense Jihad Khodr recuperou a ponta da corrida pelo título brasileiro quando passou para a final do Macaé Ecosurf, depois de Alandreson Martins ganhar a semifinal baiana com o ex-líder, Franklin Serpa. Alandreson também bateu o novo número 1 na final e subiu para o oitavo lugar no ranking com os 3.000 pontos da vitória em Macaé. A disputa pelo caneco de campeão brasileiro está acirrada esse ano, com o líder mudando a cada etapa.

LÍDER A CADA ETAPA - O niteroiense Bruno Santos largou na frente nos tubos da Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha (PE). Ele só participou desta etapa e ficou em primeiro até Jihad Khodr vencer a que abriu o Circuito Nordestino Profissional nas mesmas ondas da Praia do Cupe. Nas seguintes, o paulista Flavio Nakagima passou à frente na primeira etapa do Circuito Paulista em Ubatuba e o baiano Franklin Serpa assumiu a dianteira na segunda do Circuito Catarinense em Balneário Camboriú. Em Macaé, a disputa da liderança poderia ser na grande final, mas Serpa parou nas semifinais e Jihad Khodr é o número 1 no ranking das seis etapas computadas, incluindo as dos circuitos regionais que valem metade da pontuação das do Brasil Tour como o Mahalo Pernambuco Winter Festival.

O paranaense já foi campeão brasileiro no SuperSurf de 2006 e competiu na Praia do Cupe esse ano, saindo de Ipojuca no topo da tabela de classificação pela primeira vez este ano. A situação agora é inversa, pois Jihad chega para defender a primeira posição e a expectativa é de que o limite de 96 participantes nas etapas do ABRASP Brasil Tour seja preenchido no Mahalo Pernambuco Winter Festival. É mais uma chance para os surfistas nordestinos, especialmente os pernambucanos, competirem em casa e aproveitar o fato de conhecer melhor as ondas características desta região do país.

NORDESTINOS - Além do agora segundo colocado, Franklin Serpa, o também baiano Rudá Carvalho está em quarto lugar, o pernambucano Halley Batista em sexto, o potiguar Alan Jhones em sétimo, seguido pelo baiano Alandreson Martins em oitavo, o cearense Artur Silva em nono, com outro baiano, Bruno Galini, fechando o grupo dos top-10 do ranking da ABRASP. A maioria deles já conseguiu ótimos resultados na Praia do Cupe, alguns conquistando até vitórias em etapas importantes do Circuito Brasileiro, como Halley Batista e Alan Jhones. Todos vão brigar para que o título do Mahalo Pernambuco Winter Festival fique em casa, apesar da presença já confirmada de grandes estrelas do surfe nacional.

ESPORTES PARA TODOS OS GOSTOS - Na Praia de Maracaípe, mais ao sul de Porto de Galinhas, as atrações serão o Kite Surf e o Bodyboard, duas novidades nas modalidades esportivas desta segunda edição do Mahalo Pernambuco Winter Festival. O público poderá escolher o seu esporte favorito para assistir em Ipojuca no fim de semana. Se preferir o surfe, o palco é a Praia do Cupe, onde também terá competição de Slackline e um Lual no sábado à noite com show da banda Black Zion. E para os que gostam de Skate, Volei de Praia e Futevolei, o destino é o centro de Porto de Galinhas, onde estes esportes serão disputados, além da divertida Corrida de Jangadas que acontece no sábado.

O Mahalo Pernambuco Winter Festival é realizado com patrocínio da marca e rede de lojas Mahalo, da Secretaria de Turismo do Governo do Estado de Pernambuco e da Prefeitura Municipal de Ipojuca, contando também com o apoio da Edye, ASA, Blocos Teccel e divulgação da ESPN Brasil, Canal Woohoo, Rádio Transamérica FM, Surfguru e Revista Hardcore. O evento é organizado pela Associação Nordestina de Surf (ANS) e Associação Brasileira de Longboard (ABL), com homologação da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e Confederação Brasileira de Surf (CBS) e apoio da Federação Pernambucana de Surf (FEPESU).

As principais modalidades do evento serão transmitidas ao vivo pela internet, com o link podendo ser acessado pelo www.surfcore.com.br 

RANKING BRASILEIRO DE SURFE PROFISSIONAL 2013 - 6 etapas:
1.o: Jihad Khodr (PR) - 6.405 pontos
2.o: Franklin Serpa (BA) - 6.345
3.o: Flavio Nakagima (SP) - 5.250
4.o: Rudá Carvalho (BA) - 5.160
5.o: Robson Santos (SP) - 5.040
6.o: Halley Batista (PE) - 4.845
7.o: Alan Jhones (RN) - 4.680
8.o: Alandreson Martins (BA) - 4.635
9.o: Artur Silva (CE) - 4.590
10: Bruno Galini (BA) - 4.425
11: Saulo Junior (SP) - 4.403
12: David do Carmo (SP) - 4.230
13: Diego Rosa (SC) - 4.170
14: Cauê Wood (SC) - 3.668
15: Leonardo Neves (RJ) - 3.540
15: Nathan Brandi (SP) - 3.540
17: Ricardo Ferreira (SP) - 3.495
18: Hizunomê Bettero (SP) - 3.420
19: Odirlei Coutinho (SP) - 3.360
20: Samuel Igo (PB) - 3.270
21: Danilo Costa (RN) - 3.210
22: Renato Galvão (SP) - 3.120
23: Dunga Neto (CE) - 3.000
23: Bruno Santos (RJ) - 3.000
25: Raphael Seixas (PB) - 2.850
26: Cesar Aguiar (PE) - 2.670
27: Luciano Brulher (SP) - 2.550
28: Gustavo Sanches (RN) - 2.520
29: Leandro Bastos (RJ) - 2.460
30: Thiago Guimarães (SP) - 2.400
- mais 61 surfistas pagaram filiação na ABRASP e estão no ranking 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário