sexta-feira, 5 de abril de 2013

Pena Surf Nordeste 2013 - Local Jhone Fran diz quem manda no Pico



Por: Comunicando Surf.

Jhone Fran (CE) na 1ª etapa do Pena Surf Nordeste 2013 em Paracurufoto: Lima Jr



A 1ª etapa do Circuito Nordestino de Surf Amador 2013, o Pena Surf Nordeste, foi finalizada neste domingo, 31, nas direitas da Praia do Ronco do Mar, em Paracuru, que este ano voltou a receber a etapa de abertura do maior amador regional do planeta.

Estreando no tour a modalidade stand up wave levantou os expectadores com belas apresentações e muita descontração dentro d'água. Após a breve chuva o mar ficou totalmente glass e os mais avançados da categoria open puderam mostrar muito do que sabiam, prendendo a atenção do público e dos árbitros.

Junior Manteiga (PB) que carrega na bagagem nada menos que títulos como os de hepta campeão paraibano de longboard, campeão brasileiro de race 2011, campeão brasileiro de long máster e é o terceiro melhor do Brasil em sup wave pela confederação brasileira de surf, carimbou a vitória inédita sem tomar conhecimento dos adversários. Flávio Nunes, cearense local da Praia do Icaraí, ficou com o segundo posto após superar o campeão brasileiro de long Geraldo Lemos (2°).

Entre os iniciantes quem levou a melhor foi o maranhense Vinicius Gomes que conquistou o título após disputa acirrada com o pernambucano radicado no Ceará e atleta do time Pena, Gustavo Foerster.

A categoria infantil que assim como a stand up estreou no PSN promoveu disputas emocionantes e coroou a promessa local Luiz Felipe como campeão. Luiz venceu todas as baterias anteriores e na final soube se posicionar melhor para vencer seus conterrâneos Thiago Eduardo (2º), o campeão cearense infantil Cauã Costã (3º) e João Victor (4º).

Vale ressaltar a atitude e determinação destes atletas que dão seus primeiros passos nas competições e que estão visivelmente evoluindo a cada disputa.

O bicampeão sênior, Emanoel de Sousa (RN), venceu no Ronco e começou com o pé direito a corrida por mais um título nordestino. O local do pico Juvemar Silva que fez apresentações consistentes nas baterias anteriores chegou bem perto de virar quando executou uma sequência de manobras fortes e registrou 8.67 em sua última tentativa, no entanto a nota não foi computada por se tratar de uma onda de interferência.

Outro potiguar que fez a festa em terras cearenses foi Victor Costa. Ele abriu sua contagem com uma onda que valeu 6.33, depois anotou um 6 para subir ao lugar mais alto do pódio encabeçar a ponta do ranking 2013. Com o vice-campeonato ficou Matheus Ramos, surfista da Praia do Titanzinho na capital cearense.

A final máster aconteceu com a maré muito seca. Em condições bastante difíceis Alexandro Nogueira venceu seus rivais e sagrou-se campeão da primeira etapa do Pena Surf Nordeste 2013. Alexandre Rodrigues tentou a virada até os minutos finais, mas não encontrou uma onda que lhe rendesse o escore necessário e terminou com o segundo posto. Saulo Carvalho, detentor do título 2012, não conseguiu repetir o desempenho dos confrontos anteriores e saiu de Paracuru com o terceiro lugar na tabela.

As meninas também tiveram que superar seus limites para enfrentar condições adversas na grande final que aconteceu na maré ainda mais seca. Juliana Sousa abriu melhor o embate, mas foi superada pela campeã brasileira Larissa dos Santos que soube aproveitar muito bem as ondas que pegou. A incansável Vitória Rodrigues, que continua com a marca de maior média entre as garotas, terminou a prova com o terceiro posto e Yanca Costa que não conseguiu se encontrar na disputa, com o quarto.

Jennifer de Sousa, mais um talento da terra de Paracuru, liquidou seus oponentes apresentando desempenho notável e mostrando que conhece muito bem o quintal de sua casa. Pegou apenas quatro ondas e nas duas melhores registrou 7.33 e 8.67 para deixar os concorrentes precisando de uma combinação de notas para ultrapassá-lo. Rafael Venuto saiu da combinação e tentou vencer até os instantes finais, mas não foi páreo para Jennifer que hoje estava inspirado.

Outro fruto do trabalho realizado pela Associação Local, a ASPA, que apavorou os visitantes foi Jhone Fran, 17. Jhone que desde o início da prova veio trocando recordes e arrancou nota 10 unânime no dia de ontem após executar um super man perfeito, continuou esbanjando técnica e radicalidade para faturar os títulos junior e open. Nas duas finais Jhone foi o carrasco do índio voador Elivelton Santos (PB). Na junior o paraibano ainda chegou a tomar a ponta do embate, mas o local logo reagiu e retomou a primeira posição. Na open Elivelton também não obteve o rendimento necessário para bater Jhone e ficou com o vice-campeonato.

A festa entre os Pranchões foi comandada pela família Nascimento. Os irmãos pernambucanos Reginaldo (1º) e Romualdo (2º) surfaram muito à vontade e festejaram a dobradinha nas areias de Paracuru. Reginho não economizou estilo para entrar com o pé direito no circuito este ano e arrancar muitos aplausos dos expectadores. Já Romualdo fez uma apresentação mais tímida, porém consistente, para ultrapassar o grande nome do longboard Geraldo Lemos (CE) e o paraibano Alessandro Mendes.

Cardoso Junior do Ceará foi campeão da categoria Kahuna seguido pela grande figura do surf maranhense Marcelo Vaz (2º) que veio ao Ceará prestigiar a abertura do PSN. Marco Aurélio (CE) ficou em terceiro e o Pena que sempre está dentro d`água se divertindo e representando a marca em quarto.

O Ceará, campeão do Tour 2012 na disputa por equipes, estreou com vitória em casa. A tropa complicou bastante a vida dos visitantes que não conseguiram mais reagir ao forte ataque da equipe cearense. Com a segunda colocação ficou a Paraíba, em terceiro o Rio Grande do Norte e os representantes de Pernambuco ficaram em quarto.

Resultados

Stand Up Wave Open

1º Junior Manteiga (PB)
2º Flávio Nunes (CE)
3º Geraldo Lemos (CE)
4º Cardoso Junior (CE)

Stand Up Wave Iniciante

1º Vinicius Gomes (MA)
2º Gustavo Foerster (PE)
3º Luiz Freire (CE)
4º Rafael Forti (CE)

Infantil

1º Luiz Felipe (CE)
2º Thiago Eduardo (CE)
3º Cauã Costa (CE)
4º João Victor (CE)

Sênior

1º Emanoel de Souza (RN)
2º Saulo Carvalho (PB)
3º Juvemar Silva (CE)
4º Carlos Alexandre (CE)

Iniciante

1º Victor Costa (RN)
2º Matheus Ramos (CE)
3º Francisco de Assis (CE)
4º Taiwan Chan (BA)

Master

1º Alexsandro Nogueira (CE)
2º Alexandre Rodrigues (CE)
3º Saulo Carvalho (PB)
4º Fernando Santos (PE)

Feminino

1º Larissa dos Santos (CE)
2º Juliana Sousa (CE)
3º Vitória Rodrigues (RN)
4º Yanca Costa (CE)

Kahuna

1º Cardoso Jr. (CE)
2º Marcelo Vaz (MA)
3º Marco Aurélio (CE)
4º Pena (CE)

Junior

1º Jhone Fran (CE)
2º Elivelton Santos (PB)
3º Luiz Silva (CE)
4º Francisco Lailson (CE)

Longboard

1º Reginaldo Nascimento (PE)
2º Romualdo Nascimento (PE)
3º Geraldo Lemos (CE)
4º Alessandro Mendes (PB)

Open

1º Jhone Fran (CE)
2º Elivelton Santos (PB)
3º José Francisco (PB)
4º Michel Adriano (CE)

Tag Team

1º Ceará
2º Paraíba
3º Rio Grande do Norte
4º Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário