segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Circuito Club Social Surf - Jojó brilha com duas vitórias.


Por: João Carvalho

 Jojó de Olivença (BA) na 1ª etapa do circuito Club Social Brasileiro de Surf Master 2013 em Fortaleza - foto: Claudio Damangar



O baiano Jojó de Olivença comandou o show nas ótimas esquerdas de 2-3 pés do domingo na Praia do Futuro e venceu duas das quatro categorias do Circuito Club Social Surf em Fortaleza. Ele ainda fez os recordes do campeonato que abriu o Circuito Master da Confederação Brasileira de Surf (CBS) no Ceará.


Rogerio Dantas (CE) na 1ª etapa do circuito Club Social Brasileiro de Surf Master 2013 em Fortaleza - foto: Claudio Damangar.

Com manobras potentes de backside, faturou o título da Grand Master (dos surfistas com 40 anos ou mais de idade) e da Kahuna (45 anos ou mais). Já na principal categoria Master (35 anos ou mais), Rogério Dantas conquistou a vitória na final 100% cearense na onda que surfou no último minuto. E na Grand Kahuna (50 anos ou mais), deu Rio Grande do Norte com Edu Elias sendo o campeão na Praia do Futuro.

A primeira decisão de título a entrar no mar foi a da Grand Master e Jojó de Olivença já começou forte em uma esquerda. Ele aplicou uma série de cinco batidas e rasgadas de backside jogando água pra cima, emendando uma manobra na outra com estilo e velocidade. Nesta onda ele recebeu a maior nota do Circuito Club Social Surf no Ceará - 9,60 - e liderou toda a bateria. A vitória foi conquistada com uma "combination", quando os adversários ficam precisando de mais de 10 pontos, ou seja, impossível de conseguir em uma onda só.


Rodrigo Jorge (RN) na 1ª etapa do circuito Club Social Brasileiro de Surf Master 2013 em Fortaleza - foto: Claudio Damangar

Os outros três surfistas ficaram brigando pelo segundo lugar e nos últimos minutos o potiguar Rodrigo Jorge achou uma boa esquerda para acertar duas manobras fortes de frontside no outside. Ele conseguiu nota 7,23 nesta onda para garantir o vice-campeonato. Rodrigo tinha acabado de sair da semifinal Master e ficou feliz pelo bom desempenho nas duas categorias. O baiano Marcelo Alves terminou em terceiro lugar na final Grand Master e o paraibano Fábio Gouveia não achou as ondas, acabando em quarto na categoria dos surfistas com 40 anos ou mais de idade.

Antes da decisão da Kahuna, categoria dos surfistas com 45 anos ou mais, aconteceu a final da Grand Kahuna, dos que já ultrapassaram os 50 anos de idade. A bateria foi um confronto direto entre o Rio Grande do Norte e o Ceará e o natalense Edu Elias largou na frente na corrida pelo título brasileiro da temporada 2013 da CBS. O cearense João Carlos ficou em segundo lugar, com o potiguar Dedé Cabral em terceiro, à frente do outro fortalezense, Zorrinho Fernandes.

A grande ausência nesta categoria dos cinqüentenários foi o cearense Odalto Castro. Ele defendeu o Brasil no último Mundial Master da ISA na Nicarágua e ficou em quinto lugar, sendo o brasileiro mais bem colocado na categoria. No entanto, teve que operar o joelho e não pôde competir no Circuito Club Social Surf. Mesmo assim, prestigiou o evento e ficou na Praia do Futuro assistindo a competição no sábado e domingo. Odalto foi o primeiro brasileiro a ser capa de uma revista gringa de surfe com uma onda surfada no Havaí na década de 80.


Fabio Gouveia (PB) na 1ª etapa do circuito Club Social Brasileiro de Surf Master 2013 em Fortaleza - foto: Claudio Damangar

Na bateria seguinte, Jojó de Olivença voltou ao mar e se posicionou no mesmo lugar, mais a esquerda do palanque dos juízes, para usar a força do seu backside nas esquerdas da Praia do Futuro. Novamente largou na frente com uma boa onda e repetiu a mesma nota 7,67 em sua terceira apresentação para consolidar mais uma vitória. O carioca Sergio Noronha ainda ganhou a maior nota - 8,10 - da bateria para confirmar o vice-campeonato. Em terceiro lugar ficou o catarinense Armando Maciel, que competia como Junior Maciel, com o maranhense Marcelo Bogea completando o pódio da Kahuna.

"Eu tava concentrado ali naquele lugar, era o lugar que estava entrando boas esquerdas e deu certo, as ondas vieram, a prancha está no pé e vamos pro abraço por mais uma vitória", vibrou Jojó de Olivença. "Eu já tinha vencido duas categorias no Master da CBS, só não lembro se foi em São Francisco do Sul (SC) ou na Bahia, mas foi na Master e Grand Master. Tem muita gente boa competindo, mas acho que hoje era o meu dia. Enfim, não tenho mais nada a dizer, só comemorar, obrigado Senhor".


Fabio Silva (CE) na 1ª etapa do circuito Club Social Brasileiro de Surf Master 2013 em Fortaleza - foto: Claudio Damangar.

A última bateria a entrar no mar foi a final 100% cearense da principal categoria do Circuito Master da CBS, dos surfistas com 35 anos ou mais de idade. O grande ídolo local, Fabio Silva, assumiu a liderança no início com duas notas na casa dos 6 pontos nas esquerdas da Praia do Futuro. Os outros ficaram pegando as direitas, que fechavam mais rápido e o resultado parecia definido. Só que no último minuto, entrou uma esquerda para Rogério Dantas, que estava em último lugar.

Ele aproveitou a chance, arriscou tudo completando uma série de batidas e rasgadas de backside e levantou a praia. Rogério precisava de 6,43 pontos e ganhou nota 8,5 para faturar o título, deixando Fábio Silva em segundo lugar, Sergio Ricardo em terceiro e Caio Breno em quarto. Como prêmio pela vitória na virada mais fantástica do Circuito Club Social Surf, Rogério Dantas ganhou uma passagem aérea Recife-Fernando de Noronha-Recife e um kit da Rotator, apoiador do evento.

Assim como na categoria Master, na Grand Master o campeão também recebeu uma passagem aérea de Recife para Fernando de Noronha, com o vice-campeão ganhando um bloco de prancha e os quatro finalistas levaram kits da marca Rotator. Na Kahuna e Grand Kahuna, a vitória valeu uma prancha Massara, o segundo colocado recebeu um bloco, além dos kits da Rotator também distribuídos para os quatro finalistas de cada categoria.

O resultado do Circuito Club Social Surf em Fortaleza também foi importante na briga pelas vagas para o Mundial Master da ISA, que está programado para acontecer no Equador, entre os dias 6 e 14 de abril na Playa Montañita. A CBS ainda deve realizar uma outra etapa do Brasileiro Master em março na Bahia para indicar os surfistas que formarão a equipe brasileira nas quatro categorias.

Como aconteceu no Circuito Club Social Surf da semana passada em Pernambuco, o sábado em Fortaleza também se prolongou até a noite, com a reedição do campeonato de surfe noturno em pranchas equipadas com luzes de LED, trazidas da Espanha especialmente para o evento. Entre os participantes, grandes estrelas do esporte como Fábio Gouveia, Jojó de Olivença e Fabio Silva. Depois, teve show de Teco Padaratz com sua banda 5.11 que agitou a barraca Guarderia na noite de Lua cheia na Praia do Futuro.

RESULTADO DO CIRCUITO CLUB SOCIAL SURF E RANKING BRASILEIRO MASTER DA CBS:

CATEGORIA MASTER
1º Rogério Dantas (CE) - 1.000 pontos
2º Fabio Silva (CE) - 900
3º Sergio Ricardo (CE) - 810
4º Caio Breno (CE) - 729

CATEGORIA GRAND MASTER
1º Jojó de Olivença (BA) - 1.000 pontos
2º Rodrigo Jorge (RN) - 900
3º Marcelo Alves (BA) - 810
4º Fábio Gouveia (PB) - 729

CATEGORIA KAHUNA
1º Jojó de Olivença (BA) - 1.000 pontos
2º Sergio Noronha (RJ) - 900
3º Armando Maciel (SC) - 810
4º Marcelo Bogea (MA) - 729

CATEGORIA GRAND KAHUNA
1º Edu Elias (RN) - 1.000 pontos
2º João Carlos (CE) - 900
3º Dedé Cabral (RN) - 810
4º Zorrinho Fernandes (CE) - 729


Nenhum comentário:

Postar um comentário