sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Circuito Club Social Surf - Começa a disputa em Maraca.


Por: João Carvalho - link fonte:
http://surfguru.com.br/noticias/noticia.asp?id=6675

Thiago Silva avança para o sábado, surfando solto em casa.foto: Kakaw Souto/Fala Surf.



O Circuito Club Social Surf deu a largada na disputa pelos títulos nacionais amadores da temporada 2013 da Confederação Brasileira de Surf (CBS) na sexta-feira em Ipojuca, no litoral Sul de Pernambuco. Surfistas de oito estados do país participam do evento que prossegue até domingo na Praia de Maracaípe. Pernambuco e Rio Grande do Norte compareceram com o maior número de atletas para brigar pelo caneco de melhor equipe estadual neste primeiro campeonato de surfe do ano no Brasil. As finais estão previstas para serem iniciadas às 11 horas do domingo em Ipojuca.

No sábado serão definidos os semifinalistas das categorias Open (sem limite de idade) e Mirim (até 16 anos) e os finalistas da Junior (até 18 anos), Iniciante (até 14 anos) e das Femininas Open (sem limite de idade) e Junior (até 18 anos). Para fechar o segundo dia, tem um show especial da banda de Teco Padaratz na Praia de Maracaípe e o campeonato de surfe noturno com pranchas equipadas com lâmpadas LED, que será disputado por sete surfistas profissionais de Ipojuca - Halley Batista, Luel Felipe, Alan Donato, Cesar Aguiar, Bruno Rodrigues, Junior Lagosta e Franklin Cordeiro - e o competidor que conseguir o maior placar nos dois primeiros dias do Circuito Club Social Surf.

HINO NACIONAL - Na sexta-feira foram realizadas as primeiras fases das categorias Open, Junior e Mirim, em ondas rápidas de meio metro de altura. O campeonato começou logo após a apresentação dos times empunhando a bandeira dos seus estados para a execução do Hino Nacional em Maracaípe. A primeira categoria a entrar no mar foi a Open, a principal do Circuito CBS Brasileiro de Surf. E a primeira vitória foi festejada pelo alagoano Amando Tenório, que registrou um dos maiores placares do dia - 10,16 pontos - para derrotar o potiguar Marinho Lima e os pernambucanos Robson Silva e José Vinicius.

"As ondas estavam um pouco difíceis, não está dando pra fazer muitas manobras, mas consegui achar duas ondinhas boas nos primeiros minutos da bateria que me garantiram a vitória", falou Amando Tenório. "Agora é só rezar para que as ondas melhorem e que eu continue passando as baterias até a final, para tentar vencer esse evento aqui. Hoje (sexta-feira) o mar está difícil e você tem que manobrar rápido, porque se pensar um pouco você perde a onda e não consegue fazer nada. Tem que descer já manobrando, sem nem dar a cavada".


Thales Luis avança na Open. - foto: Kakaw Souto/Fala Surf.

VITÓRIAS PERNAMBUCANAS - Depois da vitória alagoana de Amando Tenório, o potiguar Arlan Duarte ganhou a segunda bateria e só na terceira os pernambucanos festejaram um primeiro lugar na bateria, com Thiago Silva. Após quebrar o tabu, Thales Luiz e Osvaldo Cajá conquistaram mais duas vitórias seguidas para Pernambuco e o paraibano José Francisco foi o melhor no confronto que fechou a primeira fase Open do Circuito Club Social Surf em Maracaípe.

Thales Luiz voltou ao mar para abrir a categoria Junior e novamente passou em primeiro lugar para a alegria da torcida pernambucana que compareceu na praia para torcer no primeiro dia. "O mar está difícil e o segredo era achar as ondas que proporcionassem fazer duas manobras", disse Thales Luiz. "Estou feliz pelo meu primeiro dia e espero conseguir ser melhor do que no ano passado aqui, quando fiquei em quinto lugar na Junior e fui vice-campeão na Open. Estrear com vitórias deixa a gente mais animado e vamos em frente agora para ver no que vai dar".


Rafael Venuto do Ceará está solto nas ondas de Maracaípe, avança para o sábado. - foto: Kakaw Souto/Fala Surf.

CAMPEÃO BRASILEIRO - Outro destaque da sexta-feira foi o cearense Rafael Venuto, que no ano passado foi campeão brasileiro na categoria Iniciante e neste ano subiu para a Mirim, mas também competiu na Junior. Ele conseguiu uma das viradas mais emocionantes do dia, saltando do terceiro para o primeiro lugar na onda que surfou nos últimos segundos da sua primeira bateria no Circuito Club Social Surf.

"Foi irado. Deus mandou a onda, me abençoou mandando uma série no finalzinho da bateria. Remei com força, com todo gás, e acabei conseguindo a nota pra vencer", contou Rafael Venuto. "No ano passado fui campeão Iniciante e neste ano quero ver se repito o título agora na Mirim. Também quero tentar conquistar a vaga para defender o Brasil no Mundial da ISA e um bom resultado aqui vai ser muito importante para eu conseguir este objetivo".

A etapa do Circuito Club Social Surf em Pernambuco também vale pontos na briga pelas vagas no time verde-amarelo que vai representar o país no ISA World Surfing Games, que neste ano está previsto para o Panamá, entre os dias 04 e 12 de maio em Santa Catalina. E o resultado nas ondas de Maracaípe também é importante para os surfistas com até 18 anos de idade, que buscam classificação para defender o Brasil no ISA World Junior, de 08 a 16 de junho na Nicarágua.


Gustavo Ramos avança para o sábado. - foto: Kakaw Souto/Fala Surf.

CATARINENSE SOLITÁRIO - Atrás disso, Gustavo Ramos atravessou o país para ser o único representante de Santa Catarina no Circuito Club Social Surf. E ele começou bem, estreando com vitória sobre o alagoano Amando Tenório e o pernambucano Raul Bormann na bateria que fechou a primeira fase da categoria Junior. Gustavo é o surfista que veio de mais longe para competir em Pernambuco.

"Comecei bem, apesar do mar difícil. Consegui pegar duas ondas regulares para derrotar dois fortes adversários neste tipo de onda característica do Nordeste e estou muito feliz, pois vim de longe pra tentar uma vaga para o Mundial da ISA", falou Gustavo Ramos. "Não sei o que aconteceu, a FECASURF (Federação Catarinense de Surf) não me avisou de nada deste campeonato, não veio ninguém de lá, mas decidi vir sozinho mesmo porque quero muito me classificar pro Mundial da ISA".

Esta primeira etapa do Circuito Club Social Surf na Praia de Maracaípe conta com apoio da Prefeitura Municipal de Ipojuca e da Secretaria dos Esportes do Governo do Estado de Pernambuco, além da Rotator e Blocos Teccel. O evento válido como primeira etapa do circuito 2013 da Confederação Brasileira de Surf (CBS), é organizado pela Associação Nordestina de Surf (ANS) e Federação Pernambucana de Surf e será transmitido ao vivo pelo www.cbsurf.com.br e www.surfcore.com.br

MASTER NO CEARÁ - Depois do primeiro confronto de mais uma nova geração do surfe brasileiro, o Circuito Club Social Surf promove a primeira Seletiva CBS de Surf Master 2013, nos dias 26 e 27 de janeiro na Praia do Futuro, em Fortaleza, capital do Ceará.

Os atletas são divididos em quatro categorias. A principal é a Master, para os que têm 35 anos ou mais de idade. As outras são a Grand Master (40 anos ou mais), Kahuna (45 anos ou mais) e a Grand Kahuna (50 anos ou mais).

INSCRIÇÕES - Mais informações sobre as inscrições, que estão abertas até o dia que antecede ao do início dos eventos, no site da CBS - www.cbsurf.com.br - e é necessário enviar para o e-mail - cbsurf@uol.com.br - o comprovante do depósito na conta bancária da entidade no Bradesco (237) - agência 1172-0 e conta corrente número 28.591-9 em nome da Confederação Brasileira de Surf / CNPJ: 02.995.720/0001-60.


Nenhum comentário:

Postar um comentário