quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Alan Donato - Desabafo de um Profissional do Surf.


Por: gUgA sOaReS
Alan Donato - foto: Divulgação.

Hoje quando abrimos nossa pagina do face, nós deparamos com um verdadeiro desabafo de um verdadeiro surfista profissional. O atleta Alan Donato surfista profissional da elite brasileira, descarregou palavras sinceras sobre o caso de agressão sofrida por dois surfistas paraibanos o Raphael Seixas eo José Francisco, ocorrido na ultima etapa do circuito pernambucano de surf o Cyclone Bali.

Fiquem abaixo com as palavras do Alan donato:

De ontem para hoje fiquei boas horas tentando entender o que, no meu ponto de vista, não tem explicação. O que era pra ser uma dia de festa do circuito Pernambucano acabou se tornando em uma cena lamentável, de pura ignorância.

Eu comemorava meu aniversário num almoço com a família e amigos e o celular não parava de tocar. A pergunta era a mesma, sempre "Que Merda foi aquila?". Desculpem-me as p
alavras, mas foi a melhor descrição que arrumei no momento. Como competidor do circuito Estadual há vários anos e sendo um dos representantes do Estado nos eventos do circuito Mundial, me senti na obrigação de falar no sobre aquela primeira semifinal da Pro-Am.

Eu estava me preparando para entrar na segunda semifinal e uma marcação dentro da água se iniciava. Por mais que se fale em "localismo" ou que pode ou não haver marcação em uma bateria, os dois atletas paraibanos não estavam, em nenhum momento, infringindo o livro de regras. Se eu estiver enganado corrijam-me, porque todo ano eu leio o bendito de traz para frente e não vi algo que recrimine 1, 2 ou 3 atletas marcarem outro em uma bateria de forma leal. E foi isso que ocorreu. Cabe, sim, cada um saber o que fazer em sua bateria para não cair nessa situação de desconforto. Ninguém gosta de perder e de ser marcado, todo mundo sabe disso, mas competição é um jogo no qual vence quem joga melhor.

Já no outside, minha bateria não começou porque um absurdo se desenvolvia na areia. O que dava para ouvir era a locução chamando atenção em tons fortes contra os agressores. As imagens, como dizem, valem mais do que mil palavras. E existem várias circulando aqui no Facebook. Tenho certeza que a Federação Pernambucana vai tomar todas as providencias necessárias. Os atletas da Paraíba registraram tudo na delegacia de Porto de Galinhas para que os órgãos competentes deem andamento nas punições.

Controvérsia de disse me disse, bateu, levou e apanhou ainda vão ser levados à frente. O fato é que foi uma vergonha e só tenho que pedir desculpas a Raphael Seixas e a José Francisco, conhecido por Fininho, pelo transtorno que os agressores os fizeram passar. Fica aqui o meu pedido a vocês que sempre vieram prestigiar as competições aqui em Pernambuco. Nunca deixem de vir competir o circuito Estadual por conta desse acontecimento. Foi um caso isolado e sempre será repudiado pelos verdadeiros surfistas e moradores de Maracaípe!
Falo verdadeiros moradores de Maracaípe sem querer ser aqui a autoridade máxima do lugar. De jeito nenhum. Mas se você quer ser notado e respeitado, meu irmão, seja exemplo de coisas boas e um surfista de verdade até na hora da competição. Se vocês querem IBOPE "aêeeee, galerinha, parabéns! Hoje é dia 29/10 e vocês estão em todos os sites do Brasil como agressores. Muito legal isso, né?"

Galerinha que se diz "local", lembrem-se do seguinte: aqui não tem as ondas que tem no Hawaii. Todos nós temos um pai, uma mãe, uma tia, um amigo, um filho que vive da praia, que vive do turista, que vive dos shows e mais do que nunca, que vive dos eventos de surf. Manchar o nome da praia e do surf no Estado é acabar com o seu próprio pão. Deu para entender, agora?

Acontecimentos como esse não são bem-vindos aqui. Afinal, vivemos em sociedade com o livre arbítrio e o respeito é primordial.

Espero que nossa futura geração Pernambucana e outros atletas não venham a sofrer com isso, que esse caso seja resolvido pelos os órgãos competentes, que essa história tenha um desfeche justo.

Aloha
Alan Donato

Nenhum comentário:

Postar um comentário