terça-feira, 23 de outubro de 2012

Pena Surf Nordeste 2012 - Elivelton Santos apavora em Maraca e Rafael Venuto conquista o primeiro bicampeonato iniciante da história do Circuito.


Por: Comunicando Surf.

 Elivelton Santos, arrebenta e leva duas categorias do Pena Surf Nordeste. - Foto: Ronaldo Santos

Elivelton Santos e José Francisco fazem a festa em Maraca e levam os títulos da penúltima etapa do Pena Surf Nordeste, nas categorias Junior e Open na Baía de Maracaípe, Ipojuca, Pernambuco.

Neste domingo as finais do PSN foram disputadas em séries com tamanho entre 0,5 e 1,0 metro, fechando rápido, o que dificultou um pouco o desempenho dos atletas, mas os melhores surfistas amadores do nordeste souberam usar a estratégia certa e arriscaram tudo para vencer suas baterias nas ondas pernambucanas, que há alguns anos não recepcionavam uma etapa do Tour.

“Fazia seis anos que o regional amador não passava por aqui, palco dos maiores eventos do Brasil. Estou muito feliz com o resultado da etapa que reuniu um grande número de atletas de diversos estados e várias revelações da nova geração do surf de Pernambuco se destacaram na prova. Agradeço a Federação de Pernambuco e a ANS que ajudaram a promover esta etapa em Maracaípe que conta com ondas de qualidade e é muito surf”, disse Amélio Jr. Presidente da Federação Cearense de Surf e Diretor da Top 16 Promoções.

A categoria Junior que levou para a água grandes feras do surf regional em uma final Ceará x Paraíba foi a primeira a conhecer seu campeão. Os paraibanos Elivelton Santos, José Francisco e os cearenses Michael Rodrigues e Rafael Venuto foram os astros deste embate. O índio voador começou com um 6,83, e Fininho veio logo atrás cravando 8,0 pontos em um aéreo. Na sequência Elivelton anotou um 7,33 e confirmou seu ótimo retrospecto no evento para sair da água com o título, resultado que ele repetiu também na Mirim onde deixou o potiguar Israel Junior, líder do circuito, com a segunda colocação, e os pernambucanos Ivan Silva e Tiago Silva, em terceiro e quarto, respectivamente.


José Francisco leva o caneco na Open, Pena Surf Nordeste. - Foto: Ronaldo Santos

José Francisco que estava apenas começando a mostrar para que veio a Maraca, ficou com o vice-campeonato e assumiu a liderança da tabela. Os cearenses Michael e Venuto tentaram reagir, mas não foram páreo para a dupla e terminaram com o terceiro e quarto posto, nesta ordem. Michael passou a ocupar o segundo lugar da lista.

“Em primeiro lugar quero agradecer a Deus pelo resultado neste evento, estou muito feliz com essa vitória, consegui encontrar as ondas e quase voltei de um kerr up flip, manobra que tenho treinado bastante. Dedico esta vitória aos meus pais”, falou Elivelton Santos, atleta da Baía da Traição.

Na finalíssima Open Fininho continuou dando trabalho e já coroado campeão nordestino na categoria apresentou mais uma vez seu surf forte e abusou das manobras aéreas para subir no degrau mais alto do pódio. José Francisco soube escolher as valas certas, começou o confronto computando 8,0 exatos pontos e na sequência um 7,5 deixando seus adversários em situação complicada.

Michael Rodrigues que no sábado roubou a cena com 100% de aproveitamento botou para dentro do tubo e completou a onda com uma batida para ganhar 7,13. Ele ainda mostrou mais um pouco do seu repertório e tirou um 5,5, escore que não foi suficiente para levar o título, já que precisava de 6,67, e ficou em segundo na etapa.


Gabriel Farias, Pena Surf Nordeste. - Foto: Ronaldo Santos

Gabriel Farias surfando em casa levantou a torcida da praia após decolar em um aéreo que lhe rendeu 8,83, mas o local que fez uma boa campanha não conseguiu a outra nota que precisava e terminou em terceiro. Saulo Barros que com muita determinação na semifinal se classificou na regressiva, não encontrou as ondas e sem chances contra a ofensiva dos três oponentes ficou em quarto.

“Estou muito emocionado, é uma alegria enorme ganhar a etapa e ser campeão nordestino de 2012. As disputas tanto da Junior como da Open foram demais, na última foi show!!! Mandei dois aéreos irados e consegui boas notas para garantir a vitória. Agradeço muito os meus patrocinadores, o Valdir que é um pai para mim, a Rita e a galera da Paraíba que torceram muito pela minha conquista”, disse José Francisco.

Rafael Venuto é Bicampeão Nordestino na categoria Iniciante. Pena Surf Nordeste. - Foto: Ronaldo Santos

O Iniciante Rafael Venuto está imbatível na categoria, o cearense que também esteve entre os finalistas da Junior venceu com tranquilidade mais uma etapa e sagrou-se campeão 2012 por antecipação. Venuto que agora é bicampeão nordestino liderou toda a disputa para registrar o placar 9,67 x 8,13 do pernambucano Tarcísio Willian que virou em cima do baiano Wallace Jr. (3º) na sua última onda surfada.

“Me foquei bastante para conquistar esse bicampeonato, o mar estava bem difícil e para se dar bem era preciso arriscar as manobras aéreas. Quero agradecer a Deus e aos meus patrocinadores que sempre acreditaram no meu potencial”, declarou Rafael Venuto, integrante do time Pena e único bicampeão Iniciante na história do PSN.

A destemida Larissa dos Santos fez a mala das suas rivais desde a primeira rodada. A cearense que carrega nas veias água salgada é incentivada e muito bem preparada por seu pai Flávio Sukita, também competidor, quando entra em ação apavora as adversárias com um surf que salta aos olhos de árbitros e expectadores. Larissa traçou seu caminho até o topo da Feminino desde a fase 1 quando arrancou dos juízes 7,0 e 8,67, totalizando 15,67, maior média entre as meninas. No round 2 a atual campeã brasileira também avançou em primeiro e na final registrou 8,57 para sair de Maraca com o caneco e deixar a paraibana Rayssa Fernandes em segundo, sua companheira de equipe Juliana Sousa em terceiro e Estefany Freitas em quarto. A atleta representante da escuderia Pena agora está bem próxima do bicampeonato.


Romualdo Nascimento faz a alegria local e leva a LongBoard - Pena Surf Nordeste. - Foto: Ronaldo Santos

O pernambucano Romualdo Nascimento fez a alegria da galera na areia e comemorou muito seu primeiro título no PSN. Romualdo mostrou muita técnica e estilo para bater o cearense campeão brasileiro Geraldo Lemos (2º), que continua na ponta do ranking, e seus conterrâneos Fabrício Silva (3º) e Caio Santos (4º).

Paulo Germano da Paraíba, o potiguar Emanuel de Sousa e o cearense Cardoso Jr. foram os campeões Máster, Sênior e Veteran.  Saulo Carvalho e Wladimir Lobo, mesmo com a segunda colocação em Maracaípe continuam líderes na Máster e Veteran, assim como Emanoel de Sousa na Sênior.

O Tag Team fechou a quarta e penúltima etapa do Pena Surf Nordeste e desta vez quem levou a melhor foi a equipe paraibana, que deixou o Rio Grande do Norte em segundo, o Ceará em terceiro e Pernambuco em quarto. O time cearense continua firme em primeiro com 3590 pontos e atrás estão os potiguares com 3450.

Entre os dias 16 e 18 de novembro serão conhecidos todos os campeões do Pena Surf Nordeste 2012, nas perfeitas direitas do Pontal de Baía Formosa (RN).

Resultados da quarta etapa:


Podio Junior - Foto: Ronaldo Santos

Junior

1º Elivelton Santos (PB) – 14,16

2º José Francisco (PB) – 12,90

3º Michael Rodrigues (CE) – 11,0

4º Rafael Venuto (CE) – 7,43

Open

1º José Francisco (PB) – 15,5

2º Michael Rodrigues (CE) – 12,63

3º Gabriel Farias (PE) – 10,73

4º Saulo Barros (CE) – 4,74


Podio Iniciante Fotos: Ronaldo Santos

Iniciante

1º Rafael Venuto (CE) – 9,67

2º Tarcísio Wiliam (PE) – 8,13

3º Wallace Jr.(BA) – 7,16

4º Gabriel Bruno (RN) – 5,03


Podio LongBoard - Fotos: Ronaldo Santos

Longboard

1º Romualdo Nascimento (PE) – 10,0

2º Geraldo Lemos (CE) – 8,77

3º Fabrício Silva (PE) – 5,10

4º Caio Santos (PE) – 3,36


Podio Mirim - Fotos: Ronaldo Santos

Mirim

1º Elivelton Santos (PB) – 9,33

2º Israel Jr. (RN) – 7,30

3º Ivan Silva (PE) – 5,37

4º Tiago Silva (PE) – 3,73


Podio Feminino - Fotos: Ronaldo Santos

Feminino

1º Larissa dos Santos  (CE) – 8,57

2º Rayssa Fernandes (PB) – 3,63

3º Juliana Sousa (CE) – 3,40

4º Estefany Freitas (CE) – 2,27


Podio Master - Fotos: Ronaldo Santos

Máster

1º Paulo Germano (PB) – 8,43

2º Saulo Carvalho (PB) – 7,64

3º Flávio Sukita (CE) – 7,17

4º Fernando Santos (PE) – 5,97


Podio Sênior - Fotos: Ronaldo Santos

Sênior

1º Emanoel de Sousa (RN) – 8,80

2º Júlio Pereira (PE) – 8,80

3º Washigton Matins (PE) – 6,33

4º Manoel de Assis (PE) – 3,27

Veteran

1º Cardoso Junior(CE) – 8,10

2º Wladimir Lobo(CE) – 4,50

3º Ricardo Sérgio(RN) - 4,0

4º Charlie Brown(PB) 2,4


Podio Tag TeamFotos: Ronaldo Santos

Tag Team

1º Paraíba (PB) – 46,86

2º Rio Grande do Norte (RN) – 38,79

3º Ceará (CE) – 37,53

4º Pernambuco (PE) – 30,48

Resultados e ranking completos no link:
 http://www.pena.com.br/penasurfneamador2012etapa04/

A quarta etapa do Pena Surf Nordeste contou com patrocínio oficial da marca Pena, Secretaria de Turismo de Pernambuco e Prefeitura de Ipojuca. Apoio Reggae Club, Blocos Teccel, Bar do Marcão, Pousadas Maracaípe, Maraca Beach e Coqueiro. Realização Top 16 Promoções, Federação Cearense de Surf, ANS e Federação Pernambucana de Surf. Divulgação sites Cearasurf, Waves, Vida Surf, Surfguru, Ondulação, Surfbahia, SurfPE.blogspot, Conexão surf e Manobra Radical, revistas Fluir, Parafina, Surfar e Beach Show e canal Woohoo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário