segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Pena Nordeste Amador - Elivelton voa mais alto


Por Jocildo Andrade.


Elivelton Santos fica com título Open da terceira etapa do Pena Nordeste Amador 2012 no Mar do Macaco (PB). Foto: Lima Jr.

O mar reagiu neste domingo no Mar do Macaco, Cabedelo (PB) para as finais do Pena Nordeste Amador 2012. Os Iniciantes foram os primeiros a cair no mar e Rafael Venuto, representante Pena e campeão do circuito em 2011, não decepcionou e repetiu a atuação das baterias anteriores quando avançou sempre em primeiro.

No início do confronto ele somou ondas fracas, mas manteve a calma e achou uma boa esquerda para aplicar quatro fortes batidas de backside que renderam 8 pontos e a terceira vitória consecutiva no Pena Surf Nordeste 2012.

O potiguar Emanoel Tobias, dono da melhor apresentação na semifinal, não foi páreo para Venuto e ficou com a segunda colocação. Tarcísio Willian foi o terceiro e o paraibano Jonas Marretinha, que trouxe uma grande torcida à praia, o quarto.

“Vencer mais uma foi demais! Treino forte todos os dias e para mim é muito importante trazer resultados para a Pena, meu patrocinador que me dá todo o suporte necessário. Agradeço a Deus e a todos que torcem por mim”, disse Venuto.


Juliana Sousa, Pena Nordeste Amador 2012, Mar do Macaco (PB). Foto: Lima Jr.

Juliana Sousa foi mais uma representante do time de amadores da Pena que fez a festa na Paraíba. Atleta de 12 anos, Juju se encaixou muito bem as valinhas do Macaco e acertou manobras no crítico da onda para superar Taís Moraes (2°) e sua companheira de equipe Larissa dos Santos (3°).

Para chegar à final, as três locais do Titanzinho, Fortaleza (CE), pico famoso por revelar grandes nomes do surf no Ceará, despacharam competidoras como Gilvanita Ferreira (RN) e a anfitriã Edjane Oliveira.

Elivelton Santos esbanjou estilo e radicalidade para bater todos os recordes em casa e subir ao lugar mais alto do pódio Open no Mar do Macaco. O índio voador apresentou performances diferenciadas desde o primeiro dia da prova e não deixou dúvidas quanto a seu alto nível de surf.

Ele conquistou as notas mais altas do evento e na grande final não economizou nos voos para vencer os adversários sem dificuldades. Depois de anotar 8.70 após mandar duas manobras fortes e um aéreo na base, na última chance obteve um 10 unânime quando mandou dois aéreos reverse bizarros finalizados com precisão.

José Francisco, seu conterrâneo, também não deixou a desejar na apresentação e cravou 14.70 pontos para sagrar-se vice-campeão. Marinho Lima e Emanoel de Sousa, grandes nomes do surf potiguar, não resistiram ao ataque paraibano e ficaram com a terceira e quarta colocações.

“Gostaria em primeiro lugar de agradecer a Deus por essa conquista. Tenho me esforçado muito e esses resultados mostram que vale a pena enfrentar os desafios e seguir em frente”, declarou Elivelton. “Agradeço aos meus patrocinadores, amigos e família que estão sempre ao me lado me incentivando”, finalizou.

Na categoria Júnior, a dupla Denner Carvalho (PB) e José Francisco (PB) não deu chances ao cearense Rafael Venuto (3°) e ao potiguar Lucas Pires (4°). Denner e Fininho já começaram o embate com notas altas e seguiram pegando boas ondas e trocando notas em busca do título.

Melhor para Denner, que por uma diferença apertada superou o conterrâneo e comemorou muito a primeira vitória no Tour. José Francisco, que venceu todas as baterias nas fases anteriores, também foi muito aplaudido pela grande torcida que vibrou com a dobradinha paraibana em Intermares.


 Israel Jr, Pena Nordeste Amador 2012, Mar do Macaco (PB). Foto: Lima Jr.

Israel Júnior, local da belíssima Baía Formosa, onde quebram direitas perfeitas, foi o grande vencedor entre os mirins. Israel não se intimidou diante de Elivelton Santos, que dispensa comentários, e correu atrás do resultado com determinação. Registrou 12.50 contra 12 pontos de Elivelton que não teve mais tempo para virar o jogo. O pernambucano Douglas José subiu ao pódio no terceiro lugar e o pequeno Rafael Tigrão, 13, que tentou a virada até os minutos finais, em quarto.

Saulo Carvalho, paraibano de Baía da Traição também do Time Pena, foi o grande destaque na Sênior e na Master.  Na Sênior, obteve o melhor rendimento em todos os confrontos e na final, com um belo aéreo, confirmou o favoritismo para levantar o troféu de campeão.

Líder do circuito, Emanoel de Sousa, campeão invicto no ano passado, ficou com o segundo lugar e Paulo Germano (PB) com o terceiro. Na Master, Saulo bateu o cearense Luciano Cavalcante (2°) e já acumula sua terceira vitória no circuito.

Nos pranchões, a vitória ficou com Geraldo Lemos (CE). Em duro confronto, Geraldinho levou a melhor em cima de Alessandro Mendes pelo estreito placar de 13.67 a 13.43. Alessandro (2°) abriu a bateria com uma onda que valeu 8.33 e na segunda onda fez 5.10, mas o cearense correu atrás do prejuízo e acreditou na vitória até os últimos instantes para sagrar-se campeão na Paraíba.

Johnson Jacques, que nunca havia perdido nas ondas do Macaco, não achou as boas para mostrar seu surf e amargou a terceira colocação. Nilton Santos foi quarto.

Cardoso Junior, do Ceará liderou todo o combate na Veteran, surfou sem ser incomodado e conquistou a primeira vitória na categoria este ano. Fernando Neguinho (RN) foi o segundo e Wladimir Lobo, também do Ceará, o terceiro.

Muita alegria e interação tomaram conta das disputas entre equipes. O Rio Grande do Norte obteve o melhor desempenho para vencer e deixar o Ceará, que permanece na liderança do ranking, em segundo. Os anfitriões foram os terceiros colocados e os pernambucanos os quartos.

Confira os resultados completos no site Pena . A terceira etapa do Pena Surf Nordeste conta com o patrocínio da marca Pena, Governo da Paraíba, Prefeitura de Cabedelo e Setur. Apoio dos blocos Teccel, Adesivo Mix, Pranchas BF, Sargaço, Well Internet, Acquasol, Guajiru, Faculdade Maurício de Nassau, Badionaldo e Pousada do Caju. Divulgação sites cearasurf, waves, vidasurf, surfguru, surfpeblogspot, ondulação, surfbahia, emfocosurf, conexaosurf e manobra radical, revistas Fluir, Parafina e Beach Show, Rádio Mix 93,7 FM, Canal Woohoo e jornal MQA. Realização Top 16 promoções, pbsurf e ANS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário