segunda-feira, 6 de agosto de 2012

US Open of Surfing: JULIAN É CAMPEÃO


Por Kevin Assunção - link fonte:


Julian Wilson conquistou a segunda etapa Prime da carreira. Foto: ASP

O australiano Julian Wilson venceu Miguel Pupo na decisão. Lakey Peterson fatura no feminino, contra Carissa Moore.


Julian Wilson conquistou o Nike US Open of Surfing neste domingo (5), após vencer Miguel Pupo na decisão. Após viradas nos últimos minutos das quartas e da semi, o aussie dominou a bateria decisiva e garantiu a segunda etapa Prime na carreira.

O Rookie of the Year da última temporada começou na frente, com 9.17 por duas rasgadas de backside e 7.50 por duas batidas, que colocaram Pupo em combinação.

A 11 minutos de soar a buzina, o brazuca voltou para a briga, ao dropar pra esquerda, executar uma batida para ganhar velocidade e concluir com perfeição um aéreo reverse, que valeu 8.93. Pupo voou três vezes mais, só que não conseguiu aterrissar e arrancar dos juízes o 7.71 que precisava.


Miguel Pupo fica com o vice-campeonato. Foto: Divulgação.

Com a prioridade, Julian pegou a última onda a 1 minuto do fim, para não dar chances ao brazuca virar, e, de quebra, aumentou a somatória para 17.53, depois de manobras fortes que renderam 8.40.

Na semifinal, Medina liderava com 14.37, sem sofrer muita pressão, até o minuto final, quando Julian Wilson, com a prioridade, deu um giro completo num alto aéreo e conseguiu 8.37, mais do que precisava para se garantir na decisão.

Paciente, o aussie repetiu a estratégia que usou no triunfo contra John John Florence, nas quartas, duelo em que surfou apenas duas ondas e fez a mala do havaiano.

Após vencer Filipe Toledo nas quartas, Pupo bateu na semi Kelly Slater, vencedor da etapa em 2011. O Careca abriu com 7.33 por quatro fortes batidas de backside e um aéreo próximo ao píer.

Na resposta, o paulista ligou uma rasgada vertical e dois cutbacks a um alto aéreo double grab que agradou os juízes: 8.83. A 10 minutos do fim, ele decolou novamente e recebeu 7.50. Slater precisava 9 pontos, mas nenhuma onda apareceu no restante do duelo.

Gabriel Medina protagonizou a melhor performance do campeonato nas quartas, contra Adriano de Souza. Os dois pegaram a mesma a 18 minutos do fim. Mineiro foi para a esquerda, executou quatro boas batidas que renderam 9.43.

Na direita, Medina aterrisou de um alto aéreo full rotation e conquistou a única nota 10 da competição. Cinco minutos depois, completou outro, só que de frontside, e cravou a segunda melhor somatória do US Open (19.02) - a primeira também pertence a Gabriel, que somou 19.03 no Round 3.

Entre as mulheres, Lakey Peterson faturou a última etapa do Circuito Mundial Feminino, e a primeira da carreira. A californiana de 17 anos superou Carissa Moore e deu um passo enorme para a conquista do Rookie of the Year, pelo qual briga com a havaiana Malia Manuel.


Resultado

1 Julian Wilson (Aus)
2 Miguel Pupo (Bra)
3 Gabriel Medina (Bra)
3 Kelly Slater (EUA)
5 Adriano de Souza (Bra)
5 Filipe Toledo (Bra)
5 John John Florence (Haw)
5 Dane Reynolds (EUA)
9 Tim Reyes (EUA)
9 Kai Otton (Aus)
9 Jessé Mendes (Bra)
9 Nathaniel Curran (EUA)
9 Granger Larsen (Haw)
9 Nat Young (EUA)
9 Keanu Asing (Haw)
9 Brett Simpson (EUA)
17 Alex Ribeiro (Bra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário