segunda-feira, 6 de agosto de 2012

MACAÉ ECOSURF - SURFISTAS MASTERS LEMBRAM O PASSADO.


Por: Pedro Monteiro/Assessoria para imprensa



Estrutura do Macaé Ecosurf 2012 - foto: Pedro Monteiro

Surfistas dos anos 70 e 80 recordam como começou a pratica do surfe na região da praia do Pecado até o Pontal.  Macaé Eco Surf 2012, que acontece nesse fim de semana, 4 e 5 de agosto, reúne competidores de diferentes gerações divididos em cinco categorias.

Macaé tem 40 anos de surfe. Na época em que Cauli Rodrigues vencia nas ondas de Saquarema, nos início dos anos 70, Sinésio, Luiz Antonio Machado e Juarez Juju surfavam na praia do pontal, em Macaé. Irmão de Luiz Antonio, Mauricio Bocão relembra como chegaram as pranchas na cidade:



Madalena - Macaé Ecosurf 2012 - foto: Pedro Monteiro


“Começamos a surfar com pranchas Viola e logo depois apareceu a K&K, com pranchas com canaletas. Meu irmão tinha uma e a partir dessa época começamos a ir com mais freqüência pra Saquarema e começamos a fazer pranchas com o Anselmo e o Heitor Fernandes .”

Essa foi uma das muitas histórias relatadas nesse sábado, 4 de agosto, dia do inicio da segunda etapa do Circuito da Associação de Surf de Macaé 2012, parte do Macaé Ecosurf 2012, que aconteceu com ondas de meio metro, na praia do Pecado, em Macaé.

Atual presidente da Associação de Surf de Macaé (ASM), Marco “Loro” Mancebo, também lembrou algumas curiosidades dos anos 80 : “Aqui na cidade não existia nada para pratica do surf. Improvisávamos a cordinha da prancha com o extensor dos ônibus que pegávamos com a companhia Macaense.


Matheus Farias -  Macaé Ecosurf 2012 - foto: Pedro Monteiro.

A gente tinha que comprar tudo na loja da tia do Ari Denes, em Niterói”.
 “Desde a Copa Brasil, que o Hercules Zarur venceu aqui em 1984, que Macaé não recebi um evento como tamanha importância como o Macaé EcoSurf. Sempre tivemos boas ondas, aqui tem vários picos e ótimos surfista. Nosso grande ídolo é o Victor Ribas de Cabo Frio, primeira cidade a fazer um intercambio com Macaé”completou Marco, lembrando de Hercules Zarur, maior ídolo do surfe macaense, que fez a final com Dodô de Melo em 84.

As fases finas das cinco categorias em disputa no Macaé Eco Surf Amador começam neste domingo as 7:30. As finais estão programadas para 13:00.

Apresentado por HD e Maré Surf Shop, o Macaé Ecosurf 2012 tem o patrocínio do Banco Itaú e Qualivita. O apoio institucional é da Prefeitura de Macaé e do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O apoio é da Lee Surf, Total Surf, Flash Print, Blue Tree Towers Macaé, Ibis Hotel, Niel Restaurante, SIM Service. A realização é da Associação de Surf de Macaé, com apoio da Adding e Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro.

Assessoria para imprensa
Pedro Monteiro
21 8725 1953
assessoriamonteiro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário