quarta-feira, 20 de junho de 2012

Surf e Sustentabilidade - Forúm discute zonas costeiras.

Por: João Malavolta.

Cartaz do lançamento do Forúm Brasileiro de Surf e Sustentabilidade na Rio+20. Foto: Reprodução.


O lançamento oficial do Fórum Brasileiro de Surf e Sustentabilidade acontece nesta quarta-feira no Pavilhão Azul da Cúpula dos Povos, Rio de Janeiro (RJ).

A atividade faz parte oficial da programação do Pavilhão Azul da Rio+20. Localizado no Aterro do Flamengo, o Pavilhão abriga desde o último sábado a exposição fotográfica “Água, rios e povos” e reúne atividades relacionadas à temática hídrica.

O Fórum Brasileiro de Surf e Sustentabilidade é lançado com a participação de representantes de comunidades do surf de sete estados brasileiros: Pará, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Todas as regiões apresentarão propostas sobre questões socioambientais que envolvem os surfistas.

O processo de constituição da rede sobre surf e meio ambiente envolveu mais de 500 pessoas e tem o objetivo de gerar conhecimento para alertar sobre as injustiças vividas pelos surfistas.

Cada processo promovido pelos Encontros Livres – Surfando na Rio+20 nos últimos meses, farão parte da redação final do documento denominado Surf 21.

O texto será apresentado ao publico pela primeira vez na Rio+20 e traz os compromissos assumidos pela comunidade por justiça social e ambiental nas zonas costeiras.

Com a participação confirmada da Feserj (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro)o evento também apresenta o projeto de Recuperação das Restingas do Litoral Carioca ao público presente.

Desde 1999 a ação transforma a orla do Rio de Janeiro em um grande viveiro com espécies nativas de restinga.

Com atuação socioambiental, o projeto atua por meio do plantio de canteiros da vegetação de restinga. O projeto integra ações de educação ambiental, nas areias da orla das praias da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Grumari e Prainha.

Presidente da Feserj, Abílio Fernandes destaca o pioneirismo da iniciativa. “A educação ambiental é essencial para criar uma nova visão sobre o meio ambiente. Nossos esforços são direcionados para sensibilizar, mobilizar e tornar a sociedade mais consciente da necessidade de interagir de um modo sustentável”, comenta Fernandes.


Confira a programação do lançamento do Fórum durante a Rio+20

Dia 20/07

19:30h – Plenária de abertura do Fórum Brasileiro de Surf e Sustentabilidade

19:45h – Lançamento oficial e celebração – “Mistura das Areias”

20h – Apresentação do projeto Recuperação da Restinga do Litoral Carioca pela Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro

20:15h – Apresentação das propostas dos Encontros Livres – Surfando na Rio+20  (processos locais e estaduais)

20:45h – Formação dos grupos de trabalho para encaminhar considerações sobre a redação final – Surf XXI

21h – Lançamento da Declaração Brasileira da Comunidade do Surf para Proteção das Zonas Costeiras no século 21

21:15 – Encerramento

Para saber mais, acesse o site  Surf Sustentabilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário