sexta-feira, 15 de junho de 2012

Quiksilver King of the Groms - Tudo pronto no Pontal (RN).


Por: João Carvalho - link fonte:


Victor Bernardo busca título no Pontal. Foto: Pedro Monteiro / Adding.

Começa neste sábado o Quiksilver King of the Groms 2012, com os melhores surfistas com até 16 anos de idade de vários estados do Brasil. O evento acontece no pointbreak do Pontal, Baía Formosa (RN).

O campeão será conhecido no domingo. Pela vitória, o atleta fatura uma viagem com tudo pago para disputar a final mundial Sub 16 em setembro na França. Serão dois representantes do Brasil. A segunda vaga será definida na segunda etapa do evento, nos dias 4 e 5 de agosto em São Francisco do Sul (SC).

"É um grande prazer realizar estas seletivas aqui no Brasil", comenta Piu Pereira, gerente de marketing da Quiksilver e organizador do King of the Groms. "Desde 2005 levamos fortes atletas para disputar o título mundial na França. Já conquistamos três títulos, com Wiggolly Dantas na primeira edição em 2005, Gabriel Medina em 2009 e Yan Daberkow no ano passado. Estamos ansiosos para ver quem vai se classificar esse ano", finaliza o gerente de marketing.

Piu Pereira é um dos três primeiros brasileiros a competir como integrante fixo no Circuito Mundial da ASP (Association of Surfing Professionals). Ele, o paraibano Fábio Gouveia e o catarinense Teco Padaratz foram os primeiros a participar das etapas ao redor do mundo em 1988. Fabinho, inclusive moldou seu surf nas direitas do Pontal de Baía Formosa.

"Desde que eu comecei a viajar no tour com o Fabinho, ele sempre falava sobre a onda de Baía Formosa, que chamava de BF´s Bay. Eu só consegui ir uma vez lá e deu pra ver que a onda tem um bom potencial. Fico feliz em começar nosso circuito lá este ano, com todo apoio da Prefeitura de Baía Formosa, conseguido pelo Tunino (Saturnino Borges), presidente da Federação do Rio Grande do Norte", comemora Piu.

Uma das novidades da etapa é a transmissão ao vivo para iPhone, iPad, Blackberry e Android. Os juízes também não usarão mais os tradicionais terminais para digitar as notas, e sim um iPod.

Realizado desde 2005, esta é a primeira vez que o Quiksilver King of the Groms será iniciado no Nordeste do país. É a grande oportunidade para os surfistas nordestinos conquistem uma vaga para defender o Brasil na final mundial do evento.
A final conta com dois da Austrália, dois dos Estados Unidos, dois da Europa, um da África do Sul, um do Japão, um da Nova Zelândia, um do Havaí, um do Taiti, um da Indonésia, um da Ilha Reunião e um de outro país da América Latina.

O campeão na França terá direito a uma outra viagem com tudo pago para participar da triagem do Quiksilver Pro Gold Coast 2013, etapa que sempre abre o ASP World Tour na Austrália.

Entre os principais candidatos ao título em Baía Formosa, estão os catarinenses Luan Wood, Alcides Lopes, Leandro Dora e Gustavo Ramos, os paulistas Victor Bernardo e Phillipe Chagas, o carioca Lucas Silveira, o paraibano Elivelton Santos, o pernambucano Rhamon Austin, o cearense Rafael Venuto e o potiguar Gabriel Bruno, que é local de Baía Formosa.

A primeira etapa do Quiksilver King of the Groms 2012 conta com patrocínio da Quiksilver e Azul Linhas Aéreas. Apoio: Emprotur e da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer do Governo do Estado do Rio de Grande do Norte, da Prefeitura Municipal de Baía Formosa, pela SEMEL (Secretaria de Esportes e Lazer) e Ecológica. Realização: Federação de Surf do Estado do Rio Grande do Norte (FESURF) e homologado pela Confederação Brasileira de Surf (CBSURF). Cobertura: Fluir e Waves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário