sexta-feira, 1 de junho de 2012

1º Fórum do Mar homenageia Nabor Guazzelli em sua abertura oficial.

Por: Gabriel de Mello – Assessoria de Imprensa do 1º Fórum Regional do Mar.

                       Primeiro Fórum do Mar - foto de Adriano Daka

Começou nesta quarta-feira (30/05) o 1º Fórum Regional do Mar, que será realizado no Centro de Eventos da ULBRA Torres até a próxima sexta-feira (1º/06). O evento, que debate os ambientes costeiros, conta com a presença de autoridades internacionais e busca promover a qualidade de vida, abordando temas voltados à preservação e estudo dos ambientes costeiros, com vistas ao desenvolvimento sustentável e socioeconômico.


                       Primeiro Fórum do Mar - foto de Adriano Daka.


Durante a abertura do encontro foi prestada a homenagem ao agrônomo e ambientalista Nabor Guazzelli, instituindo a partir desta edição do Fórum o prêmio Mérito Ambiental Nabor Guazzelli, que será entregue para destaques e personalidades que militam em defesa do meio ambiente. “Confesso que fui pego de surpresa, até comentei com as pessoas que fizeram o currículo maior que o homem. Mas estou feliz pela homenagem; o mar é o grande depósito do que não presta. Precisamos proteger e amar o mar e deixar claro que tudo que fiz foi por amor e em equipe, sozinho não se faz nada”, comentou emocionado Nabor Guazzelli.

João Alberto entregou a homenagem para Nabor Guazzelli - foto de Adriano Daka 

Estiveram presentes na cerimônia de abertura o prefeito municipal de Torres, João Alberto Cardoso; Leila Afonso, representante do ministério do Meio Ambiente (gerenciamentos costeiros); Gustavo Canella, secretário municipal de Meio Ambiente de Torres; Dora Laidens, gestora do Fórum; Débora Thomas, representando a direção da ULBRA Torres; Carlos Freitas, presidente da Associação dos Surfistas de Torres (AST); e Laertes Sopher, representante da Cadiz.

A representante do ministério do Meio Ambiente, Leila Afonso, destacou o envolvimento de Torres nas questões ambientais. “Parabenizo a todos desta cidade por buscarem a preservação ambiental e promoverem um evento como este”. Já a coordenadora de Ensino da ULBRA Torres, Débora Thomas, que representou a Direção da Universidade, destacou a satisfação de auxiliar na promoção dos debates.

O secretário municipal de Meio Ambiente de Torres, Gustavo Canella, explicou como surgiu Fórum do Mar. “Em conversas com diversos setores da sociedade sentimos a necessidade de aproximar pessoas que pensam e realizam atividades em prol da preservação ambiental. Batemos na porta da Cadiz e da Corsan que de pronto se engajaram em nosso projeto. Estou muito feliz por ver o empenho de muitas forças em busca da realização deste Fórum, todos estão de parabéns”, comentou.


                        Primeiro Fórum do Mar - foto de Adriano Daka.


O presidente da Associação dos Surfistas de Torres (AST), Carlos Freitas, destacou a importância de unir a sociedade para a preservação ambiental. “Desde que assumi a AST sempre busquei agregar pessoas nesta luta, buscamos preservar o meio ambiente. Os surfistas, banhistas, todos em nossa cidade, devem viver em harmonia com o mar. Este espaço (o Fórum) servirá para debatermos ideias e chegarmos a soluções de velhos problemas em nossas praias”, apontou.

Já a gestora do Fórum do Mar, Dóra Laidens, destacou o empenho para a realização do Fórum. “Realizamos um trabalho a muitas mãos dedicadas para que todos pudessem participar de um grande evento. Acredito que bons frutos poderão ser colhidos a partir dos debates nestes três dias”, finalizou.
O prefeito de Torres, João Alberto Cardoso, apontou o entendimento como uma solução para o futuro. “Saúdo este Fórum porque ele representa mais um passo em busca do equilíbrio entre os ambientalistas e as pessoas que pensam no desenvolvimento econômico. Acredito que a partir deste evento todos buscarão ainda mais unir o desenvolvimento com a preservação. Este é nosso desejo, crescer com sustentabilidade”, destacou.

          Sérgio Molina falou sobre o turismo criativo - foto de Adriano Daka.

Após a abertura oficial, o professor chileno Sérgio Molina apresentou a palestra Turismo Creativo: el fin de la competitividad. “Para se ter um bom aproveitamento com o turismo criativo é necessário romper com barreiras, abrir o pensamento para o novo. O turismo criativo depende de aproveitar todas as capacidades que existem na comunidade, é preciso ativação da memória”, afirmou Molina.

Outra atividade de destaque foi o workshop Gerenciamento Costeiro: planejamento e gestão, mediado pelo professor da ULBRA Torres, Walter Nisa Castro Neto.

Os debatedores Kleber Grublel da Silva (NEMA/Rio Grande), Leila Affonso Swerts (MMA), Luciana Petry Anele (FEPAM/CERCO), Luciana Zasso (UFRGS), Ludiwig Buckup (UFRGS), Marcus Polette (UNIVALI), Paulo Hargreaves (UFRJ), Rodrigo Matos de Souza (UFES), Tiago Lucas Corrêa (Comitê Tramandaí) e Neusa Rufatto (Instituto Thiago Rufatto), apresentaram seus temas, além de responder aos questionamentos.

Diversas entidades de diferentes ramos de atividade trabalham juntas para que o Fórum Regional do Mar se torne um marco na história.

A realização é da Prefeitura Municipal de Torres. A organização é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Torres Natural, curso de Ciências Biológicas da ULBRA Torres e da Associação dos Surfistas de Torres (AST); o patrocínio é da Cadiz – A vida em construção, Corsan e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O apoio é do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) através da Divisão de Saneamento – FEPAM/DISA, Gerenciamento Costeiro (GERCO) e do Museu de Ciências Naturais – FZB/MCN, Grupo de Mamíferos Marinhos do Rio Grande do Sul (GEMARS), Marinha do Brasil, Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério Público Estadual/Projeto Ressanear – MPE, Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA/Rio Grande), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Projeto Baleia Franca, Projeto Baleia Jubarte, Sea Shepherd/Núcleo RS, Serviço de Patrimônio da União (SPU), Secretaria Estadual de Saúde/Centro Estadual de Vigilância em Saúde (SES/CEVS), Secretaria Estadual do Meio Ambiente/Parque Estadual de Itapeva (SEMA/DEFAP/PEVA), Prefeitura de Porto Alegre/Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), Secretaria Municipal de Turismo, Comércio e Indústria de Torres (SMTCI), Secretaria Municipal de Saúde de Torres (SMS), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e da Universidade de Luterana do Brasil (ULBRA).



O evento reinicia neste quinta-feira (31/05) a partir das 14 horas. Ainda na quinta será realizada a festa oficial do 1º Fórum Regional do Mar na tradicional casa noturna Bora-Bora com Edu Torres & banda, além do Dj Rafael Bauer. O endereço do Bora-Bora é avenida Cristovão Colombo, 325. www.boraboratorres.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário