segunda-feira, 7 de maio de 2012

Billabong XXL - McNamara pega a maior.


Por Redação Waves - link fonte:

 
Garrett McNamara, praia do Norte, Potugal. Foto: Wilson Ribeiro.


Um novo recorde mundial foi reconhecido durante a festa de entrega de prêmios do Billabong XXL Global Big Wave Awards, com a vitória do surfista havaiano Garrett McNamara na categoria Maior Onda, com uma massa de água estimada por especialalistas em torno de 78 pés, aproximadamente 25 metros.

 
MacNamara na Maior onda de todos os Tempos - Vídeo: Jorge Leal.

O local de Haleiwa pegou esta onda na praia do Norte, Nazaré, Portugal, em 1 de novembro de 2011, superando a marca anterior de maior onda registrada pelo californiano Mike Parsons, autor de um drop de 77 pés em Cortes Bank, Califórnia, no ano de 2008.

 
McNamara no WipeWout do Ano - Vídeo: Elliot Leboe

A altura da onda de McNamara foi decidida por um painel de surfistas de ondas grandes e fotógrafos com base nas imagens, fotos e vídeos. As medições do Billabong XXL são reconhecidas pelo Guinness World Records como oficiais e os campeões de cada uma das sete categorias  foram anunciadas na noite da última sexta-feira no Grove Theater em Anaheim, Califórnia, com a presença de mais de dois mil convidados.

"É fascinante, sou tão grato. O recorde mundial não significa tanto para mim, mas para a cidade de Nazaré e Portugal, além de toda a minha família e amigos", disse McNamara.


 Nathan Fletcher, Billabong XXL 2012, Califórnia, EUA. Foto: Divulgação.

Além do prêmio pela maior onda, McNamara também comemorou a vitória na categoria Wipeout do Ano, uma tentativa desastrosa em Jaws, Maui, em janeiro deste ano, ficando à frente de candidatos com quedas sinistras no Tahiti, Tasmania e Austrália.

 
Nathan Fletcher, Billabong XXL 2012, Teahupoo, Tahiti. Foto: Brian Bielmann.


Nathan Fletcher, na onda que lhe rendeu o título de Ride of the Year - Vídeo: Simon Saffigna.


"Eu não esperava ganhar um prêmio, quanto mais três. É uma grande honra. Não esperava mesmo isso de mim. A onda de Teahupoo é puro desafio. Não tenho certeza, mas deve ter sido dada para mim por Sion Milosky", disse Nathan Fletcher, referindo-se ao falecido surfista do Hawaii.

Dave Wassel, também do Hawaii, ficou com o prêmio de Maior Onda na Remada em Jaws, Maui.


Maya Gabeira, Billabong XXL 2012, Califórnia, EUA. Foto: Divulgação.



Maya, é penta Campeã - Vídeo: Billabong XXL.

E a surfista Maya Gabeira levou seu quinto prêmio entre as mulheres.  "Este é um ano especial, o melhor na história do surf feminino. Estou muito honrada por vencer este prêmio", disse a brasileira.

Mais de US$ 120 mil foram distribuídos para os maiores surfistas de ondas grandes do mundo nesta 12a edição do Billabong XXL.

Celebridades do esporte como o skatista Tony Hawk e o lutador Tito Ortiz, a modelo Erin Wasson, além de músicos como Dave Grohl e Tayler Hawkins, prestigiram a noite.

Além de Maya Gabeira, vários outros brasileiros também participaram desta edição do Billabong XXL 2012: Silvia Nabuco, Danilo Couto, campeão de 2011, Everaldo Pato Teixeira, Felipe Cezarano, Rodrigo Koxa, bem como os fotógrafos e cinegrafistas Bidu, Bruno Lemos e Fred Pompermayer.






Nenhum comentário:

Postar um comentário