segunda-feira, 2 de abril de 2012

Anunciados os indicados aos prêmios do Billabong XXL de 2012.


Por: Bill Sharp

 Danilo Couto botando pra baixo na remada em Jaws - foto: Tracy Kraft



Os 12 meses que antecederam o fim do ciclo anual do XXL no fim da primavera do Hemisfério Norte em 19 de março, já foi amplamente considerado como o mais espetacular já visto no esportede surfe de ondas grandes. "Os Maiores de Todos" os swells foram conquistados nos picos de surf em locais que variam de Tahiti até a Irlanda e da Tasmânia até Portugal, juntamente com "simplesmente" grandes dias no México, Fiji, Califórnia e Havaí.

Quando reduzidos para os cinco indicados em cada uma das sete divisões do XXL, cada categoria é repleta de momentos de tirar o fôlego, todos dignos de serem nomeados campeões XXL e cada um com um tiro em uma parte dos $ 120.000 em prêmios em jogo. Para visualizar todas as ondas indicadas, consulte o site do evento em BillabongXXL.com

Os vencedores serão anunciados na festa de Premiação do Billabong XXL somente para convidados no Teatro Grove em Anaheim, Califórnia, em 04 de maio de 2012. O show será transmitido no YouTube, e será transmitido como um programa de uma hora na TV FUEL no domingo, dia 20 de maio às 15:00hs na Califórnia.


Garrett McNamara surfando a maior onda já surfada em Nazaré, Portugal.- foto: Divulgação.

O evento deste ano marca a 12ª edição anual dos Prêmios de ondas grandes Billabong XXL, um evento aberto a todos os surfistas qualificados em cada pico em cada dia do ano, desde que a ação seja captada por um vídeo ou câmera fotográfica e submetido ao julgamento pela academia do XXL de surfistas e fotógrafos experientes com direito a voto. Mais de 1.000 imagens foram enviadas antes do evento que está sendo filtrado para as cinco melhores fotos e clipes de vídeo.

Na importante categoria de onda do ano do Billabong XXL, há cinco ondas muito diferentes na disputa. Surfadas em regiões muito diferentes ao redor do planeta em consideração ao prêmio $ 50.000 do vencedor estão dois californianos Nathan Fletcher em Teahupoo e Greg Long para um tubo em Puerto Escondido, México, além de Garrett McNamara, para a histórica onda surfada na costa de Portugal, Essa proeza ganhou as manchetes globais em novembro.

O tema dos últimos anos de empurrar o envelope do que é possível no reino do surf de remada continuou inabalável com outra chapa de candidatos deslumbrantes altamente considerados na divisão Remada Monstra. Os finalistas para 2012 são: Ken "Skindog" Collins de Santa Cruz em Mavericks, Califórnia, o australiano Jamie Mitchell na Ilha de Todos Santos, em Ensenada, no México, e o brazuca Danilo Couto, Dave Wassel e Shane Dorian, todos reconhecidos pelas ondas pegas na remada nas enormes paredes em Jaws na costa norte de Maui.

Na categoria Maior Onda XXL (aberto a ondas pegas com jet skis ou qualquer outro meio), mais cinco ondas estão sendo homenageadas pela altura máxima - pura e simples. McNamara é nomeado pela histórica onda em Portugal, que serão comparadas a duas ondas escuras e frias no final da temporada irlandesa em Mullaghmore Heads surfadas por locais Ollie O'Flaherty e Andrew Cotton do Reino Unido.

Somando-se a dominação européia da Divisão Maior Onda este ano está uma onda limpa e verde do surfista Axi Muniain em Agiti, na costa norte de Espanha. Junta-se à Zona do Euro quatro ondas está uma grande bomba azul bonita da onda em Cow Bombie na Austrália Ocidental, precisamente surfada do começo ao fim por Damien "Taco" Warr. Para ver os clipes dos finalistas XXL, clique neste link: http://billabongxxl.com/.

O catarinense Everaldo "Pato" Teixeira concorre ao prêmio Tubo Monstro do Ano por uma onda surfada no Tahiti em agosto de 2011.

Os nomeados para 2012, em ordem alfabética:

Candidatos ao prêmio Onda do Ano do BILLABONG XXL (Surfista prêmio de US $ 50.000 - Cinegrafista prêmio de US $ 5.000)

Nathan Fletcher (San Juan Capistrano, Califórnia, EUA) em Teahupoo, Tahiti em 27 de agosto de 2011. (Vídeo de Simon Saffigna.)

Ryan HIPWOOD (Gold Coast, Austrália) em Cloudbreak, Fiji em 12 de julho de 2011. (Vídeo por Nimai Strickland).

Greg Long (San Clemente, Califórnia, EUA) em Puerto Escondido, México em 19 de maio de 2011. (Vídeo de Alejandro Berger).

Garrett McNamara (Haleiwa, Hawaii, EUA) na Praia do Norte, Nazaré, Portugal em 01 de novembro de 2011. (Vídeo por Jorge Leal.)

Jeff Rowley (Torquay, Victoria, Austrália) em Jaws, Maui, Havaí em 30 de janeiro de 2012. (Vídeo por Wangdu Hovey.)


Candidatos ao Prêmio Remada Monstra (Surfista prêmio de US $ 15.000 - Foto / vídeo prêmio de US $ 4.000)

Ken "Skindog" Collins (Santa Cruz, Califórnia, EUA) em Maverick, Califórnia em 08 de fevereiro de 2012. (Fotos por Robert Brown e Frank Quirarte. Vídeo pelo Projeto Go Big).

Danilo Couto (Bahia, Brasil) em Jaws, Maui, Havaí em 04 de janeiro de 2012. (Foto: Fred Pompermayer Vídeo. Por Greg Browning.)

Shane Dorian (Kona, Havaí, EUA) em Jaws, no Havaí, em 4 de janeiro de 2012. (Fotos por Bidu, Kraft Tracy, Lemos Bruno, Jason Murray e Fred Pompermayer Vídeo. Por Elliot Leboe.)

Jamie Mitchell (Gold Coast, Austrália) em Todos Santos, México, em 6 de janeiro de 2012. (Foto: Jason Murray Vídeo. Por Graham Nash.)

Dave Wassel (Haleiwa, Hawaii, EUA) em Jaws, Maui, Havaí em 04 de janeiro de 2012. (Fotos por Eric Aeder, Berthuot Frank, Lemos Bruno, Mike Neal e Fred Pompermayer Vídeo. Por Bruno Lemos.)


Candidatos ao prêmio Onda do Ano com ajuda motorizada (Surfista prêmio de US $ 15.000 - foto / vídeo prêmio de US $ 4.000)

Andrew Cotton (Croyde, Devon, Reino Unido) em Mullaghmore Head, Irlanda, em 8 de março de 2012. (Fotos por Andrew Kilfeather, Osbourne Connecticut e Olsthoorn David Vídeo. Por Jamie Russell.)

Garrett McNamara (Haleiwa, Hawaii, EUA) em Priaia do Norte, Nazaré, Portugal em 01 de novembro de 2011. (Foto: Wilson Ribeiro de vídeo. Por Jorge Leal.)

Axi Muniain (Zarautz, País Basco) em Agiti, Espanha em 15 de dezembro de 2011. (Foto: Eric Chauché. Vídeo por Walter Lang).

Ollie O'Flaherty (Lahinch, County Clare, Irlanda) em Mullaghmore Head, Irlanda, em 08 de março de 2012. (Fotos por Christian McLeod e Strathern Matt. Vídeo por Mark Waters.)

Damien "Taco" Warr (Yallingup, Western Austrália) em Cow Bombie, Western Austrália em 16 de outubro de 2011. (Foto de Jamie Scott. Vídeo por Rick Jakovich.)

Candidatos ao prêmio Tubo Monstro do Ano (Surfista prêmio de US $ 5.000 - Ainda fotografia prêmio de US $ 2.000)

Kohl Christensen (Haleiwa, Hawaii, EUA) em Cloudbreak, Fiji em 12 de julho de 2011. (Fotos por Brian Bielmann e Lemos Bruno.)

Nathan Fletcher (San Juan Capistrano, Califórnia, EUA) em Teahupoo, Tahiti em 27 de agosto de 2011. (Fotos por Brian Bielmann, Frieden Pete, Lemos Bruno, Tim McKenna e Thouard Benjamin.)

Tyler Hollmer-Cross (Hobart, Tasmânia, Austrália) em Shipstern Bluff, Tasmânia em 17 de maio de 2011. (Foto: Andrew Chisholm.)

Bruce Irons (Kauai, Havaí, EUA) em Teahupoo, Tahiti em 27 de agosto de 2011. (Fotos por Brian Bielmann, McKenna Tim, Fred Pompermayer, Stacy e Pat Thouard Benjamin.)

Everaldo "Pato" Teixeira (Florianopolis, Brasil) em Teahupoo, Tahiti em 27 de agosto de 2011. (Fotos por Tim McKenna e Fred Benjamin Thouard Pompermayer.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário