quarta-feira, 18 de abril de 2012

12º Campeonato Brasileiro de Surf na Pororoca.


Por: George Noronha JP-MTb: 2808/Ce W. Noronha Comunicação Ltda.


Vai começar o show do mais radical e selvagem surf do planeta
Entre os dias 19 e 24 de abril a ABRASPO, Associação Brasileira de Surf na Pororoca, estará realizando a 12ª edição de seu mais tradicional evento: o Campeonato Brasileiro de Surf na Pororoca.

O palco será o Rio Araguari e suas temperamentais ondas de maré, lugar que é conhecido pelos veteranos caçadores como o Havaí das pororocas.

A dinâmica da competição terá a seguinte logística. No dia 19 todos os envolvidos serão recebidos no Aeroporto Internacional de Macapá e acomodados no hotel de apoio. No dia 20, após o café-da-manhã, todos os participantes serão conduzidos ao Palácio do Governo onde Camilo Capiberibe, atual Governador do Estado do Amapá, irá pessoalmente dar as boas-vindas aos atletas e demais convidados abrindo oficialmente a 12ª Edição do Campeonato Brasileiro de Surf na Pororoca. Após a Cerimônia Oficial de Abertura do evento todos seguirão até o Porto de Macapá de onde partirá a embarcação que levará todos os participantes até a foz do Rio Araguari e que também servirá de hotel flutuante até o final da competição.

No dia 21, será organizada uma sessão de free surf para a realização da primeira operação de ataque à pororoca do Rio Araguari. Será a hora de cada atleta estudar a bancada, definir sua estratégia, treinar o ataque à onda e se familiarizar com os dispositivos auxiliares como os Jet Skys, as bananas boats, as lanchas voadeiras e seus operadores. Também será um momento crucial da competição, já que parte dos competidores fará ali a sua estreia em pororocas. Após esse contato inicial a Direção de Prova analisará e discutirá com os pilotos e profissionais da imprensa a forma mais segura e adequada para o registro do fenômeno e dos atletas.

Nos dias 22, 23 e 24 o evento cai na água e a adrenalina corre solta em ondas que poderão alcançar a incrível marca de 4m de altura e durar quase uma hora e meia sem interrupção, condições raras até mesmo para os padrões de ondas de maré.

ESTRUTURA DE APOIO

A organização do evento disponibilizará aos participantes 4 Jet Skys, 2 Banana Boats e 5 Lanchas Voadeiras.

E para garantir que tudo irá correr bem a ABRASPO firmou parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado do Amapá, a Capitania dos Portos e a Polícia Militar Ambiental. Tudo para garantir o máximo de segurança a todos os envolvidos.

PARTICIPANTES

Vários nomes de peso do surf brasileiro estão confirmados. A começar pelo atual Campeão Brasileiro da modalidade, o maranhense Álvaro Leite, mais conhecido como Bacana, que estará defendendo o título e disputando o bicampeonato. Contudo, ele não será o único participante a já ter experimentado o gostinho doce da vitória no nacional das ondas de maré. Adilton Mariano, Pentacampeão Brasileiro de Surf na Pororoca, também já confirmou presença e avisa que desde seu retorno da Austrália, há pouco mais de um ano, se prepara para essa competição com o objetivo de conquistar o Hexa. Além destes também confirmaram presença o gaúcho Rodrigo Dornelles, o Pedra (que durante vários anos fez parte da Elite do Surf Mundial), Ícaro Lopes, herdeiro do lendário cearense caçador de pororocas Marcelo Bibita, os baianos Denis Tihara e Bino Lopes, o paraense Rogério Barros e o herói local amapaense, Stanley Gomes.

Segundo Noélio Sobrinho, Presidente da ABRASPO, esse evento é de grande importância para o surf na pororoca já que marca o retorno do estado do Amapá ao Calendário Oficial de eventos da ABRASPO:

“Todos que fazemos parte da ABRASPO estamos muito contentes com o retorno do Estado do Amapá ao circuito dos grandes eventos da pororoca. O Rio Araguari já foi palco de algumas das maiores conquistas do surf nacional e também foi responsável por grande parte do prestígio que o surf nas pororocas dos rios brasileiros adquiriu dentro e fora do país nos últimos anos. Será um retorno triunfal e a expectativa é de realizarmos o melhor Campeonato Brasileiro de Surf na Pororoca de todos os tempos”, declarou Noélio salientando que sem a parceria com o Governo do Estado seria impossível realizar este evento já que a ABRASPO faz questão de custear todas as despesas dos mais de trinta profissionais envolvidos, desde os pilotos, passando pelos atletas, imprensa e comissão técnica.

PREMIAÇÃO

Troféus e uma bolsa de premiação de R$ 5 MIL

IMPORTANTE:

O organograma da competição será estabelecido pela Direção de Prova antes da operação de ataque para a realização das baterias, obedecendo sempre ao critério de priorizar pela segurança, podendo ser alterado a qualquer momento a fim de otimizar a estrutura disponibilizada e sobretudo, para resguardar a integridade física de todos os participantes, sejam eles competidores, comissão técnica ou membros da imprensa.

O 12º Campeonato Brasileiro de Surf na Pororoca conta com o Patrocínio do Governo do Estado do Amapá, através da SEDEL-Secretaria de Desporto e Lazer e SETUR-Secretaria de Turismo. Divulgação: Zona de Impacto do Sportv, Canal Woohoo, Revista SURFAR, Agência Internacional EFE, Jornal Folha de São Paulo e Jornal Diário do Nordeste. Realização: ABRASPO-Em parceria com suas afiliadas ASA-Associação de Surf do Amapá e FESPERAP-Federação de Surf da Pororoca e Esportes Radicais do Amapá.

George Noronha

JP-MTb.: 2808/Ce
W. Noronha Comunicação Ltda.

CNPJ: 11.386.233/0001-90
+55 85 9685.1000
+55 85 9121.4613
+55 85 8762.1363


Nenhum comentário:

Postar um comentário