quinta-feira, 1 de março de 2012

Esporte do Mangue 2012 - E.M.I.C.I.D.A é uma das atrações.


Por: Cláudio Damangar.


De quinta-feira (01) a sábado (03) a Prefeitura do Recife promove, no Parque Dona Lindu, o 5º Encontro do Esporte do Mangue. O evento vai reunir a juventude do Recife para uma programação de oficinas esportivas, rodas de diálogo, torneios e diversas atrações musicais, entre elas o rapper E.M.I.C.I.D.A, que faz seu primeiro show na capital pernambucana. A entrada é franca.

 
 E.M.I.C.I.D.A, Rapper paulista é a grande atração do evento - foto: gUgA sOaReS/SurfPE.

O Encontro do Esporte do Mangue foi construído pela Prefeitura do Recife em parceria com os jovens da cidade, que participaram de etapas preparatórias em todas as RPAs, onde foram realizadas discussões e seletivas. Nesse processo, foram selecionadas bandas locais que irão compor a programação de um grande festival musical, skatistas, que participam de um torneio da modalidade street e ainda “B.boys” e “B.girls” que disputam uma batalha de break, esta realizada na arena Hip Hop construída pela Abreus Surf que também fará a premiação dos grupos.

Programação do Evento - foto: Reprodução.

Mesmo as bandas que não foram selecionadas para participar dos shows no evento terão uma excelente oportunidade no Esporte do Mangue. Nos três dias, sempre a partir das 9h, será realizado um workshop de organização e produção musical, para orientar os novos grupos que estão surgindo. Além disso, também será oferecida uma oficina de DançaUrbana, com Nelson Triunfo, pernambucano radicado em São Paulo que é uma das maiores referências do hip hop no Brasil, na sexta (02) e no sábado (03).

Na programação também estão uma mostra de grafitti e oficinas de slackline (espécie de corda bamba), capoeira, percussão, dança, artes marciais, estética afro, circo e parkour, além de torneios de futsal, basquete street, skate, BMX, Patins In-line e uma Batalha de Mc´s. No sábado (03), a partir das 14h, acontece uma roda de diálogo entre participantes, o Secretário de Juventude, Eduardo Granja, e ainda o rapper Emicida que também irá participar da parte musical do evento.

Nos três dias, das 14h30 às 22h, o palco do Teatro Luiz Mendonça estará aberto para a área externa do Parque e irá abrigar shows de 29 bandas. Além de atrações locais, selecionadas nas etapas preparatórias, o evento ainda conta com os shows das bandas Víruz, Afros Mangues, N´Zambi, Nelson Truinfo & Funk Cia e E.M.I.C.I.D.A.

Emicida é uma das maiores revelações do hip hop dos últimos anos. Ele cresceu no underground pelas rimas improvisadas nas batalhas de MCs em São Paulo, sua terra natal. O rapper ainda não lançou um álbum completo, e disse que prefere o jeito mais caseiro das mixtapes, além dos singles e EPs. O último trabalho do Emicida, o EP Doozicabraba e a Revolução Silenciosa foi lançado recentemente. Todos os trabalhos foram lançados de forma independente e disponibilizados para download na web.

Esporte do Mangue – O Esporte do Mangue consiste num grande canal de diálogo da Prefeitura com a juventude da cidade, onde o jovem é encarado como sujeito de direito e não como problema social. O Projeto proporcionou o protagonismo de várias tribos juvenis do Recife. A turma do Skate, Patins, BMX, Hip Hop e das bandas underground encontram no projeto um espaço potencial para por em prática suas propostas para a cidade, para o esporte e lazer da juventude. Nesse processo são realizados Fóruns, Festivais da Juventude, Círculos de Ação Jovem e Rodas de Diálogo, além do Encontro do Esporte do Mangue.


Nenhum comentário:

Postar um comentário