quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Hang Loose Pro Contest - Uma quarta-feira "gringa"


Por: João Carvalho - link fonte:
http://surfguru.com.br/noticias/noticia.asp?id=5102


Brian Toth (PRI) no Hang Loose Pro Contest 2012 em Fernando de Noronhafoto: Daniel Smorigo (ASP)



Os brasileiros foram o destaque do primeiro dia, mas no segundo os estrangeiros quebraram todos os recordes do Hang Loose Pro Contest 2012 em Fernando de Noronha (PE). A quarta-feira "gringa" na Cacimba do Padre começou com o havaiano Sebastien Zietz aumentando o maior placar do campeonato para 17,90 pontos, marca que depois foi batida pelos 18,10 pontos do norte-americano Chris Ward. Já o australiano Dion Atkinson recebeu nota 9,9 no tubo mais sensacional surfado nestes dois primeiros dias na Cacimba do Padre.



Nate Yeomans (EUA) no Hang Loose Pro Contest 2012 em Fernando de Noronhafoto: Daniel Smorigo (ASP)


A quarta-feira foi dividida em duas partes. O dia amanheceu com séries 3-4 pés quebrando mais no meio da praia, mas as condições ficaram muito difíceis na maré seca. A comissão técnica então decidiu paralisar a competição após a quarta bateria, marcando uma nova chamada para as 13 horas. Porém, ainda aguardaram a maré encher um pouco mais e só recomeçou às 14 horas, quando a Cacimba do Padre já bombava ondas maiores, com tubos mais longos que proporcionaram novos recordes para o campeonato.

Vice-campeão do Hang Loose Pro Contest no ano passado, o australiano Dion Atkinson entrou na segunda bateria depois que a competição retornou. Ele não começou bem, só tinha uma nota 6, mas pegou uma esquerda sensacional, ficou entocado um bom tempo lá dentro do tubo e saiu limpo da onda. Dois dos cinco juízes deram a nota máxima, mas a média ficou 9,9.

"Não sabia que fiz o recorde de nota", disse Dion Atkinson. "A onda foi irada mesmo. No meio do tubo ficou tudo branco por alguns segundos e quando passei a espuma, não acreditei, foi demais. Foi um dos melhores tubos que peguei aqui nessa praia, sem dúvidas. Surfar um tubão desses numa bateria é um bônus para qualquer um".

A maior nota foi conseguida ainda na primeira rodada da competição, enquanto o outro só foi batido na abertura da segunda fase pelo norte-americano Chris Ward. Ele somou notas 9,63 e 8,47 em dois belos tubos para totalizar 18,10 pontos. "Comecei a bateria bem devagar, parecia até que não ia ter muitas ondas boas", disse Chris Ward.

Nesta bateria o catarinense Willian Cardoso classificou-se em segundo lugar, com o paulista Filipe Toledo sendo eliminado junto com Charles Martin, da Ilha Guadalupe. Também já passaram para a rodada dos 24 melhores, o taitiano Alain Riou e os brasileiros Miguel Pupo, Leandro Bastos e Ricardo dos Santos, que voltou a mostrar toda a sua habilidade em surfar os tubos na Cacimba do Padre. Na melhor esquerda que pegou, recebeu 9,87 que ele queria que fosse nota 10.












Ricardo dos Santos (SC) no Hang Loose Pro Contest 2012 em Fernando de Noronhafoto: Daniel Smorigo (ASP)


"Na verdade, eu queria o 10 por outro motivo", conta Ricardo dos Santos. "Quando eu vim buscar minha prancha na areia depois de uma onda, o Willian (Cardoso) me falou: vai entrar um 10 pra você, eu sei, vai lá e pega ele! Na hora, olhei no olho dele, senti a ‘vibe’ e entrei já pensando no 10. Quando saí do tubo, pensei que tivesse conseguido, mas acho que faltou alguma coisinha pra isso, talvez uma manobra na junção, quem sabe, mas valeu".



Sebastian Zietz (HAV) no Hang Loose Pro Contest 2012 em Fernando de Noronhafoto: Daniel Smorigo (ASP)


Os classificados para a terceira fase terão duas chances para alcançar as oitavas de final. Esta é a única rodada de confrontos formados por três competidores e não eliminatória nas etapas do ASP World Prime 2012. Os vencedores das oito baterias avançam para as oitavas de final, mas os perdedores têm uma nova chance na repescagem, quando os duelos passam a ser homem a homem, formato utilizado até a decisão do título do Hang Loose Pro Contest. O campeão recebe 40 mil dólares e assume a liderança no ranking mundial unificado da ASP com 6.500 pontos.

Nas quatro baterias realizadas pela manhã, apenas dois brasileiros se classificaram e só na quarta e última antes da paralisação do campeonato, por causa da maré muita seca na Cacimba do Padre. O carioca Raoni Monteiro aumentou para 21 o seu recorde de vitórias em baterias do Hang Loose em Fernando de Noronha e quer ser o primeiro bicampeão da história do evento na ilha. O paulista Flavio Nakagima ganhou a segunda vaga nessa bateria.

"Ainda tem altas ondas, mas a maré secou muito agora e a organização do evento fez certo de parar o campeonato para esperar quando a maré voltar a encher", aprovou Raoni Monteiro. "Eu ainda consegui pegar duas ondas boas neste finalzinho da maré secando para passar a bateria. Mas, um campeonato deste nível, tão importante, tem mesmo que esperar por melhores condições".

Raoni tem outro feito inédito em Fernando de Noronha, sendo o único a fazer três finais consecutivas na Cacimba do Padre. Foi campeão em 2008 e vice em 2009 contra o niteroiense Bruno Santos e em 2010 contra C. J. Hobgood. Ele não competiu no ano passado e não escondeu que o objetivo é bicampeonato no Hang Loose Pro Contest. Além dele e de C. J., o catarinense Jean da Silva (campeão em 2006) e o basco Aritz Aranburu (2007), também podem conseguir um segundo título neste ano.

"Estou com força total para vencer de novo. Quero ser bicampeão aqui, ninguém foi ainda, então estou correndo atrás deste título inédito", garantiu Raoni, que também comentou sobre o seu recorde de baterias vencidas na ilha. "Isso me deixa muito orgulhoso porque esse lugar é maravilhoso e todo mundo vem aqui pra vencer. É um campeonato bem tradicional e por isso que quero ser bicampeão pela primeira vez aqui. Isso não sai da minha cabeça".


O segundo dia foi encerrado na terceira das doze baterias da segunda fase. A chamada para a quarta, com o havaiano Kiron Jabour, o alemão Nic Von Rupp, o francês Marc Lacomare e o pernambucano Bernardo Pigmeu, um dos recordistas do primeiro dia, foi marcada para as 7 horas da quinta-feira em Fernando de Noronha.

Transmissão ao vivo

Previsão para Noronha 


SEGUNDA FASE - 3.o=25.o lugar (US$ 2.000 e 700 pts) / 4.o=37.o lugar (US$ 1.500 e 650 pts):


1.a: 1-Chris Ward (EUA), 2-Willian Cardoso (SC), 3-Filipe Toledo (SP), 4-Charles Martin (GLP)
2.a: 1-Ricardo dos Santos (SC), 2-Alain Riou (TAH), 3-Nathaniel Curran (EUA), 4-Leonardo Neves (RJ)
3.a: 1-Miguel Pupo (SP), 2-Leandro Bastos (RJ), 3-Kevin Sullivan (HAV), 4-Marlon Lipke (ALE)

Baterias que ficaram para abrir a quinta-feira:

4.a: Kiron Jabour (HAV), Nic Von Rupp (ALE), Marc Lacomare (FRA), Bruno Rodrigues (PE)
5.a: Gabriel Medina (SP), Stu Kennedy (AUS), Jay Quinn (NZL), Michael Dunphy (EUA)
6.a: Joan Duru (FRA), Shaun Joubert (AFR), Jeronimo Vargas (RJ), Yuri Sodré (RJ)
7.a: Wiggolly Dantas (SP), Jano Belo (PB), André Silva (CE), Bernardo Pigmeu (PE)
8.a: Damien Hobgood (EUA), Marco Polo (SC), Richard Christie (NZL), Gabriel Villaran (PER)
9.a: Nathan Yeomans (EUA), Sebastien Zietz (HAV), Mason Ho (HAV), Flavio Nakagima (SP)
10: Raoni Monteiro (RJ), C. J. Hobgood (EUA), Cory Lopez (EUA), Romain Cloitre (FRA)
11: Dion Atkinson (AUS), Jean da Silva (SC), Jonathan Gonzalez (CNY), Robson Santos (SP)
12: Thiago Camarão (SP), Aritz Aranburu (ESP), Brian Toth (PRI), Mitchel Coleborn (AUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário