domingo, 12 de fevereiro de 2012

Hang Loose Pro Contest 2012 - Miguel Pupo é campeão.


Por: João Carvalho - link fonte: http://surfguru.com.br/noticias/noticia.asp?id=5114
                                   
                           
                           
Miguel Pupo (SP) no Hang Loose Pro Contest 2012 em Fernando de Noronha - foto: Daniel Smorigo (ASP)


O paulista Miguel Pupo, 20 anos, é o novo campeão do Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha (PE). Ele ganhou a final brasileira com o catarinense Jean da Silva, 27, nos tubos da Cacimba do Padre e os dois assumiram a dianteira no ranking mundial unificado da ASP, que classifica dez surfistas para o Dream Tour de 2013.

Pupo faturou o prêmio máximo de 40 mil dólares e 6.500 pontos, com o vice levando 20 mil dólares e 5.200 pontos. O catarinense Ricardo dos Santos, 21, e o porto-riquenho Brian Toth, 26, perderam nas semifinais e ficaram em terceiro lugar, com cada um recebendo 10 mil dólares e 4.225 pontos na edição comemorativa do 26.o aniversário do campeonato mais tradicional da América Latina.

"Vencer no Brasil é uma coisa que eu queria muito", vibrou Miguel Pupo. "Eu já venci duas etapas Prime nos Estados Unidos no ano passado, mas eu queria mostrar que posso vencer em casa também, ainda mais aqui em Fernando de Noronha, pegando altos tubos. Estou feliz também por ter feito a final com o Jean (da Silva). Ele tinha vencido o (Gabriel) Medina ontem (sexta-feira), que ficou muito bravo pela derrota. Aí a mãe dele falou que eu tinha que ganhar o campeonato e ganhei, então estou mais amarradão ainda".


Miguel Pupo (SP) no Hang Loose Pro Contest 2012 em Fernando de Noronha - foto: Daniel Smorigo (ASP).


NOTA 10 E RECORDE - O campeão começou a brilhar na Cacimba do Padre na semifinal contra outro catarinense, Ricardo dos Santos. Foi nesta bateria que rolaram as melhores ondas do sábado na Cacimba do Padre. Ricardinho era o único invicto entre os quatro finalistas, mas Miguel Pupo pegou dois tubaços incríveis para estabelecer um novo recorde de 19,77 pontos com uma nota 10 unânime dos cinco juízes no melhor deles.

"A onda era muito perfeita. Eu segurei tudo na hora do drop, depois fui só curtindo o salão e acabei recompensado com a nota máxima. Depois de sair do tubo, fiquei tão relaxado que até fiz um aéreo pra completar, pra garantir mesmo a nota 10", contou Miguel, que ganhou confiança para a final após a melhor apresentação da semana nos tubos da Cacimba do Padre.

"Eu tenho quase que uma lei dentro de mim, que toda vez que eu ganho um 10 na semifinal eu acabo vencendo o campeonato. Eu tinha feito o 10 contra o Ricardinho e sabia que a vitória estava a caminho. Mas, o Jean fez um tubão 9,33 e pensei até que o título ia escapar, mas as ondas vieram pra mim e consegui uma das vitórias mais importantes da minha carreira", falou o novo integrante da Galeria dos Campeões do Hang Loose Pro Contest.


Jean da Silva, vice-campeão do Hang Loose Pro Contest 2012 - foto: Daniel Smorigo.


E o sonho de um bicampeonato inédito em Fernando de Noronha foi adiado mais uma vez. Jean da Silva já venceu o Hang Loose na Cacimba do Padre em 2006, mas não conseguiu repetir o título, apesar de ter surfado o melhor tubo da final. Com notas 8,77 e 7,33 em outros dois canudos nas esquerdas vindas do Morro Dois Irmãos, Miguel Pupo confirmou a vitória na primeira etapa do ASP World Prime de 6.500 pontos da temporada 2012.

"Cheguei perto do bi, mas essa bateria foi um pouco complicada porque não vieram muitas ondas boas, infelizmente", lamentou Jean da Silva. "Mas, o Miguel quebrou, pegou duas ondas excelentes, eu só surfei um tubo no mesmo nível e faltou uma nota média (nota 6,77) para mim. Eu corri atrás, mas não deu e parabéns pro Miguel (Pupo) que mereceu a vitória. Estou feliz pelo segundo lugar também, comecei bem a temporada e agora é tentar manter isso nas próximas etapas que vou disputar na Austrália".

Diferente dos finalistas, Ricardo dos Santos confessou que o foco dele não é mais competição e só quer participar de etapas com ondas boas e tubulares como as de Fernando de Noronha. "Eu quero curtir o máximo que eu posso, viajar, fazer fotos, filmagens, produzir material para as revistas e pro meu patrocinador, mas tem alguns lugares que vou tentar competir mais pelas ondas mesmo e não por pontos em ranking", disse Ricardinho, que saiu satisfeito com o seu melhor resultado da carreira no ASP World Tour.

"O evento foi excelente, acho que foram as melhores ondas que já surfei aqui em Noronha e só tenho que agradecer por ter surfado altas ondas nesta semana, tubos e mais tubos e passar bateria às vezes é uma questão de sorte", acredita Ricardo dos Santos. "Tenho certeza que se eu conseguisse sair dos tubos que peguei poderia ter ido pra final, mas desta vez foi o Miguel que achou as melhores ondas e mereceu a vitória".

Também muito feliz ficou o porto-riquenho Brian Toth pelo terceiro lugar em sua estreia na temporada, começando 2012 em quarto lugar no ranking liderado pelos brasileiros. "Foi um ótimo início de ano. Eu vim pra cá sem muitas expectativas e fui até a semifinal, meu melhor resultado aqui em Noronha, então vou festejar muito hoje, tomar umas caipirinhas a noite, já que amanhã (domingo) não tem mais competição", disse o surfista de Porto Rico, único estrangeiro que chegou no sábado decisivo do Hang Loose Pro Contest 2012.

CONFIRMADO PARA 2013 - A 13.a edição do campeonato mais tradicional da América Latina em Fernando de Noronha foi mais uma vez um grande sucesso de ondas, com alguns apontando como esta sendo a que apresentou os melhores tubos desde o ano 2000. O presidente da Hang Loose, Alfio Lagnado, agradeceu a todos no pódio e já confirmou a realização do evento mais uma vez na Cacimba do Padre em 2013.

"Esse lugar é especial, todos recebem a gente muito bem, os surfistas locais sempre muito simpáticos abrem a sua casa para que nós possamos fazer essa festa e acho que é uma semana de confraternização", falou Alfio Lagnado, no pódio. "Acho que a ilha inteira espera essa semana, todos curtem junto e é esse o espírito que todo mundo gosta, do verdadeiro surfe. Temos alguns problemas de estrutura, internet, área vip, mas a festa lá dentro d´água é garantida porque temos aqui as melhores ondas do Brasil".


 


















Pódio do Hang Loose Pro Contest 2012 em Fernando de Noronhafoto:                  Daniel Smorigo.


FINAL DO HANG LOOSE PRO CONTEST 2012:
Campeão: Miguel Pupo (BRA) com 16,00 pontos (notas 8,77 e 7,33) - US$ 40.000 e 6.500 pontos
Vice-campeão: Jean da Silva (BRA) com 14,00 pontos (notas 9,33 e 4,67) - US$ 20.000 e 5.200 pontos

SEMIFINAIS - 3.o lugar - US$ 10.000 e 4.225 pontos:
1.a: Miguel Pupo (BRA) 19,77 x 14,53 Ricardo dos Santos (BRA)
2.a: Jean da Silva (BRA) 17,60 x 8,40 Brian Toth (PRI)

ASP WORLD RANKING 2012 - 5 etapas:


01: Miguel Pupo (BRA) - 6.500 pontos
02: Jean da Silva (BRA) - 5.200
03: Ricardo dos Santos (BRA) - 4.611
04: Brian Toth (PRI) - 4.225
05: Joan Duru (FRA) - 4.128
06: Wiggolly Dantas (BRA) - 3.676
07: Gabriel Medina (BRA) - 3.320
07: Damien Hobgood (EUA) - 3.320
09: Chris Ward (EUA) - 3.152
10: Mitchel Coleborn (AUS) - 2.954
11: Mason Ho (HAV) - 2.875
12: Raoni Monteiro (BRA) - 2.400
12: Willian Cardoso (BRA) - 2.400
12: Yuri Sodré (BRA) - 2.400
12: Nic Von Rupp (ALE) - 2.400
17: John John Florence (HAV) - 2.000

Nenhum comentário:

Postar um comentário