quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Rip Curl Search - Ke11y Slater

Por Ader Oliveira - 03/11/11 - 10:28 - link fonte:

Kelly Slater é hendecacampeão mundial. Foto: Ader Oliveira.

Depois de muita expectativa, o norte-americano Kelly Slater conquistou seu 11o título mundial com uma bela atuação na terceira fase do Rip Curl Pro Search em Ocean Beach, San Francisco (EUA).

O surfista da Flórida precisava passar apenas duas baterias na Califórnia e não decepcionou a galera.

Em duelo emocionante, eliminou o australiano Daniel Ross nesta quarta-feira e mais uma vez foi ovacionado pela plateia, desta vez como hendecacampeão mundial.

Com fortes rasgadas e ataques à junção, Daniel tentou complicar Slater e saiu na frente com 7.70, ampliando vantagem com 6.70.

Porém, Kelly reagiu com um tubo avaliado em 6.00 pontos e reagiu ao acertar duas pancadas de backside premiadas em 7.53.

Para fechar com chave de ouro e virar o duelo, achou uma longa direita, mandou duas fortes rasgadas e trabalhou bem a onda até o inside para descolar 7.60.

"O décimo título mundial parecia mais difícil e me fez sentir como uma viagem com dois anos de duração. Na verdade, senti como se tivesse sido uma jornada de 20 anos para chegar ao décimo título. Este ano, o que feito, eu poderia atribuir ao passado. E havia perguntas sobre o décimo-primeiro, mas isso não simbolizou o que o décimo significou para as pessoas. Esta foi uma temporada um pouco menos afastado dos holofotes e eu senti como se estivesse revigorado", afirma o atleta.

"Parte disso é que as pessoas sempre falam da minha idade e você sabe que eu tenho 39, quase 40, e para mim isso é literalmente apenas um número. Eu não vejo por que aos 50 eu não estar em melhor forma do que estou agora", diz o 11 vezes campeão mundial.

Nesta temporada, Slater já fez cinco de nove finais, com três vitórias. "Isso é fabuloso", explicou Slater à imprensa internacional. "Estava muito estressado com a pressão e estou feliz que isso acabou. Vencer novamente é muito gratificante, é uma sensação muito legal. Dediquei minha vida ao surf e passar o ano competindo e ganhar um título mundial é realmente gratificante. E ganhar em solo americano é muito bom também. Foi um momento especial. Alguém está olhando por nós, provavelmente, Andy (Irons)", comentou referindo-se ao havaiano tricampeão mundial falecido exatamente há um ano.

"Isso é meio estranho e nos últimos dias eu estive pensando sobre um monte de coisas, como as chances que eu tinha de ganhar o título no aniversário do falecimento de Andy - o que torna essa conquista mais especial. Desta maneira, eu comemoro minhas memórias pensando nele. Isso fica na minha mente. É um momento de olhar para trás".

Com o título da temporada definido, Slater agora está focado para vencer o Rip Curl Pro Search San Francisco.

"Estou me reorientando para conseguir mais uma vitória. Realizei o objetivo e definitivamente sinto que posso ficar muito mais relaxado agora. É muito bom vencer aqui, nestas condições, com tanta gente na praia", explicou.

Com 39 anos, Slater, o mais velho e mais novo campeão mundial da ASP, desconversa quando o assunto é aposentadoria.

"Eu me sinto como se eu estivesse ao nível mais alto da minha carreira e acho que posso seguir. Não pensei muito sobre isso, mas planejo um final de temporada relaxante e quero curtir o Hawaii. Vamos ver o que 2012 traz para mim", encerrou.

Resultados de Slater na temporada 2011

Quiksilver Pro Gold Coast campeão
Rip Curl Pro Bells Beach quinto lugar
Billabong Rio Pro 13o lugar
Billabong Pro Jeffreys Bay ausente
Billabong Pro Tahiti campeão
Quiksilver Pro New York vice-campeão
Hurley Pro at Trestles campeão
Quiksilver Pro France quinto lugar
Rip Curl Pro Portugal vice-campeão

Onde Kelly Slater sagrou-se campeão mundial da ASP

2011: Rip Curl Pro Search San Francisco – EUA
2010: Rip Curl Pro Search Puerto Rico – EUA
2008: Billabong Pro Mundaka – Espanha
2006: Billabong Pro Mundaka – Espanha
2005: Nova Schin Festival - Brasil
1998: Mountain Dew Pipeline Masters - Hawaii
1997: Expo 98 Figueira 97 – Portugal
1996: Coca Cola Figueira 96 – Portugal
1995: Chiemsee Pipe Masters – Hawaii
1994: Chiemsee Gerry Lopez Pipe Masters – Hawaii
1992: Alternativa Surf Rio – Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário