quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Pena Nordeste Pro Edvan assume liderança.

Por Jocildo Andrade - 31/08/11 - 11:01

Edvan Silva vence em Itacaré e assume ponta do ranking Nordestino Pro. Foto: Lima Jr.

Bicampeão nordestino, o cearense Edvan Silva levantou o troféu de campeão do Pena Surf Nordeste, válido como sétima etapa do Circuito Regional Nordestino 2011 e encerrado no último domingo na praia da Tiririca, Itacaré (BA).

Pela manhã, o vento maral prejudicou a formação das ondas e elas pioraram em relação ao sábado. Já no início da tarde, apesar da insistência do vento, a maré mais cheia proporcionou ondas de quase 1 metro e séries mais estáveis.

Edvan Silva, experiente atleta local da praia de Leste-Oeste, Fortaleza, e tricampeão cearense, fez bonito na terra e desbancou os donos da casa na grande final.

Edvan surfou com maestria e saiu vitorioso de todos os confrontos que participou. Na grande final, depois de tirar a melhor nota da bateria (8.50), ficou em segundo precisando de uma onda que lhe rendesse 5.80 para ultrapassar Bruno Galini.

Nos minutos finais, depois de várias tentativas, veio uma esquerda salvadora que ele não desperdiçou, apostou na variação das manobras e descolou um 5.93 para virar em cima do anfitrião e sair do mar direto para o lugar mais alto do pódio na Bahia.

O vice-campeão Bruno Galini, sempre muito concentrado e que quase não comete erros em suas manobras, mais uma vez deu o show de surf que os árbitros gostam de assistir. Chegou à final com traquilidade e confiança, nas duas melhores somou 6.93 e 7.67 e ficou na ponta até os minutos finais quando Edvan conseguiu trocar sua nota e superá-lo por uma diferença apertada. Com o resultado o ilheense ocupa a quinta posição no ranking do ANS e quarta na Tríplice Coroa.

O baiano voador Alandreson Martins, local do pico e vice-campeão na etapa de 2010, apresentou categoria de sobra, principalmente na semifinal quando mandou um aéreo muito radical, quase perfeito, que valeu nota 9.00. Na grande final somou notas não tão significativas quanto às de seus oponentes (4.50 e 6.83) e ficou com o terceiro posto do Pena Surf Nordeste Pro.

Alan Jhones, campeão de 2009 e vice-brasileiro em 2010, mesmo machucado esbanjou estilo nos embates anteriores a final. Durante as quartas carimbou a melhor nota da prova (9.50) em um aéreo de backside insano e com alto grau de dificuldade.
Na mesma disputa ele foi o recordista de média do evento, conseguindo 17.50 dos 20 pontos possíveis. Na bateria decisiva o potiguar não encontrou as ondas certas e somou apenas notas fracas para ficar com a quarta colocação e trocar de posição no ranking com Edvan Silva. Depois desta etapa, Edvan é o líder do ANS Pro Tour e da Tríplice Coroa e Jhones o vice do ANS e terceiro da Tríplice.

Os cearenses Felipe Martins e Gutembergue Silva, que estreou este ano como profissional, deram adeus ao PSN Pro quando ficaram em terceiro nas semifinais. A dupla apresentou desempenho notável e finalizou o evento na quinta colocação mostrando um surf competição afiado.

Ulisses Meira e Bernardo Lopes também se despediram do evento na semi. Meira pegou as boas e soltou pancadas agressivas no crítico da onda para avançar, mas na penúltima fase não conseguiu reagir a seus adversários ficando em sétimo na Tiririca.

Bino, atual vice-campeão do circuito, não conseguiu repetir o feito do ano passado, quando além de vencer a competição também foi coroado Rei do Nordeste. O atleta passou por seus adversários nas rodadas anteriores com atuação invejável e sem ser incomodado, mas não teve a mesma sorte na semifinal e ficou com a sétima posição.

Jhon Max (RN) vencedor da etapa de abertura do circuito 2011 que até então liderava o ranking da Tríplice Coroa foi barrado nas oitavas-de-final, agora ele é o terceiro no Tour e detém o segundo melhor resultado nas etapas que valem a cobiçada passagem para o Hawaii, ofertada ao Rei do Nordeste 2011.

Itim Silva acabou foi eliminado no terceiro round, mas faturou o prêmio de R$ 1 mil no Pena Air Show.

Resultado do Pena Nordeste Pro 2011

1 Edvan Silva (CE)
2 Bruno Galini (BA)
3 Alandreson Martins (BA) - 11.33pts
4 Alan Jones (RN)
5 Felipe Martins (CE)
5 Gutembergue Silva (CE)
7 Ulisses Meira (PB)
7 Bino Lopes (BA)

Ranking do Circuito Nordestino 2011 depois de sete etapas

1 Edvan Silva (CE) - 7.760 pontos
2 Alan Jones (RN) - 7.420
3 John Max (RN) - 6.360
4 Bino Lopes (BA) - 6.050
5 Bruno Galini (BA) - 5.740
6 Felipe Martins (CE) - 5.690
7 Antônio Eudes (CE) - 5.540
8 Gutemberg Silva (CE) - 5.260
9 Arthur Silva (CE) - 5.250
10 Michel Roque (CE) - 5.140
11 Isaias Silva (CE) - 5.130
12 César Aguiar (PE) - 4.930

Ranking da Tríplice Coroa Pena 2011 depois de duas etapas

1 Edvan Silva (CE) – 3.000
2 Jhon Max (RN) - 2.800
3 Alan Jones (RN) - 2.680
4 Bruno Galini (BA) -2.620
4 Bino Lopes (BA) – 2.570
6 Artur Silva (CE) - 2.520


Nenhum comentário:

Postar um comentário