segunda-feira, 27 de junho de 2011

Brasil Tour - Filipinho derruba tops.

Autor: SurfPE - Por: Lucas Conejero - 27/06/11 - 13:56 - link fonte:

Pódio da categoria Masculino da etapa de abertura do Brasil Tour 2011. Foto: Rick Werneck.

Com direito a nota 10 unânime na bateria final, Filipe Toledo, 16, faturou a etapa de abertura do Circuito Petrobras nas Ondas, válida pelo Brasil Tour 2011 e encerrada no começo da tarde deste domingo na praia de Pitangueiras, Guarujá (SP).

Em seu primeiro evento como profissional, o ubatubense deu dura em vários tops do circuito nacional. No confronto decisivo, surfou como gente grande e derrotou o pernambucano Luel Felipe de maneira incontestável.

Filipe Toledo é campeão da primeira prova que disputa como profissional. Foto: Rick Werneck.

“Estou muito feliz mesmo. Vim correr o evento sem nenhuma pressão e deu tudo certo. Agora é manter a pegada e ir em busca de outros títulos”, vibra o atual campeão do Quiksilver ISA Junior, que está temporariamente sem patrocínio. “Meu pai vai estudar as propostas e escolher qual a melhor”, comenta o filho do bicampeão brasileiro Ricardo Toledo.

O dia começou com as disputas das quartas-de-final. Na primeira bateria, Filipe Toledo manteve o ritmo da última sexta-feira e despachou o paraibano Ulisses Meira por uma pequena diferença (9.80 a 9.17).

No segundo confronto, foram para água os pernambucanos Halley Batista e Alan Donato. O Cometa não deu chances ao conterrâneo e avançou com placar elástico (15.17 a 8.37).

Na terceira bateria, foi a vez de Ricardo Ferreira, surfista de Praia Grande (SP), mostrar a que veio e literalmente escovar o cearense Michel Roque (12.10 a 4.50).

No último embate das quartas, o paulista Junior Faria encarou o pernambucano Luel Felipe. Os dois duelaram pela vaga até os últimos segundos e quem se deu bem foi o nordestino (12.30 a 11.07).

Marcada pelo alto nível técnico, a primeira bateria das semifinais levantou o público presente. Principais destaque do evento, Filipe Toledo e Halley Batista arrancaram dos juízes vários high scores ao atacarem as ondas com rasgadas e aéreos irretocáveis. Melhor para o jovem ubatubense, que chegou à final no primeiro torneio profissional de sua carreira.

“Já estava amarradão em fazer a semifinal. Durante a bateria, senti que dava para vencer e fui com tudo. Agora é dar o último gás e buscar o caneco”, comentou Toledo logo depois da vitória.

O segundo surfista classificado para a final veio de um confronto mais morno. Luel Felipe, outro que fez bonito em Pitangueiras, deu sorte na hora de escolher as ondas e eliminou Ricardo Ferreira, que também surfou muito bem em todas as fases do evento. “Assisti as baterias do Filipinho, o moleque está cada vez mais insano. Seja como for, vou para a final com muita vontade e fé em Deus,” disse Luel, poucos minutos antes de cair na água.

Masculino Iniciantes Na categoria que visa incentivar a formação de novos talentos no surf nacional, o guarujaense Eduardo Mota, 9, subiu ao degrau mais alto do pódio. Em segundo lugar ficou o ubatubense Davi Toledo, irmão de Filipinho, seguido de Igor Santana e Nicolas Germano, ambos do Guarujá.

A segunda e última etapa do Brasil Tour 2011 acontece entre os dias 21 e 25 de setembro no Arpoador, Rio de Janeiro (RJ).

Resultados da primeira etapa do Brasil Tour 2011

Masculino
1 Filipe Toledo (SP)
2 Luel Felipe (PE)
3 Halley Batista (PE)
3 Ricardo Ferreira (SP)
5 Ulisses Meira (PB)
5 Alan Donato (PE)
5 Michel Roque (CE)
5 Junior Faria (SP)
9 Jano Belo (PB)
9 Alex Ribeiro (SP)
9 Magno Pacheco (SP)
9 Jessé Mendes (SP)

Feminino
1 Diana Cristina (PB)
2 Suelen Naraisa (SP)
3 usan Leal (SC)
4 Juliana Meneghel (SP)
5 Claudia Goncalves (SP)
5 Marina Werneck (SC)
7 Monik Santos (PE)
7 Camila Cassia (SP)
9 Jéssica Bianca (PR)
9 Natalie Paola (SP)
9 Tais de Almeida (RJ)
9 Luana Coutinho (SP)


Nenhum comentário:

Postar um comentário