quinta-feira, 9 de junho de 2011

Andy Irons - Família divulga autópsia.

Autor: SurfPE - Por Jake Howard - 09/06/11 - 15:12 - link fonte:

Doença cardíaca e uso de drogas são as prováveis causas da morte de Andy Irons. Foto: Bruno Lemos / Lemosimages.com.

Seis meses depois da morte do tricampeão mundial Andy Irons, a autópsia final e o relatório de toxicologia foram arquivados com o escritório do promotor distrital do condado de Tarrant, em Forth Worth, Texas (EUA).

Irons foi encontrado morto em 2 de novembro de 2010, num quarto de hotel do aeroporto de Dallas, mas a liberação de seus resultados da autópsia foi adiada por duas vezes nos últimos meses.

Os resultados não seriam divulgados até 20 de junho, mas o New York Times obteve uma cópia dos resultados e o relatório coincidiu com uma declaração pública emitida na última quarta-feira, pela família Irons.

O comunicado explica que duas avaliações independentes dos resultados permitiram concluir duas causas prováveis da morte de Irons: doença cardíaca e uso de drogas.

Dr. Vicente Di Maio, um patologista de San Antonio com base forense, consultado e contratado pela família, afirma: "Este é um caso muito simples. Irons morreu de um ataque cardíaco devido ao foco coronário, ou seja, aterosclerose grave, endurecimento das artérias. Ele tinha uma placa aterosclerótica, produzindo de 70 a 80 por cento de sua artéria coronária descendente anterior. Este estreitamento é muito grave. Uma placa dessa gravidade, localizada na artéria coronária descendente anterior, é comumente associada com morte súbita".

Mas, os meses seguintes à morte de Irons, alimentaram a especulação de um artigo da revista Outside, que expôs o segredo: uso de drogas. Essa especulação, segundo parece, não era infundada. Examinador-chefe do Tarrant County, Nizam Peerwani, MD, enumera uma segunda causa de morte por "intoxicação aguda de ingestão mista".

Foram encontrados Alprazolam (Xanax) e metadona no sistema de Irons, bem como a benzoilecgonina, que o Ph.D Gary H. Wimbish, toxicologista forense consultado pela família, descreve como um bi-produto da cocaína.
Irons foi acusado de ter saído em Miami, durante uma parada entre Porto Rico e Texas, e Wimbish verifica que o nível de benzoilecgonina encontrado no sistema de Irons "é consistente com o uso de cocaína em cerca de 30 horas antes de sua morte".

Por orientação médica, Irons utilizava Xanax e Zolpidem para tratar ansiedade e insônia. Também foi diagnosticado transtorno bipolar, e com cinco anos contraiu febre tifóide, que podem ter danificado seu coração.

Antes de sua morte, Irons foi vítima de graves sintomas de gripe, e no Rip Curl Search em Porto Rico ele se retirou da competição sem nem entrar na água.

Di Maio revela que os níveis de drogas encontradas no sistema Irons eram altos o suficiente para matá-lo.

"Como não somos médicos, não temos outra escolha senão aceitar que dois patologistas respeitados chegaram a conclusões diferentes sobre uma causa secundária que contribuíram para a morte", divulgou a família Irons em nota enviada à imprensa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário