segunda-feira, 4 de abril de 2011

Quiksilver Pro Junior Machado brilha em Itajaí (SC)


Gustavo Machado vence Quiksilver Pro Junior de forma emocionante e à noite na praia do Atalaia. Foto: Caio Guedes / Revista Solto.

De forma emocionante, o catarinense Gustavo Machado, 18, faturou o título do Quiksilver Pro Junior 2011, encerrado na noite deste sábado na praia do Atalaia, Itajaí (SC).


Revelação do pico, Machado derrotou o paulista Deivid Silva pelo apertado placar de 11.54 a 11.50 na decisão. Pela primeira vez na história um evento organizado pela ASP South America foi decidido no período noturno.

A decisão de realizar as finais do Quiksilver Pro Junior à noite só foi possível graças à iluminação artificial que existe no famoso point break de esquerdas.

Machado abusou das potentes pauladas de backside durante todo o evento e na final não foi diferente. Em séries demoradas de até 1 metro, o atleta completou boas rasgadas e venceu com notas 5.87 e 5.67.

Deivid tentou dar o troco no último minuto em uma onda que parecia salvadora. O atleta detonou a vala com três fortes pancadas de frontside e conseguiu nota 6.67 quando precisava de 6.71 para virar o placar.

"Não posso acreditar, é muita emoção. Foi o melhor dia da minha vida. Batalhei muito para estar aqui e adoro este lugar e estas pessoas. Agora só falta um patrocínio", comemora Machado, que na última sexta-feira chegou a cortar o pé enquanto saía do mar pelas pedras.

Ovacionado por centenas de torcedores nas areias do Atalaia, Gustavo Machado larga na frente no ranking sul-americano sub-20 e leva para casa o cheque de US$ 3 mil.

Já Deivid Silva, visivelmente abalado com a derrota, soma 563 pontos no ranking e leva US$ 2 mil. O atleta parecia não acreditar que havia perdido por apenas 0.04 pontos de diferença, já que foi um dos grandes destaques do evento e demonstrou muita categoria de frontside nas esquerdas do Atalaia.

"Foi meu primeiro Pro Junior e chegar em uma final já é um grande resultado. Mas não virei por muito pouco, não sei o que aconteceu", lamenta Deivid.

Os catarinenses João Paulo Abreu e Victor Drews também apresentaram um bom surf, mas acabaram eliminados na semifinal. Drews, local da vizinha praia de Balneário Camboriú, perdeu para Deivid Silva na semifinal, mas agradou a todos com manobras afiadas de backside.

"Gostei bastante do meu resultado. Fiquei mais de um ano sem competir e acabou surgindo esta oportunidade. Meu pai me ajudou na inscrição e queria muito chegar à final, mas não deu. Vou batalhar para conseguir patrocínio e competir as próximas etapas da seletiva", diz Drews.

O circuito sul-americano sub-20 classifica quatro atletas para o Mundial da categoria. São quatro etapas previstas para esta temporada e a próxima deve acontecer entre os dias 12 e 14 de agosto na praia da Ferrugem, Garopaba (SC).

Resultado do Quiksilver Pro Junior 2011
1 Gustavo Machado (Bra)
2 Deivid Silva (Bra)
3 João Paulo Abreu (Bra)
3 Victor Drews (Bra)
5 Filipe Toledo (Bra)
5 Pedro Husadel (Bra)
5 Thiago Guimarães (Bra)
5 Ian Gouveia (Bra)

Ranking Sub-20 da ASP South America depois de uma etapa
1 Gustavo Machado (Bra) - 750 pontos
2 Deivid Silva (Bra) - 563
3 João Paulo Abreu (Bra) - 422
3 Victor Drews (Bra) - 422
5 Filipe Toledo (Bra) - 316
5 Pedro Husadel (Bra) - 316
5 Thiago Guimarães (Bra) - 316
5 Ian Gouveia (Bra) - 316


Nenhum comentário:

Postar um comentário