quinta-feira, 17 de março de 2011

Sion Milosky - Mavs faz segunda vítima.

Autor: SurfPE - Por: Marcelo Ulysséa - 17/03/11 - 18:46 - link fonte:

Expert em Pipeline, o havaiano perde a vida na Califórnia. Foto: Buno Lemos / Lemosimages.com.

Depois de 17 anos do acidente que matou Mark Foo afogado em dezembro de 1994, Mavericks se reafirma como uma das mais perigosas e mortais ondas do planeta, ao levar para o outro lado Sion Milosky, surfista havaiano de 35 anos.

Ele estava surfando Mavericks e realmente rompeu os limites em um daqueles dias perigosos, nos quais os mais experientes locais ficam cautelosos por conhecer o risco quando o swell tem influência de Oeste e forma uma sessão perigosíssima que tende a fechar uma longa parte da onda de quem dropa no pico normal.

Fora a direção do swell, a maré extremamente baixa e o vento forte que soprava aumentavam ainda mais o perigo de uma das mais pesadas ondas da atualidade.

Sion já tinha pego seis das maiores ondas do dia. Na última ele conseguiu completar o drop, fez um bottom turn forte e na subida para encaixar no trilho foi atingido pelo lip de toneladas que despencava de aproximadamente 7 metros de face.

Ele não retornou à superfície antes da próxima onda e as pessoas que viram acabaram não dando muita atenção. O tempo foi passando até que Nathan Fletcher resolveu depois de algum tempo procurar por ele, encontrando-o a cerca de um quilômetro no interior da laguna, próximo ao molhe que protege o porto de Pillar Point.

Bombeiros tentam reanimar Sion Milosky com desfibrilador em Mavericks. Foto: Marcelo Ulysséa.

Seu corpo estava de face para o fundo e Nathan o levou imediatamente para a pequena praia ao lado do molhe, onde os bombeiros foram chamados enquanto a massagem cardíaca era aplicada. Foram cerca de 600 compressões até os paramédicos chegarem ao local e aplicarem o desfibrilador, além das injeções intravenosas, mas infelizmente devido ao longo tempo decorrido Sion veio a falecer.

Fica evidente a necessidade de uma equipe do Mavericks Water Patrol permanentemente para cuidar dos resgates quando o mar sobe em Mavericks, que na maioria dos invernos apresenta uma média de mais de 60 dias com ondas gigantes.

O californiano Grant Washburn decidiu surfar no mesmo dia e teve dois leashes arrebentados, passou pelo meio das pedras, o que é arriscadíssimo em Mavericks, e achou melhor não voltar para o pico depois do susto. Ele afirma que a condição era realmente adversa e que Sion já havia feito milagre ao surfar algumas das maiores e mais perigosas ondas do dia.

Ele sabia que se acontecesse algo com alguém obviamente seria com um dos quatro ou talvez cinco surfistas que se arriscavam mais em drops impossíveis e faces balançadas, cheias de bumps.

Infelizmente Sion Milosky não está mais entre nós com seu corpo físico, mas temos a esperança de que um dia nos reencontraremos todos do outro lado. Nossos sentimentos à família, que chega hoje do Hawaii. Paz, força e muita luz no caminho que continuamos todos tendo que trilhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário