terça-feira, 15 de março de 2011

Rotator Surf na Baia da Traição é decisão do Mix Paraibano.

Autor: SurfPE - por: Chico Padilha - 15/03/11 - 10:09.

Emanuel de Sousa Rotator de Surf Barra de Camaratuba, Mataraca PB - Foto: Carlos Abelaira.


Vice, domingo em Saquarema, Rio de Janeiro, em primeira de duas etapas classificatórias a evento 2012 na Austrália, o paraibano Elivelton Santos tem outro motivo para comemorar.

Confirmada a realização, dias 26 e 27 próximos, do decisivo Rotator Surf de 1300 pontos aos vencedores na sua praia de treinos, a do Forte, em Baia da Traição, Elivelton já é tricampeão estadual Iniciante e Mirim por antecipação, pois nelas não poderá mais ser alcançado pelos irmãos Joanderson Pereira, na Sub-14 (Iniciante), nem José Francisco Fininho, na Sub-16 (Mirim).
Open e Júnior acirrada

O Rotator Surf terá transmissão ao vivo pelo www.surfcore.com.br e será também “Taça Revista MQA” não faltando nele disputas pelas quatro pranchas e seis blocos e chances aos dez títulos da etapa que vai da Iniciantes à Grand Master.

José Francisco, o Fininho, com duas vitórias seguidas fora de Cabedelo conquistou a vantagem do descarte na Júnior, e assim passou a favorito mesmo Elivelton tendo vencido ao Surf Escola e Nordestino em pequenas ondas de Cabedelo, na grande João Pessoa.

Na Open, que também oferece pranchas e possui versão masculina e feminina, a disputa para os de qualquer idade tem como líder o potiguar e atual campeão Emanuel de Sousa, que acumula de anos de surf mais do que a idade de Fininho, campeão do Rotator anterior e que descarta na Open a não participação em uma etapa, enquanto que o líder Emanuel buscará trocar ao nono lugar do mesmo evento, o regional na Paraíba.

A disputa Open entre Emanuel e Fininho, pode levar à definição do campeão geral até a última bateria do Rotator Surf no próximo dia 27 nas ondas da Praia do Forte, de Baia da Traição.

No Feminino situação mais tranquila para Yorrana Borges, que conhece bastante às ondas da Praia do Forte e vem de uma vitória apertada em cima da norteriograndense Alessandra Ramos, a maior adversária agora e que deve voltar a Paraíba ao lado de outros, e outras, potiguares.

Tradição

A Baia da Traição, na mesma Praia do Forte, foi palco do primeiro evento de surf na Paraíba há trinta e cinco anos.

E quase dez anos após, em 1985, nas comemorações do Quarto Centenário da Paraíba, a cidade também foi palco da primeira vitória fora de João Pessoa de Fábio Gouveia, que na Praia do Forte também venceu em 1987 rumo a se tornar campeão brasileiro na mesma temporada e mundial um ano depois.

Muitos dos talentos do surf paraibano hoje são oriundos da Baia da Traição e a trilha dos pioneiros em títulos é seguida por muitos que treinam nas praias da cidade que sempre bem recebe a “tribo do surf”, tendo ela ondas para todos os níveis, de aprendizes a campeão brasileiro, caso da dupla baiense Tininha e Elivelton.

Talentos

Elivelton Santos, fiel as raízes de índio potiguara, já se apresentou inúmeras vezes como integrante do grupo de dança nativa “Toré Forte”, que tem modesta sede na mesma praia onde ele treina e mora, a do Forte, primeira da reserva indígena dos acolhedores índios paraibanos.

Outro talento, este há alguns anos saído de situação de risco, é o atual campeão Júnior paraibano José Francisco, o Fininho, é maior nome da nova geração de Cabedelo, cidade onde treina, estuda e recebe apoio da ONG Guajirú, que além do viés ambiental tem a Escolinha do Surfista da Tia Lenira, de reforço educacional e onde frequentam outros candidatos a futuros campeões.

Outro talento da Baia da Traição, é Samuel Igo, vencedor ano passado de três etapas seguidas (descartou segundo lugar) no difícil circuito Sub-18 do Rio de Janeiro, a principal cidade-surf brasileira.

Samuel, disputou a abertura do Surf Profissional Fluminense, mas ainda não estreou em competição Júnior 2011, no entanto Fininho já o fez, em Janeiro no Ceará, quando venceu à etapa inaugural do Nordestino, enquanto Elivelton faturava a Mirim.

Esses talentos paraibanos estão entre os mais aguardados para a etapa Rotator Surf do Mix FM que a Baia da Traição recebe no último fim de semana deste mês decidindo o Estadual da PBSurf e mantendo uma tradição que exige, e tem, renovação, e muitos podem surpreender favoritos de todas as categorias, nesta que será afinal a decisão do Estadual, cuja edição 2011, garante a PBSurf, começa ainda neste primeiro semestre.

“Rotator Surf/ Taça Revista MQA” na Praia do Forte, Baia da Traição, Paraíba, será etapa final de 1300 pontos do Paraibano de Surf Amador 2010, com inscrição na 33 Graus Surf Shop, Rua Treze de Maio em frente a AETC-JP, patrocínio Governo da Paraíba, Prefeitura Municipal da Baia da Traição, Pranchas Cutback e Sargaço Surfboards com blocos Teccel, Norfil e Ice Cola Dore com incentivos Programa Faz Esporte - Lei nº 8.472/08, da Secretaria de Estado da Juventude Esporte e Lazer do Estado.

Apoio terra Livre, Loja Maresia Nina, Ong Guajirú, Mona-Vie e Pousada das Ocas, com divulgação Mix FM João Pessoa e Moçada Que Agita, sendo realização com homologação da Federação Paraibana de Surf (PBSurf) de telefone 83 8837-3301, e tendo as categorias Iniciante, Mirim, Júnior, Open (Qualquer idade) Masculino, Open Feminino, Sênior, Master, Grand Master, Longboard (Pranchão) Open e Longboard Estreante .


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário