terça-feira, 15 de março de 2011

Rip Curl Grom Search - Filipinho vence na superação

Autor: SurfPE - Por: Alexandre Versiani - 15/03/11 - 10:20 - link fonte:

Filipe Toledo vence abertura do Rip Curl Grom Search com grande desempenho em Saquarema. Foto: Pedro Monteiro.


Com direito a costela fissurada e nota 10 unânime na semifinal, o ubatubense Filipe Toledo sagrou-se campeão Mirim da primeira etapa do Circuito Rip Curl Grom Search 2011, encerrada neste domingo na praia de Itaúna, Saquarema (RJ).

Em condições pesadas no pico, com ondas de 1,5 metros e forte correnteza, Filipinho apresentou o melhor desempenho entre os atletas de até 16 anos desde a primeira fase da categoria.

Com o resultado, o paulista larga na frente na corrida por uma vaga na final mundial do evento, que acontece em abril de 2012 na Austrália.
O título foi confirmado depois da vitória contra Elivelton Santos (2º), Wesley Santos (3º) e Deivid Silva (4º) em uma decisão com altas ondas. Deivid Silva foi quem largou na frente, com 7.75 pontos em uma esquerda interminável de frontside.

O paraibano Elivelton Santos mostrou que não estava de brincadeira e dropou outro paredão para a esquerda com direito a floater e batidas para conquistar 6.25 e assumir a segunda colocação.

Mas Filipe Toledo estava inspirado. O surfista encontrou uma ótima direita, jogou muita água com fortes pancadas de frontside e finalizou a onda com uma batida na junção power de Itaúna. Os juízes avaliaram sua onda em 9.25 pontos e ele fechou o placar com outra boa direita de 8.25, no maior somatório de todo o evento.

Wesley Santos ainda tentou reagir de frontside nas direitas que brilharam durante todo o campeonato, mas com o somatório de 11.35 terminou na terceira posição. Elivelton Santos ficou em segundo com 12.00 pontos e Deivid Silva foi o quarto com 8.55.

"Estou muito feliz. Sei que ainda faltam muitas coisas para evoluir, mas hoje posso dizer que tenho um surf de linha e um surf de aéreos também. Deu altas ondas, vim competir o Brasileiro Amador aqui em 2009, mas desta vez acho que estava mais perfeito", comemora Filipe.

Para ser campeão, o atleta teve que superar os próprios limites em Saquarema. No último sábado, depois de um aéreo mal executado durante as oitavas-de-final, ele bateu as costas na areia e sofreu uma fissura na oitava vértebra da costela. Muito abalado, chegou a dizer que não continuaria na prova para não agravar a lesão.

"O médico falou que não poderia mais correr e até chorei lá no hospital. Liguei para o meu pai e ele me mandou descansar. Ainda lembrou do Anderson Silva (lutador de MMA), que foi campeão mundial com uma costela quebrada e é um cara guerreiro. Botei isso na cabeça e deu certo. Queria muito agradecer a ele e a todos que torceram por mim", desabafa Filipe.

Neste domingo, a estrela do campeão brilhou primeiro nas quartas-de-final. Na primeira bateria do dia, quando o mar apresentava ondas de até 2 metros, Filipinho botou para baixo em uma potente direita e pulou da terceira para a primeira posição faltando 30 segundos de bateria.

Depois as dores não voltaram mais a incomodar o ubatubense. Na semifinal contra Deivid Silva, Yago Dora e Pedro Neves, Filipe Toledo espancou uma esquerda da série com muita precisão de backside e só foi parar fora da área de competição. A sequência impressionante de manobras rendeu nota 10 unânime dos juízes, a única de todo o evento.

O paraibano Elivelton Santos, segundo colocado, também exibiu um surf de linha e continua na briga pelo título do Rip Curl Grom Search, que tem a segunda e decisiva etapa nos dias 26 e 27 de março em Itamambuca, Ubatuba (SP).
"Vim de avião da Paraíba, a viagem foi longa e só de fazer final aqui no Rio de Janeiro já é demais. Agora é treinar forte para levar a segunda etapa e conquistar o título", afirma Elivelton.

Carol Fernandes demonstra personalidade em ondas grandes e vence entre as meninas. Foto: Pedro Monteiro.

Na Feminino (sub-16), categoria que também premia a campeã com uma passagem para a final na Austrália, a carioca Carol Fernandes exibiu personalidade e foi uma das poucas atletas que conseguiu soltar o pé nas pesadas ondas de Itaúna.

Irmã do ex-top da elite mundial Pedro Henrique e local de Saquarema, Carol provou que conhece os atalhos do pico e dominou a bateria decisiva do início ao fim.

A atleta começou na frente em uma boa esquerda de backside (6.00 pontos) e depois só administrou o resultado com o somatório de 8.35. Dominik Pupo terminou em segundo com 5.40 pontos, Wendy Guimarães em terceiro com 3.85 e Karol Ribeiro foi a quarta com 1.50.

"Surfo aqui todos os dias e conheço bem as ondas. Treinei desde o começo do ano para este evento. Com muita dedicação estava na água sempre cedinho e acho que isso fez a diferença", afirma a campeã.

"Faço um treino funcional toda terça e quinta com o Roberto Jacaré. Além disso, meu irmão me ajuda pra caramba com dicas, toques e hoje conversou como estava o mar. Ele falou que as séries estavam demorando um pouco, então abri logo a bateria com uma onda boa para não ficar afobada no final. Deu certo", revela Carol.

Na Iniciantes (sub-14), a final foi 100% paulista entre Igor Moraes, Alexsandro Santos, Victor Bernardo e Herbert Moreno. Melhor para Alexsandro Santos, muito feliz na escolha das ondas. O ubatubense encontrou uma direita limpa, mandou três batidas de frontside e levou nota 9.00 dos juízes.

"Fiquei esperando as melhores ondas e desde cedo estava de olho nesta direita. Ela abriu bastante e tive a felicidade de soltar as manobras", comemora Santos.

Igor Moraes, atual campeão do Circuito na categoria, tentou reagir com uma boa esquerda no final, mas terminou em segundo por apenas 0.10 pontos de diferença. Victor Bernardo terminou em terceiro e Herbert Moreno em quarto.

A disputa da Grommets (sub-12) foi um verdadeiro teste de resistência para a molecada, que teve muita dificuldade para surfar as grandes ondas e superar a correnteza de Itaúna. O vencedor foi João Vitor Chumbinho, que garantiu a vitória depois de radicalizar em uma direita de frontside e cair da onda em um verdadeiro buraco no inside do pico.

"Altas ondas, ganhar o Rip Curl Grom Search é animal. Um campeonato difícil, forte e com muita pressão. Fiz somente o arroz e feijão para passar as baterias e acabei campeão", festeja o surfista de apenas 10 anos.

Tag Team Outro destaque no domingo foi a disputa por equipes Tag Team 900 Graus. Participaram da brincadeira atletas dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, além da cidade de Saquarema.

A bateria teve julgamento virtual, com internautas dando notas pela transmissão ao vivo na internet. O time do Rio, formado Pedro Meireles, Lucas Paes e pelos irmãos Theo e Yuri Fresia levou o primeiro lugar. Saquarema terminou em segundo e os paulistas ficaram em terceiro.

A próxima etapa do Circuito Rip Curl Grom Search 2011 acontece nos dias 26 e 27 de março em Itamambuca, Ubatuba (SP).

Resultados da primeira etapa do Rip Curl Grom Search 2011

Mirim
1 Filipe Toledo (SP)
2 Elivelton Santos (PB)
3 Wesley Santos (SP)
4 Deivid Silva (SP)

Feminino
1 Carol Fernandes
2 Dominik Pupo
3 Wendy Guimarães
4 Karol Ribeiro

Iniciantes
1 Alexsandro Santos
2 Igor Moraes
3 Victor Bernardo
4 Herbert Moreno

Grommets
1 João Vitor Chumbinho
2 Samuel Pupo
3 Daniel Templar
4 Kim Matheus

Tag Team
1 Rio de Janeiro
2 Saquarema
3 São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário