quinta-feira, 24 de março de 2011

História do Surf no RS em festa com Madeirite Trópico.







Confraternização e alegria na praia da Guarita em Torres.

Chegou a hora. Está tudo pronto para o Madeirite Trópico, uma grande confraternização de Surf, que será realizado neste final de semana (26 e 27/03), na praia da Guarita, em Torres.

O evento fará o resgate da história do esporte dos deuses polinésios no estado, reeditando as baterias do primeiro campeonato Gaúcho de Surf, em 1968, passeando até o final dos anos 80.

Estão confirmadas algumas das maiores legendas do surf no Rio Grande do Sul. Atletas que marcaram época nos anos 60, 70 e 80 surfarão como fizeram no passado, utilizando pranchas de época que passam pela madeirite monoquilha, minimodel de fibra, bi-quilhas fish até a Trusther de Simon Anderson, um verdadeiro ícone dos anos 80. Será um verdadeiro desfile de raridades.

Marco Antonio Silva com Jorge Gerdau Johannpeter e Roberto Bins em 1968 - Acervo Caldas Júnior.

Nomes como Jorge Gerdau Johannpeter, Klaus Johannpeter, Roberto Bins, Marco Antonio Silva – que foi o primeiro campeão gaúcho de Surf em 1968, João “Johnny B. Good” Magalhães, Manoel “Maneca” Tostes, Marcelo “Massa” Obino, Paulo “Tupi” Tupinambá, Paulo Sefton, Eduardo “Dado” Kuhn, Caio Chaves Barcellos, Roberta Borges – primeira Campeã Brasileira de Surf, Gerson “Pilão” Vignoli Perrenoud, Felipe Silveira – CEO da Rip Curl na América do Sul, Marco Aurélio Raymundo “Morongo – criador e proprietário da Mormaii, Eduardo “Dado” Bier, André Bier Johannpeter – CEO do grupo Gerdau, dentre tantos outros que hoje, além do amor pelo surf, são destaques em suas carreiras profissionais, contrariando a imagem de que os surfistas seriam errantes sem futuro.
Primeiro Campeonato Gaúcho de Surf em 1968 - Acervo Histórico Caldas Júnior - foto: Divulgação/Madeirite tropico.

O Madeirite Trópico será uma grande celebração da cultura de beira de praia, com autênticos representantes do movimento flower Power, new wave, grunge, rock, e muito mais. O evento será embalado por clássicos da música mundial que marcaram gerações, como The Beach Boys, Bob Dylan, Eric Clapton, The Cure, The Australian Crow, INXSS, Sublime, e vários outros “venenos”.

Para não deixar ninguém de fora, será realizada a Travessia Madeirite Trópico de StandUp, partindo do Molhes até a Guarita. A proposta é que os atletas, acompanhados do Corpo de Bombeiros e da Associação Gaúcha de Town In, partam na remada costeado a orla de Torres até o desembarque na Guarita.

Onde o Madeirite Trópico será realizado. Não será restringido o uso de pranchas de surf (pranchinhas), o objetivo é que todos cheguem juntos, caracterizando uma grande confraternização, em que todos são campeões. Para participar basta chegar na praia dos Molhes às 8h30.

O sábado a noite promete ser única. Será realizada a festa de entrega do Troféu Pioneiros, além da premiação do circuito Gaúcho de Surf de 2010. Na ocasião o DJ, comunicador e surfista, Ki Fornari, tocará a melhor seleção do surf music dos anos 70 e 80. Após, a Second Hand Sublime fará o tradicional tributo a banda Sublime, que marcou gerações.

Será servido coquetel livre, com espumante Casa Perini, cerveja Dado Bier e as delícias da Croasonho até as 23h. Os ingressos para não ficar de fora deste marco histórico já podem ser adquiridos nas lojas Trópico.

Durante a festa, haverá ainda o sorteio de uma passagem para o Hawaii (SP/HI/SP), entre todos os presentes na festa.

Outras informações sobre o Madeirite Trópico podem ser conferidas direto no site oficial do evento www.madeiritetropico.com.br.

Ali você poderá contar as duas histórias no Museu Virtual Madeirite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário