domingo, 6 de fevereiro de 2011

Pena Pro Nordeste - Jhon Max fatura etapa inaugural.

Autor: SurfPE - por: Comunicando surf - 06/02/11 - 23:48.

Finalistas do Pena Pro Nordeste em Paracuru Foto: Jocildo Andrade.

Assim como no sábado, o domingo decisivo do Pena Pro Nordeste em Paracuru, etapa inaugural do ANS Pro Tour 2011, foi marcado por apresentações extraordinárias e disputas de tirar o fôlego.

As ondas do fundo de pedra do Ronco do Mar reagiram após a pausa do evento na maré seca. E na final, apesar do mar ter baixado em relação aos dias anteriores a onda continuou abrindo bastante e com uma boa formação.

Na grande final os atletas tiveram certa dificuldade para encontrar as boas, as séries demoravam para entrar e os competidores só conseguiram surfar após aproximadamente 5 minutos do início.

Alan Jhones foi o primeiro a subir na prancha, porém a onda muito fraca lhe proporcionou nota irrelevante. Jhones saiu pegando tudo que aparecia e correu bravamente atrás do prejuízo, mas caiu muito e não conseguiu mostrar seu alto nível de surf, ficando com a quarta colocação na etapa.

Muito diferente da quarta fase da prova, quando o potiguar, instigado, surfou como se estivesse em casa, passeou sobre as ondas do Ronco do Mar com muito estilo, arrancou a segunda nota 10 da competição, já que a primeira pertencia a seu conterrâneo Jhon Max, e somou 18.67 dos 20 pontos possíveis.

A onda que lhe rendeu a nota máxima foi uma da série aonde mandou dois extensos floaters, várias rasgadas puxando para dentro, finalizando com uma rabetada perfeita na junção.

“Na final não tive muita oportunidade de onda. O Arthur e o Jhon tiveram mais paciência e pegaram as melhores. Mesmo assim estou muito feliz por mais esta vitória aqui em Paracuru”, falou Jhones.

Bernardo Lopes (BA), vice-campeão em 2010 que faturou o título de Rei do Nordeste no mesmo ano, também não foi feliz na final. Pegou apenas três ondas e ficou com a terceira colocação. Na semi, Bino conseguiu a vaga para o último embate após virar em cima do pernambucano Alan Donato que surfou muito e abriu com um high score (8.67), mas não conseguiu uma segunda onda de expressão e foi vencido pelo baiano.

Arthur Silva (CE) foi a grata surpresa da competição. O jovem local da Praia do Futuro foi incansável nas baterias que disputou, apresentou linha de surf, radicalidade, muito talento e preparo físico, mostrando que chega ao grupo dos profissionais disposto a dar trabalho.

Tanto nas quartas e quanto na semi ele venceu as baterias surfando de forma criteriosa e arrojada. Na final não foi diferente, encontrou uma onda nervosa e abriu muito bem, mandou várias manobras com agressividade no crítico da onda e arrancou 8.33 dos árbitros, na sua segunda registrou 4.50 e não teve mais tempo para virar o jogo. Porém não foi páreo para o potiguar Jhon Max que esteve impossível no Ronco do Mar.

Arthur foi o segundo colocado na etapa e embolsou pelo primeiro pódio como profissional a quantia de 5 mil reais.

“Estou extremamente feliz, desde sábado venho treinando forte e Graças a Deus consegui este resultado. Estou sem palavras. Para o meu primeiro evento como profissional não poderia ser melhor este resultado. Vou para Noronha em busca de mais pontos para quem sabe, conseguir neste primeiro ano a vaga para o BSP. Obrigada aos meus patrocinadores por acreditarem em mim”, contou emocionado Arthur Silva.

Jhon Max desde as quartas-de-final junto com o conterrâneo Alan Jhones protagonizou baterias extraordinárias não dando chances para seus adversários. Nas quartas a dupla barrou os cearenses André Silva e Edvan Silva e na semi deixaram para trás Adilton Mariano e Marco Fernandez que na terceira fase da prova registraram alguns dos high scores do evento, 9 e 8.50 respectivamente, e despacharam o campeão de 2010 Bruno Galini.

O local de Ponta Negra, atuou de forma impressionante para vencer a primeira etapa do ANS Pro Tour. Ele que pegou apenas quatro ondas e abriu sua contagem com 6.83 seguido de 7.70, trocando em seguida por um 9.50, uma da série que iniciou invertendo tudo com uma manobra muito grande atacando a junção com precisão e finalizando na areia.

Nos minutos finais ainda pegou outra descolando 8.53, totalizando 18.03 dos 20 pontos possíveis, quase batendo seu próprio recorde que foi de 18.50 na terceira fase. Com este resultado Jhon larga na frente também pelo título de Rei do Nordeste.

Jhon Max (RN), fatura primeira etapa do nordestino Pro - Foto: Jocildo Andrade.

“Graças a Deus consegui a vitória. Venho treinando muito, cheguei concentrado, gosto da onda de Paracauru, já fiz algumas finais aqui, mas nunca venci. Esta é minha terceira final no nordestino e graças a Deus cheguei ao topo. Estou amarradão com o resultado”, contou Jhon Max.

Segundo Geraldo Cavalcanti, presidente da ANS, Jhon é fruto do trabalho do Circuito Profissional, o atleta saiu da categoria Junior direto para o circuito Nordestino e como conseqüência para a elite do surf brasileiro. “Foi uma vitória merecida, há alguns eventos ele batia na trave e agora conseguiu a vitória”, disse Geraldinho.

Pena Air Show
O local Juvemar Silva faturou o prêmio de 1 mil reais após mandar um aéreo tailslide, deixando o prêmio em casa. O atleta levantou a torcida local e foi ovacionado na areia.

A próxima etapa do Tour Nordestino 2011 acontece na Ilha de Fernando de Noronha (PE) durante os dias 11, 12 e 13 de fevereiro. As outras duas da Tríplice Coroa estão confirmadas para Várzea do Una (PE) e Itacaré (BA).

O evento foi transmitido ao vivo através do site www.pena.com.br com tecnologia do consórcio Surfbyte e Cearasurf.

O Pena Pro Nordeste conta com o patrocínio da Pena.

Apoio: R & D Multimarcas, Lojas Dropline, Starboard, Pousada Canoa, Pousada Vento Brasil, Alfavine, Lojas Tentbeach, Komunik Mídia Digital, Cajoni, Surfbeat Surf Shop, Big Surf, Pranchão Surf Shop, World Surf, Surf Paradise, HL Variedades.

Divulgação: ESPN, Woohoo, Fluir e Waves.

Realização: ANS – Associação Nordestina de Surf, ABRASP – Associação Brasileira de Surf, ASPA – Associação de Surf de Paracuru, FCS – Federação Cearense de Surf, e Top 16 Promoções.

Resultados da etapa
1º - Jhon Max (RN)
2° - Arthur Silva (CE)
3° - Bino Lopes (BA)
4º- Alan Jhones (RN)
5º - Marco Fernandez (BA)
6° - Alan Donato (PE)
7° - Adilton Mariano (CE)
7º- Marcelo Nunes (RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário