terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Tiro certo - Cyclone Vania faz a alegria de André Texeira.

Autor: SurfPE - Por: André Teixeira - 25/01/11 - 12:38 - link fonte:


André Teixeira faz a cabeça nas direitas de Nossa Heads, Austrália. Foto: Ana Gatis.

Nos últimos dias do ano de 2010 e início de 2011, a costa leste australiana vinha enfrentando inundações terríveis que trouxeram prejuízos de bilhões de dólares.

Algumas cidades chegaram a mais de 75% do território alagado e milhares de pessoas não só ficaram desabrigadas, como perderam todos seus bens da noite para o dia.

Entre os dias 12 e 16 de Janeiro, tivemos o primeiro ciclone da temporada, o ciclone Vania. Este trouxe o primeiro swell que fez a cabeça de muitos fissurados.

Após três dias de ondas que variavam de 3 a 6 pés um pouco prejudicadas por um leve vento maral, as previsões indicavam um pequena mudança no quadrante do vento, o que significava uma mudança do vento para terral.

Sem hesitar muito, o surfista André Teixeira e a fotógrafa e cinegrafista Ana Gatis resolveram conferir uma das mais famosas e lendárias direitas da costa leste, o parque nacional de Noosa Heads.

Noosa fica localizada a 230 quilômetros da Gold Coast e tinha que sair bem cedo de casa para chegarmos num horário que fosse suficiente para poder fazer duas caídas e ainda curtir um pouco do lugar.

Assim que chegamos, ficamos atordoados tentando achar vaga, pois o lugar estava lotado. Embora, tivesse a presença de um ciclone, a distância dele em relação à costa era suficiente para mandar as ondas boas e não trazer mais chuva.

O tempo estava perfeito com um sol escaldante, o único fator negativo era a cor da água que ficou marrom decorrente das chuvas. Logo que conseguimos estacionar, nos encontramos com Fernando Chocate, grande amigo também baiano, residente em Noosa por alguns anos e funcionário da prefeitura local de Noosa.

Como conhecedor da área, ele me apresentou a segunda onda do parque que era uma onda bem parecida com o backdoor de Olivença, mas com sessões um pouco mais buraco.

Depois de um almoço típico australiano no Surf Club de Noosa, eu e Ana voltamos ao trabalho e dessa vez resolvi surfar na última sessão da primeira bancada que finalizava a onda no beach break.

Apesar de bem menor que a primeira sessão, as ondas estavam mais rápidas e consegui surfar melhor, encontrando até dois bons tubinhos na minha última onda para finalizar o dia com chave de ouro e pegar a estrada de volta para Gold de cabeça feita.

Confiram o Vídeo:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário