segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Praia Mansa: Surf Proibido.

Autor: SurfPE - Por: Cícero Junior - 10/01/11 - 12:00 - link fonte:

Praia mansa - foto: Cícero Jr

A tão famosa e perigosa onda da Praia Mansa em Fortaleza

Chegou à temporada das ondas, pensando nisso eu e alguns amigos resolvemos nos aventurar em uma onda diferente, onde não tivesse crowd, mas pensamos onde seria esse lugar dentro de Fortaleza?

Um deles, louco para surfar uma onda sozinho, falou em Imbinhoara ou Praia Mansa para os mais novos. Então fomos bater lá.

Paramos no Corpo de Bombeiros do Mucuripe, conferimos o Portão bombando, mas a maré ainda muito cheia. Olhei para o Titan e vibrei para ir fotografar lá, pois as ondas eram visivelmente muito grandes. Porém a vontade de explorar um pico sem crowd era mais forte.

Praia mansa - foto: Cícero Jr

Caminhamos para a Praia Mansa, entramos pelo Portão, o que já foi bem difícil, pois as grandes ondas quebravam com muita força na parede da área militar, que divide um pico do outro. Pensei em desistir porque meu material fotográfico estava correndo um grande risco.

Entramos um por um e mal chegamos ao meio do caminho e já fomos barrados, mas com uma boa conversa conseguimos ser liberados, porém precisávamos andar sobre o caminho citado pela autoridade local. Mal sabíamos que neste caminho, ao lado do paredão, quebrariam ondas grandes e fortes capazes de arrastar um de nós e fazer estragos.

O paredão não nos deixava ver o momento em que iria estourar uma sessão então corríamos prestes a ser arrastados a qualquer hora. Até que aconteceu o esperado: um dos aventureiros o free surfe e fabricante de pranchas Denis Massara foi arrastado e sofreu vários ferimentos nas pernas, nos braços.

E eu correndo agarrado com meu material e as ondas estouravam com tudo, algumas bem atrás de mim, outras bem na frente, por sorte não teve nenhuma em cima de mim. Foi uma loteria.

Um dos free surfers, o Gustavo Loiola resolveu pular no mar, achando que na remada chegaria ao pico. Como ninguém conhecia, ficamos na situação.

Depois de muita adrenalina finalmente chegamos ao pico. Um lugar que definitivamente não parecia ser na nossa cidade. De cara conhecemos um pescador local o qual falou que tinha surfado pela manhã e as ondas estavam muito boas. Não acreditamos porque não vimos nada e ele disse: “Espere a série vir.”

Dito e feito, quando a série veio, meus olhos e os da galera brilharam! Vinha uma serie perfeita, tubular, uma onda totalmente diferente para um fundo de areia no litoral fortalezense. Meus companheiros muito rapidamente correram para o mar.

Praia mansa - foto: Cícero Jr

As maiores ondas quebravam ao lado de uma fila de colunas que lembram as da Ponte Metálica e como ninguém conhecia o pico, achavam, até então, que o fundo era de pedra. Ainda assim, a galera surfou muito, o dia inteiro, fez a cabeça e eu, as fotos.

Este pico, para quem não sabe, é uma área das docas, de responsabilidade militar e federal. A prática do surfe por lá atrai os federais que, inúmeras vezes, já fizeram gente voltar a nado, a remadas, até a Beira Mar e já prenderam pranchas. Mas a verdade é que ser preso por este surfe proibido é quase impossível.

Fazendo um paralelo, estes dias li em um jornal local sobre essa praia, que ela seria entregue ao Governo do Estado para a construção de pólos e restaurantes, então teria o surfe liberado para todos.

Mas não sei se seria interessante, aquela praia deserta com acesso muito restrito e perigoso, uma aventura chegar até lá, acabaria se tornando só mais uma praia suja em pleno centro urbano, com banhistas desnorteados atrapalhando aquela session.

A realidade é que a natureza local vai perder sua magia. Acho mesmo que aquela prainha escondida em Fortaleza, desconhecida por muitos, vai ser aberta para se tornar mais um ponto turístico abandonado, mais um pólo que crescerá com restaurantes e grandes empreendimentos que revolucionam totalmente a natureza de uma das mais belas visões da cidade e ainda mais não teremos nem o prazer de viver uma aventura como a que vivemos nesse dia especial.


Praia Mansa: Surf Proibido.
Fotos: Cícero Jr



Um comentário:

  1. Muito show viu! caramba eu me criei ai do lado dessa praia e agora vejo essas fotos fico pensando quando surfei ai pela primeira vez em 98 fui ai para pescar quando ví as ondas fiz todo galera voltar pra eu pegar minha prancha perturbei tnato essa galera eles resolveram ir pegar minha prancha comigo pois estavamos em um pequeno barco chamado de bateira quando voltamos as ondas estavambem maiores e ai a galera passaram o dia pescando e fazendo rango ali na beira da praia mansa e eu serfando nunca esqueço esse dia, agora estou bem longe dai e vejo o quanto tudo isso ai é maravilhoso pois agora moro na Suécia e só surf nas pistas de snowbord mais tá bom a vida é muito boa pareiro.


    Manuel Missias
    (Cachorro D'água.)

    ResponderExcluir