segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Pena Surf Nordeste José Francisco (PB) e Ítalo Ferreira (RN) fazem a festa no Ceará

Autor: SurfPE - por: Comunicando Surf – Assessoria de Comunicação / comunicandosurf@gmail.com - 17/01/11 - 17:28 - link fonte:

Cartaz do Pena Surf Nordeste 2011 - foto: Reprodução.

O paraibano José Francisco e o potiguar Ítalo Ferreira faturaram as categorias Júnior e Open da primeira etapa do Pena Surf Nordeste 2011, neste domingão, na Praia do Icaraí, Caucaia, Ceará.

Com a participação de 185 atletas de vários estados do Nordeste a festa do surf nas areias da Praia do Icaraí que carimba sua volta às competições foi sucesso total. Netuno não decepcionou e mandou boas ondas durante os três dias de evento proporcionando aos competidores excelentes condições para apresentarem um verdadeiro show de surf.

Nesta primeira etapa foi colocado em prática o novo critério de julgamento, onde somente a melhor nota, e não mais duas, é computada. Com isto as disputas ficaram ainda mais acirradas e os atletas optaram por fazer uma melhor escolha das ondas para garantirem a classificação.

Brigida, Pena e Ligia - foto: Divulgação/Pena

“Escutamos vários comentários positivos sobre este novo formato, a mudança ajudou o atleta a fluir o surf, ele entra determinado a fazer uma onda excelente, acabou a marcação. O surf é exibição, é espetáculo, e foi pensando nisso implantamos esta novidade que é inédita no Mundo, e o Ceará mais uma vez largou na frente”, declarou Pedro Neto (Netão), Diretor Técnico do PSN.

A primeira final a cair na água foi a longboard, e Geraldo Lemos cearense radicado carioca ficou com o título da categoria. Geraldo tirou de Marcelo Bibita o posto de primeiro colocado com uma boa onda que lhe rendeu 6,33 não dando mais chances para os adversários. Johny Quest que estava fora da zona de classificação até o minuto final pegou uma esquerda e com muito estilo em seu long nada convencional levantou o público na praia cravando a única quilha na areia e tirou o vice campeonato das mãos de Marcelo Bibita.

O cearense Rafael Venuto ditou o ritmo da final Iniciante, o local da Praia do Titanzinho liderou toda a disputa. Em uma esquerda da série Venuto mandou um batidão seguido de uma rasgada forte finalizando com uma pancada na junção lhe rendeu 6,17 e a vitória. Rafael integrante da equipe Pena fez mais duas finais, a Mirim onde foi vice e a Júnior aonde ocupou o terceiro lugar representando muito bem a firma. Rafael Tigrão que fez boas apresentações durante os três dias de competição ficou com a segunda colocação.

As meninas mais uma vez provaram que estão em grande evolução com várias representantes ainda com pouca idade, mas muito surf no pé. Larissa dos Santos que no seu ano de estreia (2010) na Seletiva Petrobras sagrou-se campeã Grommets, é a promessa cearense. Larissa não se intimidou com o tamanho das ondas que rolaram durante a final e venceu com facilidade o embate. Sua irmã Yanka dos Santos completou a dobradinha da família ficando com a segunda colocação.

Nayara Silva que defende o título não conseguiu fazer a melhor escolha das ondas e terminou em terceiro.

O paraibano Elivelton Santos atual campeão Brasileiro Iniciante (Sub-14) ficou muito à vontade nas ondas do Icaraí e saiu vitorioso na primeira etapa do Pena Surf Nordeste. O cearense Rafael Venuto ainda tentou tirar o lugar mais alto no pódio do local da Baía da Traição, mas não atingiu o score necessário ficando em segundo. O campeão Iniciante de 2010 Jackson Rodrigues ficou com a terceira posição e o único piauiense José Antonio, o Tempinho, representou bem seu Estado ficando em quarto lugar na etapa.

Na categoria Máster o local de Baía Formosa João Maria levou a melhor. Ele superou seus conterrâneos Rodrigo Jorge vice na etapa e Elias Lamas campeão de 2010 (4°), e o cearense Alessandro Nogueira (3°) e saiu na frente na corrida pelo título de campeão do circuito.

Os potiguares Edu Elias e André Fagundes também não deram mole para os donos da casa e levaram os títulos das categorias Veteran e Sênior, nesta ordem.

José Francisco completou a festa paraibana na Praia do Icaraí. Fininho como é conhecido é fruto do trabalho do Projeto Guajirú e Bar do Surfista em Cabedelo (PB), ele se adaptou muito bem as condições do pico e surfou com muita propriedade para vencer a etapa deixando o anfitrião Michael Rodrigues na segunda colocação. O potiguar Ítalo Ferreira que começou vencendo a bateria terminou em terceiro.

“Estou muito feliz por ter vencido, treino bastante e com dedicação para obter bons resultados. Dedico esta vitória para o meu pai e para minha mãe”, falou Fininho.

Os potiguares Felipe Oliveira, Ítalo Ferreira e Madson Costa, e o cearense Carlos Alexandre se enfrentaram na última final do dia. Madson Costa que na semifinal pegou um tubo alucinante e descolou dos juízes a maior nota do evento 8,83, iniciou bem a briga e permaneceu na liderança por uma grande parte do tempo até Ítalo, que não vinha bem na disputa, reagir e tomar a primeira colocação. Na seqüência o formosense ainda fez mais duas ondas boas, e na última foi presenteado com um tubo carimbando o título da etapa.

“O campeonato foi muito bom, o Icaraí deu altas ondas durante os três dias oferecendo boas condições de surf. Eu me adaptei muito bem e consegui esta vitória”, comentou Ítalo Ferreira, 16.

O cearense José Wilson dono do título de 2010 foi barrado na semifinal e ficou em quinto nesta primeira etapa após cometer interferência definida pela regra de “picos convergentes” em cima de Madson.

A primeira etapa do Pena Surf Nordeste foi repleta de novidades, além da mudança do critério de julgamento e o Desafio Pena de Skate, uma bateria eletrizante com os atletas Alan Jhones, Messias Félix, Isaías Silva, Rodrigo Jorge, Juliana de Sousa, Rafael Venuto Michel Adriano e Heuler Frazão da equipe Pena após as baterias da final foi um show a parte dentro da água para o público presente.

equipe potiguar vence o Tag Team - foto: Divulgação/Pena

O Tag Team finalizou em grande estilo e com muita vibe positiva a primeira etapa do Pena Surf Nordeste que foi marcada por manobras progressivas e muitos tubos, característicos da Praia do Icaraí.

Participaram da prova os Estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia. Cada equipe foi composta por quatro atletas com direito a pegar duas ondas. O Rio Grande do Norte venceu o Tag Team embalado pelo excelente desempenho do atleta Rafael Joaquim que sozinho dentro da água encontrou uma bela esquerda e acompanhado pelo público presente repetiu o surf que mostrou durante todo o evento. Rafael abriu a onda com um aéreo reverse “no hand” e finalizou com um Lay back levando os potiguares ao delírio.

A próxima etapa já está confirmada para os dias 22, 23 e 24 na Pedra do Sal, Paraíba, Piauí.

A Pena que neste ano de 2011 comemora em grande estilo seus 25 anos vai premiar os campeões Open e Júnior com uma moto 0km e o vice Open com uma passagem Internacional para qualquer lugar da América do Sul. Os campeões das demais categorias levam passagens para a paradisíaca Ilha de Fernando de Noronha (PE).

O Pena Surf Nordeste 2011 tem o patrocínio da surf wear Pena que há 25 anos tem um compromisso sério com o surf. Apoio Filati, Eberle, Haco, Blocos Teccel, Starboard, R&D, Tent Beach, Surfbeat, Pranchão, Big Surf, Surf Paradise, Alfavine, HL Variedades, Hotel e Pousada Sol Icaraí e Prefeitura Municipal de Caucaia. Realização: Federação Cearense de Surf – FCS, Associação de Surf de Caucaia – ASC, Associação Nordestina de Surf - ANS , Dropline e Top 16 promoções.

Resultados primeira etapa Pena Surf Nordeste:

Podio LongBoard - - foto: Divulgação/Pena

Longboard
1° - Geraldo Lemos(RJ) – 6,33
2° - Johnny Quest(CE) – 4,40
3° - Marcelo Bibita(CE) – 4,00
4° - Niclebson Silva(RN) – 3,87

Podio Iniciante - - foto: Divulgação/Pena

Iniciante

1° - Rafael Venuto(CE) – 6,17
2° - Rafael Tigrão(CE) – 4,50
3° - Antônio Francisco(RN) – 3,27
4° - Davi Sobrinho(CE) – 3,23

podio feminino - - foto: Divulgação/Pena

Feminino

1° - Larissa dos Santos(CE) – 4,90
2° - Yanka dos Santos(CE) – 3,73
3° - Naiara Silva(CE) – 3,23
4° - Taís Moraes (CE) – 2,30

podio Master - - foto: Divulgação/Pena
Máster

1°João Maria(RN)- 5,30
2° Rodrigo Jorge(RN) – 4,33
3°Alessandro Nogueira(CE) – 4,27
4° Elias Lamas(RN) – 3,07

Podio Veteran- foto: Divulgação/Pena

Veteran

1°- Edu Elias(RN) – 4,83
2° - Marco Aurélio(CE) – 4,07
3° - Pena(CE) – 2,80
4° - Marco Leleu(RN) – 1,87

Podio sênior - foto: Divulgação/Pena

Sênior

1° - André Fagundes(RN) – 6,50
2° - Leandro de Souza(CE) – 6,00
3° - Walace Sampaio(BA) – 3,83
4° - André Cabuim(CE) – 2,83

podio junior - - foto: Divulgação/Pena

Júnior

1°- José Francisco(PB) – 6,00
2° - Michael Rodrigues(CE) – 5,00
3° - Rafael Venuto(CE) – 4,70
4° - Ítalo Ferreira(RN) – 4,37
Podio open - - foto: Divulgação/Pena
Open
1°Ítalo Ferreira(RN) – 6,83
2° Madson Costa(RN) – 4,23
3° Felipe Oliveira(RN) – 3,83
4° Carlos Alexandre(CE) – 3,17

Mirim

1°- Elivelton Santos(PB) – 6,50

2°- Rafael Venuto(CE) – 5,63

3° - Jackson Rodrigues(RN) – 5,00

4°- José Antônio(PI) – 4,30

Nenhum comentário:

Postar um comentário