segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Surf Trip CUBA.

Autor: SurfPE - por: CameraSurf - 25/10/10 - 10:11 - link fonte:



A última fronteiras do surf a ser desbravada no Caribe.

Apesar de Cuba não figurar como um dos principais destinos para uma surf trip, você pode se surpreender e encontrar na época certa, ondas de qualidade e sem crowd. As tempestades tropicais geradas no oceano atlântico, principalmente na temporada de furacões que vai do final do mês de Agosto a Novembro, podem trazer grandes e perfeitas ondas para vários points, localizados na costa Leste da maior ilha do Caribe, ainda literalmente virgens.

Até hoje, pouco se conhece sobre o verdadeiro potencial para o surf na Ilha de Fidel. Poucos também são os surfistas que atualmente se aventuram a ir atrás de boas ondas em um dos últimos países que ainda seguem o regime comunista. Uma verdadeira volta no tempo, em um país que tem uma história riquíssima e que apesar de sofrer sérias privações materiais, conserva a alegria de viver em seus corações. A cada nova temporada novas ondas são descobertas, não só na costa virada para o Atlântico mas também na capital Havana e proximidades.

Picos como Calle 70 de Havana, Nautico, Castillo Del Morro, a praia de Guanabo perto da refinaria de óleo e Varadero são as principais praias para a prática do surf. A melhor época para se surfar nas praias próximas de Havana é durante os meses de Novembro a Março.

Nessa época há uma forte agitação marítima na região do Golfo do México, devido as frentes frias que se formam no hemisfério norte. Nesses meses os surfistas do Havana Surf Club (cerca de uns 30) ficam euforicos, pois a previsão de entrada de uma nova frente fria é sinal de que um bom swell esta se aproximando, fazendo a alegria da pequena comunidade de surfistas locais.

Os surfistas locais que fazem parte do Havana Surf Club são verdadeiros querreiros. Sem acesso a um bom material para confeccionar suas pranchas, os caras se desdobram, mostrando que o povo cubano tem uma grande criatividade.

O esforço que é feito pelos surfistas locais, para se conseguir uma prancha decente ou mesmo um pedaço de parafina (hoje a maioria dos surfistas locais ainda usa cera de vela) é impressionante. O valor dado as mínimas coisas é um verdadeiro exemplo para nós.

Em Cuba o surf é praticado com amor, dedicação, hospitalidade e respeito. Valores que já estão praticamente esquecidos por grande parte dos surfistas da atualidade.

Assista ao vídeo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário