domingo, 3 de outubro de 2010

SuperSurf Internacional - Pigmeu cresce no Santinho.

Autor: SurfPE - Por Ader Oliveira em 03/10/10 - 09:36 - link fonte: http://waves.terra.com.br/surf/noticia//pigmeu-cresce-no-santinho/43628

Podio do SuperSurf Internacional no Santinho (SC). Foto: Harleyson Almeida.

O pernambucano Bernardo Pigmeu foi o campeão do SuperSurf Internacional, etapa de nível 6 estrelas do WQS encerrada neste domingo, na praia do Santinho, Florianópolis (SC).

Clique aqui para ver as fotos

Na final, Pig superou o jovem paulista Gabriel Medina pelo placar de 13.86 a 11.66 pontos. Pelo resultado, o pernambucano embolsa US$ 20 mil e soma 3000 pontos no ranking do WQS.

Já Medina fatura US$ 10 mil e descola 2250 pontos no circuito mundial.

Para vencer a decisão, Pigmeu abusou das fortes batidas e rasgadas de backside, sempre atacando o crítico da onda com muita velocidade.

Gabriel Medina é vice-campeão do SuperSurf Internacional no Santinho (SC). Foto: Harleyson Almeida.

O atleta somou 6.33 e 7.53 nas duas melhores ondas, contra 4.33 e 7.33 de Gabriel Medina, que ficou precisando de 6.54 e esperou pacientemente no outside, mas não conseguiu a onda da virada.

Bernardo Pigmeu, SuperSurf Internacional 2010, Santinho, Florianópolis (SC). Foto: Harleyson Almeida.

"Estou muito feliz! Há muito tempo vinha buscando essa vitória e finalmente minha hora chegou", comemora Pigmeu.

Encaixado nas esquerdas desde a estreia, o pernambucano conseguiu levar a melhor sobre Medina, que também vinha dando show na competição.

"Ninguém é imbatível. Todos os adversários são iguais, alguns têm a manobra na manga, como Gabriel, que está surfando muito e arrebenta, tem uma enorme facilidade em mandar esses aéreos altos e está com todo o gás", diz Pigmeu.

Bernardo Pigmeu conquista primeira vitória no WQS. Foto: Harleyson Almeida.

"Eu fiz que o vinha fazendo durante toda a competição: mantive a calma e escolhi bem as ondas. Quero dedicar esta vitória a meu pai e meu irmão, que estão no céu, minha família, meus amigos. A todos que sempre me acompanharam e me deram força, fazendo com que esse momento viesse a existir", agradece Pigmeu.

Ao sair do pódio, o atleta foi bastante festejado por conterrâneos como César Aguiar, Halley Batista e Alan Donato, que fizeram a festa nas areias do Santinho, cantando como se estivessem num estádio de futebol. "Só tem doido, esses caras são malucos", brincou Pig, rindo bastante dos amigos.

Medina também ficou satisfeito com o resultado e elogiou o adversário. “Infelizmente ficou difícil o mar, correnteza forte, o vento também e as ondas não colaboraram. O Pigmeu (Bernardo Miranda) está de parabéns. Está aí sempre tentando, batendo na porta, parabéns pra ele que surfou bem na final e mereceu vencer”, disse Gabriel Medina à assessoria de imprensa da ASP South America.

“Estou feliz e parece que Floripa dá sorte pra mim. No ano passado venci minha primeira etapa do WQS na praia Mole, fiz semifinal lá esse ano, agora outra final aqui no Santinho, então ótimo, estou amarradão pelo resultado também”.

Nas semifinais, Pigmeu e Medina derrotaram o catarinense Ricardo dos Santos e o carioca Simão Romão, respectivamente.

Numa bateria com poucas ondas, Medina começou na frente com uma esquerda razoável que rendeu 5.17. Logo depois, Simão acertou duas fortes batidas de backside e assumiu a ponta com 7.00 pontos.

A vantagem foi ampliada com outra esquerda atacada com mais duas batidas, mas sem a mesma qualidade da primeira onda. Com a nota 4.27, o carioca deixou o adversário precisando de 6.11.

Os minutos finais foram adrenalizantes. O paulista conseguiu a virada com um aéreo rodando avaliado em 6.77, mas Simão deu o troco batendo forte de backside para arrancar 5.50 dos juízes e deixar Medina a 5.74 da vitória.

Não demorou muito para o jovem talento mandar um floater, acelerar e executar uma rabetada na junção, descolando 6.47.

"O Medina é um fenômeno, é o moleque a ser batido, mas ele viu que, quando cair comigo, não vai ter moleza", diz Simão.

"Vou sempre tentar uma dura e procurar ficar calmo para vencer a bateria. Ele surfou bem, merece, mas vamos para a próxima, a vida continua", encerra o carioca, que em 2009 superou Medina num eletrizante no WQS no Arpoador, palco da próxima etapa do Tour.

Na outra semi, Pigmeu ditou o ritmo da bateria com belas patadas de backside e arrancou logo 9.00 pontos dos juízes para dificultar as ações de Ricardinho dos Santos.

O catarinense arriscou alguns aéreos e rabetadas, mas não foi feliz nas tentativas e perdeu precisando de 8.74.

"Estava tentando ser mais agressivo. Vi que o mar estava bem difícil e acreditei que, se eu conseguisse somar logo duas notas médias, botaria um pouco de pressão nele. Arrisquei uns aéreos, quase voltei em um deles, mas acabei ficando para trás por pouco. Acertei outro que não foi tão alto, mas valeu a pena tentar porque a onda era pequena. Talvez eu tenha errado a estratégia", lamenta Ricardinho.

"Dava pra chegar mais longe. Estou contente pela oportunidade de estar na semifinal, mas gostaria muito de disputar a final e brigar pelo título do evento", conclui o catarinense.

Confira galeria de fotos e mais informações em nossas próximas reportagens.

Resultado do SuperSurf Internacional 2010

1 Bernardo Pigmeu (Bra)

2 Gabriel Medina (Bra)

3 Simão Romão (Bra)

3 Ricardo dos Santos (Bra)

5 Brandon Jackson (Afr)

5 Jerônimo Vargas (Bra)

5 Heitor Alves (Bra)

5 Michel Roque (Bra)

9 Dennis Tihara (Bra)

9 Jano Belo (Bra)

9 Pedro Henrique (Bra)

9 Diego Rosa (Bra)

9 Charlie Brown (Bra)

9 Alex Ribeiro (Bra)

9 Pablo Paulino (Bra)

9 Peterson Rosa (Bra)


Nenhum comentário:

Postar um comentário