quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O Free Surf Pernambucano Cláudio Campos, desvenda Uluwatu.

Autor: SurfPE - por: Cláudio Campos (KaKá) - 28/10/10 - 17:27 - link fonte:

As linhas de Uluwatu são alucinantes- foto: arquivo pessoal/Kaká.


A palavra Uluwatu significa Pedra do Sul, Ulu = Pedra, Watu = Sul.

Devido ao fato de possuir várias seções diferentes em suas ondas, Uluwatu ou simplesmente Ulu é também conhecida como a onda das mil faces.

Conforme a maré vai baixando, a onda vai mudando de bancada (seção) indo cada vez mais para a esquina (corner) ficando cada vez mais longa e tubular.

O primeiro registro de uma onda surfada em Uluwatu foi feito em 1971 no filme "Morning of the Earth" onde o então jovem surfista australiano Steve Cooney teve a honra de surfar a prmieira onda na historia de Uluwatu e a sorte de ter sua onda registrada ("Morning of the Earth" e "Ulu 32" mais recentemente com a mesma onda).

Uluwatu é também considerada um lugar clássico por muitos fatores externos além das ondas:

-O visual paradisíaco que se tem dos "Warungs" (pequenos restaurantes) no topo do "Cliff" (Falésia, Penhasco) onde você pode assistir enquanto come, como em um estádio, as ondas a sua frente e abaixo para então poder optar por uma massagem de 1 hora por alguns poucos dólares.

-O sentimento de camaradagem compartilhado por muitos surfistas e locais, onde o povoado inteiro de Uluwatu se desenvolveu graças ao comércio com surfistas como por exemplo:Venda de comidas, lanches e bebidas, pranchas, acessórios, massagens, roupas e cangas, conserto de pranchas, aluguel de quartos, etc. E onde muitos surfistas das mais diversas partes do globo encontraram um segundo lar.

-A tradição em ser o ponto de encontro entre muitos surfistas do mundo inteiro especialmente brasileiros, australianos, kiwis, americanos, havaianos e muitos outros e que a cada ano gera muitas novas amizades.

-A entrada na água por uma caverna tipo catedral para iniciar a remada para o pico.

-O famoso templo situado na parte mais externa na beira do penhasco, lugar onde centenas de anos atrás, o rei de Denpasar (capital de Bali) ia caçar veados nas florestas.

-A exuberância de vida marinha além das muitas piscinas naturais que se formam com a maré seca e um por-do-sol simplesmente sensacional que faz de Uluwatu um lugar sagrado.


Galeria de Fotos
KaKá

Ondas perfeitas- foto: arquivo pessoal


Royler Garcie e kaká em Uluwatu após a sessão de surf- foto: arquivo pessoal


Mais um tubo em Uluwatu- foto: arquivo pessoal

Inside corner - aqui fica bem raso e perigoso- foto: arquivo pessoal


Galera do Brasil representando em Uluwatu- foto: arquivo pessoal

Foto de kaka no site baliwaves- foto: arquivo pessoal /Kaká



Nenhum comentário:

Postar um comentário