quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Brasil Surf Pro - Elite na onda ambiental.

Autor: SurfPE - Por: João Carvalho - 27/10/10 13:01 - link fonte:

Preocupação ecológica ganha destaque nas etapas do Brasil Surf Pro. Foto: Fábio Minduim.

A penúltima etapa do Brasil Surf Pro 2010 acontece entre os dias 3 e 7 de novembro na praia da Joaquina, Florianópolis (SC).

O catarinense Jean da Silva, segundo do ranking, é um dos oito surfistas com chances de tirar a liderança das mãos do potiguar Alan Jhones.

Na categoria Feminino, a catarinense Juliana Quint também briga pela ponta em casa. Só ela e a paraibana Diana Cristina podem ultrapassar a líder e atual campeã, Suelen Naraisa.

Além de oferecer premiação total recorde de R$ 1 milhão no seu primeiro ano, a preocupação ecológica e a educação ambiental ganharam destaque nas etapas da divisão principal do Circuito Brasileiro de Surf Profissional.

Em parceria com a Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional), a etapa apresenta um plano de sustentabilidade integrado, com engajamento de atletas, equipe de produção e fornecedores. Parcerias locais estão sendo formadas para garantir ações socio-ambientais relevantes durante o evento. Veja abaixo algumas delas.

Gestão dos resíduos sólidos Aplicação do conceito Redução e Reutilização - toda a equipe de produção e atletas ganham canecas pessoais reutilizáveis para eliminar o uso de copos descartáveis.

Aplicação do conceito Reciclagem Lixeiras de coleta seletiva feitas de placas de tubos de pasta de dente recicladas serão posicionadas no evento e todo material reciclável encaminhado para um centro de triagem de resíduos montado no local.

A manutenção, coleta seletiva e encaminhamento do material reciclável será realizado em parceria com uma Cooperativa de Reciclagem local.

Sensibilização ambiental O evento contará com um espaço denominado “Surf e Sustentabilidade”, em que haverá uma exposição sobre o impacto ambiental do plástico nos oceanos e a presença do projeto Tamar. Também serão passadas dicas sobre sustentabilidade e consumo consciente para o público.

Ecoencontro Um pequeno seminário sobre “Sustentabilidade e o Meio Ambiente Costeiro: Ameaças e Oportunidades” reunirá lideranças comunitárias, comunidade do surf, universitários, representantes do poder publico e de ONGs da região. Próxima quarta-feira (3/11) das 18:30 às 22:00 no Hotel Praia Mole Eco Village.

Visitas Guiadas de Escolas Públicas Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, cerca de 120 crianças visitarão o campeonato na quarta, quinta e sexta feira, para participar de atividades pedagógicas divertidas, buscando transformar a praia da Joaquina em uma sala de aula interativa sobre o meio ambiente costeiro.

Tenda “Surf & Sustentabilidade” Programação de atividades educativas, de quarta a domingo das 8:30 às 16:30 horas, conduzidas pela educadora ambiental Bruna Nazzari.

- Biblioteca Ecológica (manhã e tarde): Oficinas de leitura e discussão abordando temas como sustentabilidade, biodiversidade marinha e ecossistemas costeiros.

- Atividades Pedagógicas (manhã): Focadas no tema “meio ambiente / sustentabilidade”, como: pinturas, cruzadinhas, labirinto e desenhos livres sobre o tema.

- Gincana Ecológica (manhã / tarde): Jogos cooperativos em equipe envolvendo os temas água, reciclagem e biodiversidade marinha.

- Produção de Arte-Mosaico (tarde): Oficina de arte-reciclagem para a criação de mosaicos com o tema “preservação dos oceanos”, reaproveitando as embalagens recolhidas durante o evento.

Mutirão de limpeza da praia No sábado (6/11) de manhã, surfistas, ambientalistas, os turistas e a comunidade local, serão mobilizados para recolherem o lixo (com foco no microlixo) na Joaquina.

Manutenção e conserto da cerca Em volta das dunas na área de influência do evento.

Instalação de placas permanentes De aviso / sensibilização para preservação das dunas e da vegetação nativa da praia.

Para obter mais informações, acesse o site Brasil Surf Pro..

Ranking Masculino do Brasil Surf Pro 2010 depois de três etapas

1 Alan Jhones (RN) – 2.130 pontos
2 Jean da Silva (SC) – 2.010
3 Hizunomê Bettero (SP) – 1.830
4 Leonardo Neves (RJ) – 1.800
5 Rudá Carvalho (BA) – 1.760

Ranking Feminino do Brasil Surf Pro 2010 depois de três etapas

1 Suelen Naraísa (SP) – 2.450
2 Diana Cristina (PB) – 2.400
3 Juliana Quint (SC) – 2.330
4 Taís de Almeida (RJ) – 1.860
5 Andréa Lopes (RJ) – 1.790


Nenhum comentário:

Postar um comentário