segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Viva Planos de Saúde/Gold Island Surf Master 2010 - Fernando Pereira vence a 3ª etapa.

Autor: SurfPE - por: Claudio Damangar – M3 Media - Assessoria Abreus - 27/09/10 - 14:34.

Podio do Viva Planos de Saúde/Gold Island Surf Master 2010 - foto: Claudio Damangar.

A 3ª etapa do Viva Planos de Saúde/Gold Island Surf Master 2010 remeteu o pico de Itapuama-PE, para os tempos mais gloriosos de Boa Viagem em frente ao Edf. Acaiaca.

Famílias inteiras formadas em torno do surf estavam lá. Competidores, empresários ou figuras ilustres, todos eram portadores da história do esporte no Nordeste na qual escreveram mais uma página este final de semana. Até uma antiga Caravan no melhor estilo oitentista, foi vista por lá com algumas pranchas no rack.

A Viva Planos de Saúde sem dúvida merece um Aloha especial por ter disponibilizado uma equipe médica equipada com UTI móvel que ficou a disposição para qualquer emergência durante todo o evento. Transmitiu de fato, muito mais segurança a presença de um apoio especializado tão bem equipado.

O circuito realizado pela Associação Surf Master de Pernambuco, apesar de ser voltado para a categoria Master, tem a brilhante e pertinente iniciativa de incentivar o desenvolvimento da nova geração do surf, inserindo a iniciante na competição. Os guris dão show.

Tiago Silva é sem dúvida um destaque entre os dessa nova geração e é fácil clicar o guri voando das ondas nos picos de Gaibú e Maracaípe. Merecidamente Tiago foi o campeão da iniciante, mas isso sem tirar o mérito de outro “casca-grossinha” Ramos Austin. Ao lado de Douglas Silva e Eduardo Jr. estas jovens promessas nos abriram as janelas do tempo, mostrando o futuro do surf no Nordeste.

Na categoria mais clássica do evento, a Longboard, Geo Lima foi estiloso ao surfar as ondas de Itapuama que rolam lá no fundão em outside. Ele foi o campeão numa final que não faltou emoção, o cara virou o game na última onda e saiu do mar vibrando muito depois de demonstrar um surf erudito em batidas na junção e hang fives. Carlão, Cabo Nascimento e Jorge Miranda deram ainda muito trabalho se revezado muitas vezes na liderança da bateria que teve direito a tubo e tudo mais (ver galeria de fotos).

Falando em Nascimento é sempre muito bom salientar a presença deste surfista e Cabo da ROCAM nos eventos. Como integrante desta autarquia, ele trava uma verdadeira guerra contra a praga do crack nas ruas. Como surfista, Nascimento usa sempre seus espaços para alertar dos perigos que esse mal oferece a nossas famílias. Com seu lema escrito em sua prancha (“Seja um craque contra o crack”) ele lembra a comunidade surf que o problema existe e precisa ser entendido como um problema nosso. O crack vicia definitivamente desde o primeiro contato e pode matar em apenas uma semana de uso. De modo que contaminado todos os grupos sociais rapidamente.

Na Funboard, Caio Santos, local de Itapuama guardou por ali mesmo o título da etapa. As finais rolaram num bom momento do mar e a exemplo das longboards, a estabilidade das funs ajudavam na volta rápida para as ondas que rolavam lá fora. Manobras agressivas e fluidez também com Marcos Patriota e Guilherme Coutinho que botaram pra baixo em boas paredes. Marcos foi melhor nas finalizações fica em segundo e deixando Guilherme em terceiro. As finalizações também deixaram Claudio Zoreba em quarto.

Na Sênior, a categoria mais agressiva, Julio Pereira, Washington Martins, Fred Vilela e Alex Larinho estouram os canos de Itapuama com altas rasgadas de front site e rabetadas. Larinho tem surpreendido muito a cada evento, refinando o seu estilo cada vez mais aéreo e preciso ficando em quarto, Fred Vilela é figurinha carimbada e quem tem o pico do Francês(AL) pra treinar não é fraco. Botou pra baixo nas esquerdas e rasgou tudo ficando com a terceira colocação. Briga mesmo foi entre Washington Martins e Julio Pereira, as rabetadas características do surf de Washington pareciam lhe dar a vitória, mas Julio Pereira teve mais paciência na escolha das ondas e bateu com mais velocidade e trabalhou mais seu leque de manobras. Julio Pereira em primeiro.

Na Super Máster, a categoria dos mais experientes do evento, a briga entre João Maria e Fernando Balaco pela primeira posição, teve o mar e o craud como rivais extras. Como se não bastasse Julio Marques (o grande shaper) e Albino Malta ( O DJ) na cola.

Provavelmente por não ouvir a locução do evento, já que o mar estava realmente bem lá dentro, muita, mais muita gente mesmo invadiu a área de competição e atrapalhou tanto atletas como juízes e imprensa. Outras categorias também sofreram com isso, mais nenhuma como a Super Master e a Master. Impressionante.

João Maria levou a melhor trabalhando mais as ondas e definindo melhor, mais Fernando Balaco merece destaque especial. O cara com mais de 42 anos fez a melhor nota de todo o evento, 8.7. Gás total nessa categoria! Fernando ficou em segundo. Julio Marques levou a terceira colocação e Albino Malta acabou não encontrando suas ondas e ficou em quarto.

Fernando Pereira vence a 3ª etapa do Viva Planos de Saúde/Gold Island Surf Master 2010 - foto: Claudio Damangar.


Na principal categoria, a Master, Fernando Pereira foi o grande campeão e vibrou muito com isso. A briga com Marcelo Bandeira foi tão agressiva quanto a do pessoal da Sênior. Rasgadas no teto e floaters estavam no cardápio da galera, mas realmente nas definições Fernando voltou mais na base elevou a melhor. Essa briga rendeu ótimas imagens também com Liro Boy que foi no mesmo estilo de surf rápido com batidas fortes e Beto Oliveira.

Este último sem dúvida a grande revelação do evento. Beto é um atleta sempre presente em todas as edições do circuito, mas nesta terceira etapa, mostrou muito mais gás e atitude do que nas outras. Merecido pódio e reconhecimento.

Abaixo o resultado ficou assim:

Master
1.Fernando Pereira (PE)
2.Mauricio Bandeira (PE)
3.Liro Boy (PB)
4. Belo Oliveira (PE)

Super Master
1. João Maria (PB)
2. Fernando Balaco (PE)
3. Julio Marques (PE)
4. Albino Malta (PE)

Iniciante
1. Tiago Silva (PE)
2. Ramon Austin (PE)
3. Douglas da Silva (PE)
4. Eduardo Jr (PE)

Sênior
1. Julio Pereira (PE)
2. Washington Martins (PE)
3. Fred Vilela (AL)
4. Larinho (PE)

Longboard
1. Geo Lima (PE)
2. Carlão (PE)
3. Nascimento (PE)
4. Jorge Miranda (PE)

Funboard
1. Caio Santos (PE)
2. Marcos Patriota (PE)
3. Guilherme Coutinho (PE)
4. Claudio Zoreba (PE)

Melhor Onda – Fernando Balaco: 8.17
Revelação – Beto Oliveira

A ASMPE agrade a todos os envolvidos no evento e que fizeram de um sucesso especialmente a Viva Planos de Saúde, a Gold Island e a Abreus por seus patrocínios

O co-patrocínio da Long Island e Teccel.

A Prefeitura da cidade do Cabo pelo incentivo.

Os apoios Trópicos Hotel em Itapuama, Relevos, M3 Media, Natural Art, Menthor, Custom surfboards, Bar do Marcão, Bar do Martelo, Wave Grip, AVS, Surf Point (Açaí do Alvinho), Pousada do Raí, Fome Zero Lanches Leves, Federação Pernambucana de surf, Associação de Surf de Itapuama, Ripple, Restaurante Arrecifes dos Corais em Itapuama, Pousada Aquários de Porto.
A força sempre indispensável dos sites surfguru.com.br, surfenordeste.com.br, portodosurf.blogspot.com, cearasurf.com.br, surfbyte.com.br, ondulação.com.br, waves.com.br, abresurf.com.br, goldisland.com.br, surfcore.com.br, surfpe.blogspot.com, surfcupe.com.br, 360graus.com.br e emfocosurf.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário