sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Pena Pro Nordeste - O cometa volta a brilhar!

Autor: SurfPE - por: Fernando Pereira (Direção/Colunista) - 10/09/10 - 13:45.

Estrutura do Pena Pro Nordeste Várzea do Una - foto: Fernando Pereira.

Terminou nesse domingo, dia 05 de setembro de 2010, o Pena Pro Nordeste na praia de Várzea do Una, São José da Coroa Grande, litoral sul de Pernambuco. O campeonato foi a quinta etapa do Circuito Nordestino Profissional 2010 e também contou pontos para Tríplice Coroa Pena que vai premiar o vencedor das 3 etapas (Noronha, Várzea do Una, Itacaré) com uma passagem para o Havaí.

A chegada no pico era um espetáculo à parte. O acesso à praia é feito através de uma pequena vila de pescadores. Para chegar ao pico, era preciso fazer uma travessia de barco de cerca de 7 minutos pelo Rio Una. Após o desembarque, havia uma caminhada de mais uns 5 minutos até o palanque onde todos ficavam abestalhados com o visual paradisíaco do lugar.

Halley Batista comemora a vitória - foto: Fernando Pereira

Uma estrutura enorme foi montada no local de encontro do rio com o mar, uma área que, por incrível que pareça, foi favorecida pelas enchentes que recentemente arrasaram várias cidades da mata sul de Pernambuco e do estado de Alagoas. Foi justamente a força das águas do rio que abriu uma vala proporcionando ondas bem melhores que aquelas encontradas pelos surfistas no ano passado.

No primeiro dia de competição foram realizadas as 12 baterias da 1ª fase. A principal característica da primeira fase foi o baixíssimo nível que algumas baterias apresentaram, exceto a primeira bateria do dia que foi muito disputada do início ao fim. O baiano Bruno Galini (atual líder do ranking), o cearense Gutemberg Silva e o pernambucano Alexandre Ferraz travaram uma verdadeira guerra que deixou todos da comissão técnica comentando sobre a disputa acirrada. Melhor para Gutemberg e Ferraz que mandaram Galini de volta para casa.

No segundo dia, com a entrada dos pré-classificados e as boas ondas que o mar apresentava era certo o show de surf. Direitas longas e de bom tamanho davam todas as condições para que os melhores do nordeste exibissem um surf de alto nível. Os destaques do 2º round foram Ulisses Meira (PB), Luel Felipe (PE), Halley Batista (PE), John Max (RN), Gutemberg Silva (CE), Patrick Tamberg (FN) que tirou a maior nota do dia (9,0) numa direita longa em que ele massacrou com fortes manobras em back side.

Terceiro dia. No domingo, o mar amanheceu bem melhor. A diminuição do vento fez com que as ondas ficassem mais limpas, definidas, proporcionando manobras de maior qualidade. Nesse panorama, os pernambucanos e cearenses se destacaram colocando cada estado três representantes nas semifinais. Os dois estados confirmaram o favoritismo e emplacaram cada um dois atletas para a bateria final.

Na grande finalíssima, Gutemberg Silva, Michel Roque, Halley Batista e Luel Felipe deram uma aula de competitividade e muitas manobras progressivas deixando todos impressionados com o surfe apresentado. O cometa Halley dominou toda a bateria e venceu com uma performance estarrecedora nas direitas de Várzea do Una, deixando seu amigo Luel Felipe com a segunda posição, Michel Roque em terceiro e Gutemberg Silva em quarto.

Durante a premiação, todos foram unânimes em ressaltar o sucesso de público e de ondas que o evento obteve. Temos todos que parabenizar a Pena e a ANS pela realização e sucesso do evento. A próxima parada agora é Itacaré onde será conhecido o grande campeão da Tríplice Coroa.

Boas ondas. Não jogue lixo na praia.


Galeria de Fotos Pena Pro Nordeste Várzea do Una
(por: Fernando Pereira)


Nenhum comentário:

Postar um comentário