sábado, 4 de setembro de 2010

Pena Pro Nordeste - Líder Bruno Galini barrado na estreia em Várzea do Una.

Autor: SurfPE - por:Jocildo Andrade (ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ANS) - 04/09/10 - 12:05.

Estrutura do Pena pro Nordeste Várzea do Una - foto: Sidnei Machado.

Confirmando a previsão a quinta etapa Circuito Nordestino de Surf Profissional 2010 começou com boas ondas de até 1,5m na série nesta sexta-feira, 03 de setembro, em Várzea do Una, São José Coroa Grande, litoral Sul de Pernambuco.

A etapa distribui 30 mil reais em premiação, 2000 pontos no ranking regional, 1000 pontos na décima sétima etapa do Brasil Tour e é válida ainda pela segunda da Tríplice Coroa Pena que irá premiar o atleta que somar o maior número de pontos nas três etapas do patrocinador com uma passagem para o Hawaii. O grande campeão da Tríplice Coroa será conhecido em Itacaré no próximo final de semana.

Bruno Galine, barrado na estreia - Fotos: Sidnei Machado.

Na primeira disputa deste primeiro dia a surpresa veio com a derrota do líder Bruno Galini (11 pontos) para o pernambucano Alexandre Ferraz (11.40) que virou em cima de Galini na sua última onda. Nesta briga a vitória foi do cearense Gutembergue Silva, o atleta ainda amador, surfou com bastante propriedade para somar 13.50 e garantir vaga no próximo round.

Isaías Silva atual líder do Circuito Cearense Profissional venceu com folga a quarta bateria do dia contra o pernambucano Pedro Lima e o sergipano Kaian Barbosa. Isaías não disputou a primeira etapa do Tour, mas evoluiu bastante nas duas últimas, o cearense local da Praia da Leste Oeste somou 12 exatos pontos para vencer Pedro Lima que levou a melhor na disputa pela segunda vaga contra Kaian Barbosa (SE).

Ulisses Meira (PB) e Felipe Martins (CE) comandaram o espetáculo na quinta bateria. O paraibano encontrou as melhores e não decepcionou, somou 8.50 e 6,25 para registrar a melhor média do primeiro round (14.75). O cearense que vem embalado por pódio em Baía Formosa, seu primeiro no Tour, também soube escolher as ondas e arrancou 7,25 e 6,15 para ficar com a segunda colocação e avançar de fase.

No sexto embate o noronhense Patrick Tamberg protagonizou o show. O atleta encontrou uma bela direita aonde aplicou duas manobras muito fortes na parte crítica da onda e enterrando as quilhas na areia arrancou dos juízes nota 9, a melhor da sexta-feira. Patrick deixou o sergipano David Teles em segundo na briga e seu conterrâneo Caia Sousa em terceiro e fora das disputas.

Adilton Mariano, que acaba de chegar da Austrália, se deu bem em sua estreia no Tour 2010. Mariano usou sua experiência e seu incontestável estilo para vencer por 11.80 contra 10.75 o atleta da nova geração potiguar Ítalo Ferreira (AM) que surfando em casa na quarta etapa do circuito deu trabalho aos profissionais. O local de Baía Formosa segue na competição e na sexta bateria do round 2 enfrenta Halley Batista, Jhon Max e Flávio Nunes.

Um esquadrão cearense formado por Charlie Brown, Antonio Eudes e Flávio Nunes não deu nenhuma chance para Joabson Santos atleta pernambucano. Os três travaram uma bela disputa na oitava bateria pelas duas vagas na fase 2. Charlie que foi barrado nas duas etapas anteriores nas semifinais soube aproveitar muito bem as valas com manobras dentro do critério dos juízes registrando 13 pontos, deixando Flávio Nunes com seu surf agressivo com a segunda colocação (12). Antonio Eudes ainda tentou, mas teve que se contentar com o terceiro posto (11,25). Joabson não foi feliz na escolha das ondas e terminou com a quarta colocação (6,95).

Saulo Carvalho atleta Pena representante do Estado da Paraíba não teve nenhum problema na sua bateria contra Wilian Santana (SE) e o pernambucano ainda amador Júnior Cavalo. Saulo usou seu backside afiado para somar 10,60 e sair da água vitorioso, levando com ele para a próxima fase o sergipano.

Na última bateria do dia melhor para o pernambucano Luel Felipe (1°) e para o experiente atleta potiguar que já integrou a elite do surf mundial Marcelo Nunes (2°). Luel teve em seu somatório 12,50 e Nunes 11,10, os dois eliminaram com facilidade o sergipano Rafael Melo.

Várzea do Una que foi uma das cidades castigadas pelas enchentes no Nordeste e teve seu cenário modificado pela ação da águas das chuvas, continua com uma linda paisagem e ondas que não decepcionaram.

O segundo dia da prova, que foi paralisada hoje por volta das 15hs devido à maré seca que impossibilita o retorno dos atletas e comissão técnica a São José da Coroa Grande, já que o acesso ao Pico é de barco, começa às 9hs deste sábado com as 8 baterias do segundo round.

Baterias do Round 2

1° Bino Lopes (BA) x Gutemberg Silva (CE) x Aurélio Santana (BA) x José Junior (RN)

Alan Donato (PE) x Alexandre Ferraz (PE) x José Milton (CE) x Erbeliel Andrade (PB)

3° Michel Roque (CE) x Isaias Silva (CE) x Ulisses Meira (PB) x David Telles (SE)

Thiago de Souza (CE) x Pedro Lima (PE) x Felipe Martins (CE) x Patrick Tamberg (FN)

5° Alan Jones (RN) x Adilton Mariano (CE) x Charlie Brown (CE) x Álvaro Bacana(MA)

Halley Batista (PE) x Ítalo Ferreira (RN) x Flávio Nunes (CE) x John Max(RN)

7° Itim Silva (CE) x Saulo Carvalho (PB) x Dunga Neto (CE) x Marcelo Nunes(RN)

César Aguiar (PE) x Wilian Santana (SE) x Robson Gobato (RS) x Luel Felipe (PE)

O Pena Pro Nordeste conta com os patrocínios da Pena, Governo do Estado de Pernambuco, Empetur, Prefeitura Municipal de São José da Coroa Grande e Secretaria de Turismo. Apoio Starboard, Haco, Eberle, Menegotti, Filati, Matesa Têxtil, Komunik mídia Digital, Malhas Caiman, Bonor. Divulgação sites cearasurf, waves, surfguru, surfbahia, SurfPE e ondulação, revistas Wave Wind e Beach Show, canais de Tv ESPN e Woohoo. O evento tem a realização da ANS, ABRASP, ASEA (Associação de Surf e Esportes Aquáticos de São José da Coroa Grande) e Federação Pernambucana de Surf.


Nenhum comentário:

Postar um comentário