segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Pena Pro Nordeste Itacaré - Bino Lopes reina na Tiririca.

Autor: SurfPE - por: Josildo Andrade (Assessoria de Comunicação ANS) - 13/09/10 - 21:53.

Bino Lopes, quebrou tudo para ser campeão - foto: divulgação ANS

Bino Lopes foi o grande campeão neste domingão de sol na mágica Praia da Tiririca do Pena Pro

Nordeste, válida como sexta etapa do Circuito Nordestino de Surf Profissional e ainda faturou o título da inédita Tríplice Coroa Pena.

Mais de 90 atletas de todo o Nordeste invadiram Itacaré, cidade do Sul da Bahia que respira surf, e promoveram um espetáculo de manobras que puderam ser acompanhadas de perto na arquibancada natural pelo público que esteve presente torcendo muito pelos seus atletas locais nos três dias de evento.

No domingo de decisão muito surf e grandes emoções desde as baterias das quartas até o segundo final da corrida pelo título de campeão da sexta etapa, que com certeza vai ficar marcada na história de Itacaré e do Tour Nordestino.

“Quero primeiramente agradecer as estrelas principais que são os atletas, em seguida as pessoas de Itacaré que nos receberam muito bem, ao Prefeito e ao Pena por ter acreditado neste projeto que já era uma idéia da ANS. Itacaré mostrou seu potencial e para 2011 uma etapa do Tour está confirmada”, afirmou Geraldo Cavalcanti, Presidente da ANS.

“Itacaré está de portas abertas para as próximas etapas, continuaremos contribuindo no que for preciso para que outras competições também desembarquem aqui. Espero que este cenário maravilhoso tenha agradado aos atletas e ao público que veio prestigiar o campeonato”, declarou Antonio Prefeito da cidade do surf.

A surpresa deste último dia de evento foi à queda do ilheense Bruno Galini, que fez uma bela atuação na sua estreia, mas foi eliminado no primeiro confronto das quartas de final juntamente com o autor da maior média do sábado o potiguar John Max. Galini perdeu seu posto de líder e agora é vice do Tour com 6800 pontos.

Festa baiana

Alanderson Martins Local da tiririca ficou com a segunda colocação - foto: Divulgação ANS.

O atleta de Vilas do Atlântico Bino Lopes sagrou-se campeão da etapa com uma incrível apresentação em ondas alinhadas de até 1,0m na série.

Bino garantiu sua vaga na final na última volta do ponteiro em uma disputa acirrada na primeira bateria da semifinal, ele que precisava de 5,74 fez 6,67 mandando para casa o potiguar Alan Jhones e Franklin Serpa (BA).

O atleta da nova geração baiana abriu muito bem a bateria da final com uma nota 7,17, na sua quinta onda Bino esbagaçou a vala da Tiririca com manobras de muita pressão no crítico descolando

9,17, totalizando 16,34 para ficar com o lugar mais alto do pódio, embolsar 8000 reais de premiação e 2000 pontos no ranking, assumindo a liderança do circuito.

“Estou muito feliz com essa vitória, na semifinal passei por uma bateria muito difícil virando no minuto final, mas acreditei e fui para final com muita confiança. Esse título vai para todos que sempre torceram por mim”, comentou Bino Lopes.

O local de Itacaré Alanderson Martins que contava com o grande apoio da torcida local ficou com o vice campeonato e levou para casa 5000 reais, e 1720 pontos no ranking. O baiano voador surfou com muita categoria durante todo o evento sempre fazendo bons scores, chegando a ser favorito ao título.

No embate final começou fazendo um 7,93 com um aéreo voltando, mas não teve a sorte de encontrar outra boa onda para trocar esta nota e virar em cima de Bino.

“Uma felicidade enorme fazer essa final em casa, surfei muito a vontade, sem pressão e bem relaxado o que ajudou neste resultado, pois não fiquei nervoso. A vibe da galera foi demais, gostaria de ter ganho, mas o Bino pegou a melhor e não deu. Quero agradecer a todos e aos meus patrocinadores”, disse

Alanderson muito aplaudido pelos presentes. O cearense Michel Roque fez as melhores notas na sua bateria da semifinal contra o baiano Rudá Carvalho, o potiguar Marcelo Nunes e seu conterrâneo Adilton Mariano.

O cearense ditou o ritmo e somou 13,16 para garantir lycra na final junto com Rudá que em uma virada espetacular deixou Nunes que vinha se classificando em terceiro e Adilton que não se encontrou em quarto. Roque não teve a sorte de repetir o feito na final, ainda pegou um tubo que lhe rendeu 7,57, mas que não foi suficiente para deter o ataque baiano de Bino e Alanderson e terminou a etapa em terceiro como em Várzea do Una.

Rudá Carvalho atleta local de Olivença que teve um bom desempenho na competição não conseguiu

pegar as ondas boas na bateria decisiva, o baiano ficou precisando de uma combinação alta de notas e teve que se contentar com a quarta colocação no Pena Pro Nordeste.

Tríplice Coroa Pena Pro Nordeste

Com A Vitória na etapa Bino Lopes tambem sagrouse campeão da Tríplice Coroa Pena Pro Nordeste - foto: Divulgação ANS

Bino Lopes além de ganhar a etapa também foi coroado o “Rei do Nordeste”. Ele venceu a etapa
inaugural do Pena Pro Nordeste nas ondas gigantes que quebraram em Fernando de Noronha, em Várzea do Una foi eliminado logo na estreia ficando em décimo sétimo lugar e reinou em Itacaré ficando com o título de campeão do primeiro ano da Tríplice Coroa Pena Pro Nordeste. Bino leva como premiação uma passagem para o Hawaii, sonho de todo surfista.

“Uma enorme emoção ganhar este título, Noronha foi um grande desafio para os atletas ser campeão lá também foi incrível. Estou realmente muito contente. Parabéns ao Pena que tem a alma surf e foi muito feliz nesta idéia da Tríplice Coroa”, finalizou Bino Lopes, Rei do Nordeste.

Pena Air Show


Antes das finais como já é de praxe rolou o Pena Air Show, onde o atleta que completar a manobra mais radical leva para casa 1000 reais de premiação. O cearense Adilton Mariano ficou com a mão no prêmio até os minutos finais, quando o local da Leste Oeste Isaías Silva mandou um kerrupt flip perfeito e tirou de Adilton o título do Air Show.

“Valeu demais, arrisquei, sumi na espuma e aparecei de novo, consegui completar ele perfeito, já tinha falado que esta manobra iria me proporcionar ainda um resultado. Estou muito feliz”, contou o cearense Isaías Silva.

O ANS Pro Tour terá sua sétima etapa em águas cearenses no mês de outubro.

O Pena Pro Nordeste conta com os patrocínios da Pena e Prefeitura de Itacaré.

Apoio Intertel, Acerti, Iti, Starboard, Haco, Eberle, Menegotti, Filati, Matesa Têxtil, Komunik, Malhas

Caiman, Pousadas: Pousada Paraíso, Pousada Recando da Concha, Pousada Raízes, Pousada Tânara,

Pousada Vila do Dengo, Pousada Aldeia do Mar, Pousada Terra Boa, Pousada Barly, Pousada Estrela,

Pousada Lawrence Surf House, Itacaré Village.

Divulgação dos sites cearasurf, waves, surfguru, surfbahia, itacare.com, itacarenaonda.com e ondulação,

revistas Wave Wind e Beach Show, canais de Tv ESPN e Woohoo.

Agradecimentos a Secretaria de Turismo, Secretaria de Esporte e Juventude

Apoio Cultural: Itacaré FM.

O evento tem a realização da ANS e ASI (Associação de Surf de Itacaré).

Resultados

Campeões

1° Bino Lopes (BA) – 16,34

2° Alandreson Martins (BA) – 13,83

3° Michel Roque (CE) – 13,00

4° Rudá Carvalho (BA) – 11,10

Semifinalistas

5 Alan Jhones (RN)

5 Marcelo Nunes (RN)

7 Franklin Serpa (BA)

7 Adilton Mariano (CE)

Ranking após a sexta etapa do ANS Pro Tour:

1º Bino Lopes BA 7620

2º Bruno Galini BA 6800

3º César Aguiar PE 6650

4º Alan Jones RN 6490

5º John Max RN 6110

6º Halley Batista PE 5950

7º Gutemberg Silva CE 5780

8º Thiago de Souza CE 5700

9º Michel Roque CE 5620

10º Charlie Brown CE 33 5480

11º Patrick Tamberg FN 5160

12º Alan Donato PE 5100

13º Isaías Silva CE 5060

14º Marcelo Nunes RN 5040

15º Ulisses Meira PB 4750

16º Luel Felipe PE 4640

Nenhum comentário:

Postar um comentário