terça-feira, 7 de setembro de 2010

Pena Pro Nordeste - Cometa brilha em Várzea do Una

Autor: SurfPE - por: Jocildo Andrade (ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ANS) - 07/09/10 - 17:50.

Estrutura do Pena Pro Nordeste Vázea do Una - foto: Sidnei Machado

Bruno Galini permanece no topo e César Aguiar assume a vice-liderança.

Halley Batista comemorou o título de campeão da quinta etapa do ANS Pro Tour neste domingo de sol em ondas de até 1m na série após apresentar uma grande atuação na final do Pena Pro Nordeste na bela Várzea do Una, São José da Coroa Grande no litoral Sul de Pernambuco.

Várzea do Una graças a mais uma atitude arrojada da ANS e Pena recebeu pelo segundo ano consecutivo uma etapa do Tour Nordestino. A pequena vila mostrou todo seu potencial para a realização de grandes eventos, com uma estrutura organizada para receber os atletas e comissão técnica, e principalmente boas ondas que completam seu cenário paradisíaco.

A prefeitura de São José da Coroa Grande que sempre recebe a todos com muita alegria, mesmo tendo passado por grandes dificuldades com as enchentes não desistiu de realizar esta etapa do Pena Pro Nordeste que movimenta a economia da cidade, como também incentiva o esporte na região.

O domingo de decisão do Pena Pro Nordeste foi de muita adrenalina e bons scores apresentados pelos atletas desde o começo do dia nas baterias das quartas de final. Que teve como destaque o paraibano Ulisses Meira dominando as ações contra o cearense Felipe Martins (2°), o potiguar José Júnior (3°) e Erbeliel Andrade (4°) também da Paraíba.

Meira surfou com muita pressão solto na vala do Una onde se encaixou muito bem para registrar 17,25 pontos dos 20 possíveis levantando o público presente. O paraibano de Mangabeira não teve a mesma sorte na semifinal ficando em sétimo na etapa, barrado pelos cearenses Michel Roque e Gutembergue Silva, primeiro e segundo nesta ordem.

As duas últimas vagas na grande final ficaram com os pernambucanos Halley Batista e Luel Felipe. César Aguiar após cometer interferência em cima do próprio Luel e mesmo barrado na semifinal assumiu a vice-liderança do Tour à frente apenas 30 pontos do terceiro Bino Lopes.

Felipe Martins finalista na etapa anterior do Tour e John Max autor da maior somatória do sábado (16,50) foram eliminados nas semifinais e terminaram a competição na quinta colocação.

Finais

Halley quebrou tudo para vencer - foto: Sidnei Machado

As finais rolaram em ondas bastante alinhadas e abrindo para os dois lados, o bom posicionamento e a sintonia com as ondas de Una foram um dos ingredientes para Halley Batista comemorar o título de campeão do Pena Pro Nordeste, quinta etapa do Circuito Nordestino de Surf Profissional.

O Cometa surfou as melhores ondas da bateria. Na melhor iniciou com um movimento forte acelerando para voar alto, mandando ainda uma sequencia de manobras na parte critica da onda para arrancar um 9,5 dos juízes e por pouco não bateu seu próprio record de melhor nota (9,75) conquistado no sábado durante a segunda fase da prova. Halley que recentemente arrastou o título de campeão do Pena Longboard Internacional em Maracaípe teve ao seu lado a torcida local que também festejou o título.

“Este é o meu primeiro resultado positivo este ano no ANS Pro Tour, o campeonato aqui em Várzea foi de alto nível, high scores em todas as baterias e me sinto muito feliz por ter chegado à final e conquistado o título!”, comemora Halley que com este resultado o atleta pernambucano embolsa 8 mil reais, 2 mil pontos no ranking e pula de 13° para 5° colocado e assume a liderança na briga pelo Título de “Rei do Nordeste” na Tríplice Coroa Pena Pro Nordeste.

“Agora vou dar o gás para fazer uma boa apresentação na etapa de Itacaré e se Deus quiser conquistar a passagem para o Hawaii, acho que todo surfista tem que ter esse passaporte para se tornar completo. Parabéns a Pena por esta iniciativa. Agradeço a Zangs que acreditou em mim e me resgatou em um momento muito difícil”, finalizou o integrante do Quinteto Fantástico de Maracaípe.

Luel Felipe, lutou até a final mais foi barrado pelo amigo cometa - foto: Sidnei Machado

Luel Felipe que nas duas últimas baterias que disputou virou nos minutos finais, cravou uma nota 8,25 na sua última onda ficando com o vice-campeonato, ele que também compõe o quinteto está sem patrocínio e faz sua primeira final no Tour de 2010.

Michel Roque teve nesta etapa seu melhor resultado no circuito, o cearense que avançou em primeiro em todas as baterias que disputou não conseguiu superar a dobradinha pernambucana ficando com a terceira colocação.

Gutembergue Silva atleta ainda amador tem planos de se profissionalizar em 2011 e foi uma das grandes surpresas do evento quando desbancou a liderança da Bahia, mandando para casa mais cedo os líderes Bruno Galini e Bino Lopes na primeira e segunda fases da competição. Guto que começou bem a bateria não foi páreo para a dupla pernambucana, terminou em quarto e subiu uma posição do ranking do Tour, agora é o sétimo.

Pena Air Show

Alan Jhones, vencer o Pena Air Show - foto: Sidnei Machado.

As feras do surf nordestino Profissional voaram alto na disputa pela premiação de 1000 reais. O potiguar Alan Jhones, atleta Pena, soltou o pé em um aéreo de frontside e aterrissou com perfeição para faturar a premiação do Pena Air Show.

No próximo final de semana 11, 12 e 13 de setembro, o Pena Pro Nordeste vai estar em Itacaré, cidade baiana do surf, para encerrar a Tríplice Coroa e sexta etapa do Tour Nordestino.

O Pena Pro Nordeste conta com os patrocínios da Pena, Governo do Estado de Pernambuco, Empetur, Prefeitura Municipal de São José da Coroa Grande e Secretaria de Turismo. Apoio Starboard, Haco, Eberle, Menegotti, Filati, Matesa Têxtil, Komunik mídia Digital, Malhas Caiman, Bonor. Divulgação sites cearasurf, waves, surfguru, surfbahia, surfPE e ondulação, revistas Wave Wind e Beach Show, canais de Tv ESPN e Woohoo. O evento tem a realização da ANS, ABRASP, ASEA (Associação de Surf e Esportes Aquáticos de São José da Coroa Grande) e Federação Pernambucana de Surf.

Podio do Pena Pro Nordeste - foto: Sidnei Machado

Resultados:

Campeões
1º - Halley Batista (PE) 16.50
2º - Luel Felipe (PE) – 17,75

3º - Michel Roque (CE) - 12,80
4º Gutemberg Silva (CE) - 11.55

Semifinalistas
5°Felipe Martins (CE)
5↑°John Max (RN)
7° Ulisses Meira (PB)
7°César Aguiar (PE)

Ranking após 5 etapas
1º Bruno Galini (BA) – 5900
2º César Aguiar (PE) - 5650
3º Bino Lopes (BA) - 5620
4º Alan Jones (RN) - 5270
5º Halley Batista (PE) -5230
6º John Max (RN) - 5110
7º Gutemberg Silva (CE) - 5060
8º Charlie Brown (CE) - 4760
9º Thiago de Sousa (CE) - 4700
10º Patrick Tamberg (FN) - 4360
11º Alan Donato (PE) - 4300
12º Isaias Silva (CE)- 4260
13º Michel Roque (CE) - 4160
14º Ulisses Meira (PB) - 3950
15º Luel Felipe (PE) - 3840
16º Marcelo Nunes (RN) - 3820

Nenhum comentário:

Postar um comentário