terça-feira, 31 de agosto de 2010

Molokai 2010 - Brasileiros completam travessia.

Autor: SurfPE - Por Redação Waves - 31/08/10 11:01 - link fonte:
http://waves.terra.com.br/surf/noticia/brasileiros-completam-travessia/43010

Alessandro Matero é um dos brazucas a completarem a travessia no Hawaii. Foto: Bruno Lemos.

Os brasileiros Lívio Menelau, Alessandro Matero e Andrea Moller disputaram o Molokai Paddleboard Race 2010, encerrado no último 25 de julho no Hawaii.

A tradicional prova havaiana é uma travessia da ilha de Molokai até a de Oahu. A distância aproximou-se de 32 milhas náuticas, ou 60 quilômetros.

Este ano as inscrições alcançaram um número recorde: 142 inscritos, em uma das mais difíceis travessias em mar aberto.

As categorias foram divididas por tamanho de prancha, de 14 pés sem leme ou mais de 14 pés com leme. Também eram divididas por idade, de 9 em 9 anos.

As condições este ano não eram das melhores e os atletas tinham que ter um bom preparo para enfrentar o vento forte (15-25 knots) e ondas de até 2,5 metros.

O circuito é considerado o mundial de longa distância de stand up, pois atletas do mundo todo estavam presentes: Japão, Austrália, Espanha, Brasil, EUA, França, entre outros.

Andrea Moller venceu no Feminino Geral com o tempo de 6 horas e com uma boa diferença para a segunda colocada. Moradora da ilha de Maui há mais de 10 anos, ela divide seu tempo entre trabalho, ser mãe e treino. A atleta se destaca bastante nas provas em mar agitado e ganhou as últimas competições mais importantes da categoria.

Lívio Menelau, terminou a competição no décimo segundo lugar com o tempo de 5:19:17 horas, no geral e primeiro lugar na categoria (30 a 39 anos). Morador também da ilha de Maui, Lívio divide seu tempo entre o trabalho e os treinos. Sua última conquista foi o título de uma das provas mais importantes do Hawaii, a Holukai.

Alessandro Matero foi o único brasileiro que reside no Brasil a competir no Hawaii. Matero, 36, acabou em trigésimo primeiro lugar no geral, e em quinto na categoria (30 a 39 anos), com o tempo de 6:11:52 horas.

Matero frequenta as ilhas havaianas nos últimos cinco anos para participar das travessias do canal de Molokai em diversas embarcações, sendo esta a sua sexta travessia do canal. Ele divide seu tempo entre os treinos e com o trabalho na Universidade de São Paulo (USP), dirigindo uma escola de canoagem havaiana e stand up.

Campeões por categoria do Molokai Paddleboard 2010

Men’s Traditional Paddleboard - Jamie Mitchell (Aus) – 4:52:45

Women’s Traditional Paddleboard - Kanesa Duncan-Seraphin (Haw) – 6:02:45

Men’s Stand-Up Paddleboard - Dave Kalama (Haw) – 4:54:15

Women’s Stand-Up Paddleboard - Andrea Moller (Haw) – 6:00:00



Nenhum comentário:

Postar um comentário