quinta-feira, 15 de julho de 2010

Taiu de volta ao surf - Um dia especial para o surf brasileiro.

Autor: SurfPE - por: EmFoco Surf - 15/07/10 - 13:26 - link fonte:

Taiu e equipe nos preparativos para o surf. Foto: Adriana Bueno


A manhã da última terça-feira foi especial para surf brasileiro, pois marcou a volta do legend Taiu Bueno às ondas do Guarujá (SP).

Com apoio dos amigos, ele teve a oportunidade de deslizar novamente sobre as ondas - após quase 19 anos fora do mar - com uma prancha adaptada para superar sua limitação motora, na praia das Astúrias.

Aos 11 anos, Taiu teve o seu primeiro contato com o surf com uma prancha de isopor na praia de Pitangueiras, também no Guarujá. Aos 20, foi morar no Hawaii e passou a competir profissionalmente. Durante muitos anos, Taiu encarou as maiores ondas havaianas e conquistou diversos títulos em competições no Brasil.

Em 1991, esta trajetória de sucesso como surfista profissional foi interrompida por um acidente na praia de Paúba, litoral norte paulista. Ele não conseguiu completar uma onda e sofreu uma fratura na quarta vértebra cervical, traumatizando a medula óssea. Ficou tetraplégico e passou a conviver com uma paralisia motora do ombro para baixo.

Taiu e a volta ao line up. Foto: Adriana Bueno.

Mas, o último dia 13 mostrou para Taiu que este período longe das ondas ficou para trás. Com o apoio dos amigos, ele experimentou novamente a sensação de voltar ao line up das Astúrias. A idéia de voltar ao surf já vinha sendo amadurecido há alguns anos, mas tomou força com as gravações do projeto Aloha, curta-metragem que fala sobre surf adaptado. O filme foi roteirizado e dirigido por Paula Luana Maia, jovem participante do Instituto Querô, junto com Nildo Ferreira, também na direção. A produção deve ser finalizada até setembro.

De acordo com Joaquim Eduardo Teixeira, do Instituto Querô, Taiu foi convidado a participar para falar sobre surf adaptado. “Ele se amarrou na idéia, mas depois pediu para sair porque não achava legal falar de surf adaptado, sem ser surfista adaptado. Como percebemos que essa era sua maior vontade, propus pra ele tocar o projeto de uma prancha e colocarmos ele na água. Ele topou na hora e começamos o contato para produção. O Neco abraçou a idéia e desenhou o projeto”, explica.

Foi aí que o Neco Carbone usou toda sua experiência como shaper para desenvolver uma prancha que oferecesse a estrutura necessária para que Taiu surfasse sem perigo, enquanto Jordano Paiva e Alexandre Passos produziram um assento especial.

De acordo com Taiu, a oportunidade de voltar à água ganhou força com o surgimento das pranchas de stand up. “As pessoas mencionavam, mas o Neco era o que mais falava. A dificuldade se dava por conta da minha postura na prancha, pois de bruços seria terrível. Imaginei que seria possível sentado quando vi um filme realizado em Makaha (no Hawaii) com dois surfistas na prancha, sendo que o da frente estava sentado”, recorda.

“Aliamos tecnologia, idéia e necessidade de adaptação. Isso resultou na prancha (G-Zero). Mas, ainda tinha o desafio de criar um assento confortável. Tiramos o molde das costas em uma placa de fibra, que foi reforçado e revestido de espuma e gel, com o acabamento realizado em tapeçaria naval”, explica Taiu.

Na manhã desta terça-feira todos foram para água. Jorge Paccelli e Neco Carbone ficaram com a função da remada e Alemão de Maresias ficou na escolta, responsável pela segurança. “Minha vida mudou geral depois disso. Agradeço a Deus por me dar essa oportunidade. Percebi o quanto todo mundo vibrou com os drops maravilhosos que dei hoje. É uma alegria de alma, similar a de uma vitória em um campeonato. Mas, o maior crédito é da minha equipe toda, do dia-a-dia e agora do surf. Sem palavras”, diz Taiu emocionado.

Agora, segundo ele, é só esperar a água esquentar para fazer mais quedas. “Agora que chegamos a um modelo ideal, é só esperar mais dias com tempo bom para praticar mais vezes. Esta é uma nova fase na minha vida e só tenho que agradecer”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário