domingo, 25 de julho de 2010

Seletiva Petrobrás PE - Dobradinha cearense na fase dos 48 melhores.

Autor: SurfPE - por: João Carvalho - 25/07/10 - 14:29 - link fonte:


Halley Batista. FABIO MINDUIM (MAXSPORTS)

Apesar da maioria de participantes, só sobrou Halley Batista entre os dezoito pernambucanos inscritos na Seletiva Petrobras de Surfe Masculino.

Na sexta-feira, os cearenses se destacaram nas ondas de 2-3 pés da Praia do Cupe, em Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco. A fase dos 48 melhores foi inaugurada com dobradinha cearense do atual campeão brasileiro Messias Felix com Felipe Martins.

Na segunda quase acontece outra, mas o campeão brasileiro de 2008, o carioca Gustavo Fernandes, garantiu a vitória em sua última onda contra Michel Roque e Márcio Farney, que acabou eliminado da principal competição da Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro. As disputas continuam neste sábado e o campeão será conhecido na manhã do domingo na Praia do Cupe.

Messias Félix. FABIO MINDUIM (MAXSPORTS)

Os primeiros classificados para o sábado foram Messias Felix e Felipe Martins, que só superou o potiguar Rafael Joaquim na onda que surfou no minuto final da bateria.

“Fiquei feliz pelo Felipe ter passado junto comigo. Ele é cearense também e tomara que a gente continue passando juntos até a final”, deseja Messias Félix. “Hoje (sexta-feira) consegui dar mais um passo, mas a bateria foi bem na hora do almoço e eu estava me sentindo meio fraco. Mesmo assim, consegui achar boas ondas pra passar em primeiro pra próxima fase. Agora só quero matar quem está me matando, a fome”.

A segunda bateria da rodada dos 48 melhores da Seletiva Petrobras de Pernambuco quase termina com outra dobradinha cearense. Mas, demonstrando muita raça, Gustavo Fernandes virou o resultado na sua última onda, massacrada com batidas e rasgadas executadas com muita pressão. Com ela, ele saltou direto para o primeiro lugar, com Michel Roque caindo para segundo e Marcio Farney sendo barrado junto com o potiguar John Max. Esta foi uma das melhores baterias do dia.

“Estou surfando com muita vontade, voltando a competir depois de uma torção no tornozelo (direito) e precisando mostrar serviço pra mim mesmo”, disse Gustavo Fernandes. “Bateria muito difícil, com três surfistas que surfam muito bem aqui nesse mar, mas veio uma onda muito boa pra mim no finalzinho e usei o backside, que é o meu forte, para passar mais uma, agora em primeiro”.

Já a terceira disputa por classificação para o sábado terminou com dobradinha paulista. Foi mais uma bateria de alto nível, com surfistas radicalizando as manobras pra tirar notas dos juízes. O novo papai, Emerson Piai, passou em primeiro lugar com Robson Santos em segundo. Eles barraram o carioca Jorge Spanner e um dos integrantes do “Quinteto Fantástico” de Ipojuca, Luel Felipe.

“Foi uma bateria eletrizante. Todos fizeram ondas excelentes, mas comecei bem e fiquei só procurando outra onda boa. Quando consegui, acertei um aéreo rodando pra vencer”, falou Emerson Piai, feliz pelo nascimento do seu primeiro filho, Gabriel, na quinta-feira em Santos (SP). “Agora tem um incentivo maior para passar as baterias, mais uma boquinha pra alimentar né”.

QUINTETO FANTÁSTICO - Com Luel Felipe eliminado, Halley Batista é a esperança pernambucana de título na Seletiva Petrobras. Na sexta-feira, estreou com a primeira e única vitória do estado com maior número de inscritos na etapa nordestina da Divisão de Acesso do Brasileiro. Bateu até o campeão brasileiro de 2001, o alagoano Tanio Barreto, que avançou em segundo lugar na bateria.

“Mais um dia de ventania sinistra, muito difícil de achar as ondas, mas contei com a ajuda do meu amigo Luel Felipe aqui de fora, me orientando para um melhor posicionamento no mar”, falou Halley Batista, sobre o verdadeiro trabalho de equipe do “Quinteto Fantástico” de Ipojuca. “Eu tava tenso pelos maus resultados nos últimos eventos, mas hoje consegui soltar meu surfe, finalmente”.

Hizunome Bettero Foto: FABIO MINDUIM (MAXSPORTS)

CAMPEÕES EM IPOJUCA – Já a bateria que mais atraiu as atenções na sexta-feira foi a que reuniu os dois últimos vencedores da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino em Ipojuca, o paraibano Jano Belo campeão de 2008 na mesma Praia do Cupe e o cearense Thiago de Sousa, que ganhou a etapa realizada na Baía de Maracaípe, também na região de Porto de Galinhas. Só que o paulista Hizunomê Bettero, vice-campeão na final do ano passado com Thiago de Sousa, desbancou os dois defensores do título, com o cearense superando Jano Belo também na última onda que surfou.

“Eu já sabia que ia ser difícil essa bateria, dois grandes adversários, então optei por uma vala diferente deles, surfei à vontade e peguei boas esquerdas para vencer a bateria”, disse Hizunomê, que ainda vai disputar a rodada dos 48 melhores neste sábado em Ipojuca, na primeira bateria programada para este sábado, às 9 horas na Praia do Cupe. “Passar uma bateria assim, com os campeões da Seletiva Petrobras aqui de Pernambuco, claro que dá mais confiança. Eu quero tentar chegar em outra final, só que, se conseguir, dessa vez preciso ganhar né, ta na hora”.

LIDERES AVANÇAM – Os líderes dos rankings brasileiros também avançaram na sexta-feira, mas já para a fase dos 24 melhores da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino. O catarinense Tomas Hermes, número 1 da Divisão de Acesso, passou em segundo na bateria vencida pelo carioca Pedro Henrique. E o potiguar Alan Jhones, segundo colocado no ranking de acesso e líder do Brasil Surf Pro, Divisão Principal, festejou sua primeira vitória em baterias nesta semana. No domingo, Alan faturou o título da segunda etapa do Brasil Surf Pro e quer igualar o feito do paraibano Jano Belo em 2008, que na mesma Praia do Cupe ganhou a etapa da Divisão Principal e a da Seletiva Petrobras, igualmente realizadas em duas semanas consecutivas em Ipojuca.

A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino 2010 tem patrocínio exclusivo da Petrobras e produção da Max Sports, em realização conjunta com a ABRASP. Esta segunda etapa também conta com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, da Prefeitura Municipal de Ipojuca, Associação Nordestina de Surf e Federação Pernambucana de Surf. A terceira e última etapa está marcada para os dias 16 a 19 de setembro na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ).

SEGUNDA FASE – 3.o=25.o lugar (720 pts) / 4.o=37.o (600 pts):
1.a: 1-Messias Felix (CE), 2-Felipe Martins (CE), 3-Rafael Joaquim (RN), 4-Alexandre Ferraz (PE)
2.a: 1-Gustavo Fernandes (RJ), 2-Michel Roque (CE), 3-Marcio Farney (CE), 4-John Max (RN)
3.a: 1-Emerson Piai (SP), 2-Robson Santos (SP), 3-Jorge Spanner (RJ), 4-Luel Felipe (PE)
4.a: 1-Bino Lopes (BA), 2-Edvan Silva (CE), 3-Antonio Eudes (CE), 4-Caia Souza (FN)
5.a: 1-Marco Fernandez (BA), 2-Danilo Costa (RN), 3-Felipe Ximenes (SC), 4-Yuri Nogueira (PB)
6.a: 1-Pedro Henrique (RJ), 2-Tomas Hermes (SC), 3-Ulisses Meira (PB), 4-Gustavo Henrique (SP)
7.a: 1-Alan Jhones (RN), 2-Robson Gobbato (RS) 3-Igor Morais (RJ), 4-Bruno Galini (BA)
8.a: Jean da Silva (SC), Beto Fernandes (SP), Charlie Brown (CE), Isaias Silva (CE)
9.a: Alandreson Martins (BA), Itim Silva (CE), Marcelo Nunes (RN), Flavio Nunes (CE)
10: Tanio Barreto (AL), Bruno Moreira (SP), Halley Batista (PE), Greg Cordeiro (SC)

Baterias que vão abrir o sábado:
11: Hizunomê Bettero (SP), Thiago de Sousa (CE), Leandro Bastos (RJ), Aurélio Santana (BA)
12: David do Carmo (SP), Ricardo Ferreira (SP), Franklin Serpa (BA), Rudá Carvalho (BA)

PRIMEIRA FASE – 3.o=49.o lugar (480 pts) / 4.o=73.o (288 pts):
Baterias que abriram a sexta-feira:

18: 1-Itim Silva (CE), 2-Flavio Nunes (CE), 3-Del Gama (ES), 4-Dunga Neto (CE)
19: 1-Greg Cordeiro (SC), 2-Bruno Moreira (SP), 3-Alan Donato (PE), 4-Pedro Lima (PE)
20: 1-Halley Batista (PE), 2-Tânio Barreto (AL), 3-Felipe Teixeira (SC), 4-Marco Aurelio (SP)
21: 1-Aurélio Santana (BA), 2-Leandro Bastos (RJ), 3-Patrick Tamberg (FN), 4-Julio Pereira (PE)
22: 1-Hizunomê Bettero (SP), 2-Thiago de Sousa (CE), 3-Jano Belo (PB), 4-Olavo Aguiar (PE)
23: 1-David do Carmo (SP), 2-Ricardo Ferreira (SP), 3-Luciano Brulher (SP), 4-Saul Moura (BA)
24: 1-Franklin Serpa (BA), 2-Rudá Carvalho (BA), 3-Emerson Silva (SP), 4-Frank Cordeiro (PE)

Baterias realizadas na quinta-feira:
1.a: 1-Felipe Martins (CE), 2-Rafael Joaquim (RN), 3-André Silva (CE), José Junior (RN)
2.a: 1-Messias Felix (CE), 2-Alexandre Ferraz (PE), 3-Beto Mariano (SC), 4-Junior Lagosta (PE)
3.a: 1-John Max (RN), 2-Michel Roque (CE), 3-Phelipe Maia (CE), 4-Tamaê Bettero (SP)
4.a: 1-Marcio Farney (CE), 2-Gustavo Fernandes (RJ), 3-Alan Saulo (PB), 4-Manuel de Assis (PE)
5.a: 1-Jorge Spanner (RJ), 2-Emerson Piai (SP), 3-Victor Ribas (RJ), 4-Thales Luis (PE)
6.a: 1-Robson Santos (SP), 2-Luel Felipe (PE), 3-Diego Rosa (SC), 4-Osvaldo Cajá (PE)
7.a: 1-Edvan Silva (CE), 2-Caia Souza (FN), 3-Bruno Rodrigues (PE), 4-Raphael Becker (SC)
8.a: 1-Bino Lopes (BA), 2-Antonio Eudes (CE), 3-Eerbeliel Andrade (PB), 4-Caetano Vargas (PR)
9.a: 1-Yure Nogueira (PB), 2-Marco Fernandez (BA), 3-Saulo Junior (SP), 4-Caio Ibelli (SP)
10: 1-Felipe Ximenes (SC), 2-Danilo Costa (RN), 3-Gabriel Farias (PE), 4-Sergio Pontes (AL)
11: 1-Pedro Henrique (RJ), 2-Ulisses Meira (PB), 3-Argus Diniz (CE), 4-Jackson Santos (PE)
12: 1-Tomas Hermes (SC), 2-Gustavo Henrique (SP), 3-Krystian Kymmerson (ES), 4-Washington Martins (PE)
13: 1-Robson Gobbato (RS), 2-Alan Jhones (RN), 3-Leo Moraes (PB), 4-Betinho Rosa (CE)
14: 1-Bruno Galini (BA), 2-Igor Morais (RJ), 3-Peterson Filho (BA)
15: 1-Beto Fernandes (SP), 2-Charlie Brown (CE), 3-Gilmar Silva (SP), 4-Fernando Leque (PR)
16: 1-Isaias Silva (CE), 2-Jean da Silva (SC), 3-Flavio Nakagima (SP), 4-David Silva (SP)
17: 1-Alandreson Martins (BA), 2-Marcelo Nunes (RN), 3-Guilherme Ferreira (SC), 4-Anderson Cabeça (PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário