sábado, 3 de julho de 2010

Retorno de um ídolo - Taiu pronto para as ondas.

Autor: SurfPE - Por: Sylvio Mancusi - 03/07/10 09:11 - link fonte:


Taiu Bueno, making of do documentário Aloha. Foto: Divulgação.

O sonho de um dos maiores ídolos do surf nacional de voltar às ondas se tornará realidade nas próximas semanas. Octaviano Bueno, o Taiu, que não surfa desde o acidente que o deixou tetraplégico em 1991, deslizará sobre as ondas a bordo de uma prancha gigante, com cerca de 14 pés.

As imagens do retorno serão reproduzidas no documentário Aloha, que destaca a história de personagens que encontraram a superação para os desafios de suas vidas por meio do surf.
O roteiro do curta exibe um dia em busca de boas ondas na companhia de alguns deficientes físicos pré-selecionados.

Making of do documentário Aloha. Foto: Divulgação.

“Além do Taiu temos outros personagens. Mesmos com suas dificuldades, eles sabem bem como curtir um belo dia de surf. É esta vibração que queremos passar. Os ex-surfistas profissionais Jojó de Olivença e Jair Oliveira têm nos apoiado com toda a experiência, desde a montagem do projeto até o produto final. Já gravamos todos os personagens menos o Taiu, porque estamos esperando sua prancha ficar pronta'', explica Nildo Ferreira, que ao lado de Paula Luana dirige o documentário.

O shaper Neco Carbone é o responsável pelo projeto da prancha de Taiu. "Conheço o Taiu desde os 11 anos de idade e acompanhei toda a sua trajetória como um dos melhores surfistas do Brasil", conta Neco.

"Quando soube do projeto do filme fiquei lisonjeado em poder contribuir com uma nova fase na vida do Taiu. Ele ficará sentando na prancha, onde fizemos um buraco e colocaremos um tipo de uma cadeira", continua Carbone.

"A verdade é que estou muito emocionado com este projeto. Semana passada presenciei as gravações com os outros deficientes e notei que cada um deles representam muito mais o sentido da palavra 'Aloha' do que muitos surfistas que cruzamos no outside. Por isso acho o nome do filme perfeito'', finaliza o shaper.

Com supervisão do guarda-vidas Romeu Bruno, a Mormaii produziu uma roupa especial para assegurar a integridade de Taiu, que não vê a hora de voltar para a água.

''Estes dias fiquei visualizando esta volta. Será muita loucura deslizar de volta sobre as ondas. Só tenho que agradecer a todos os envolvidos neste sonho. Gostei de conhecer a Adaptasurf, uma ONG do Rio de Janeiro que também faz um belo trabalho e ajudou no projeto. Conheci o trabalho deles na última gravação e estão de parabéns'', conta Octaviano Bueno.

O próprio Taiu explica como será a aventura: ''A primeira ideia que tivemos era de que o surfista Jorge Pacelli direcionasse a prancha como um stand up e eu pudesse sentir o prazer de deslizar sobre as ondas novamente. Mas agora iremos primeiramente rebocá-la, como no tow in, em águas lisas no final da praia da Enseada, por exemplo, para que possamos nos focar na segurança e ver como tudo está funcionando".

"Depois iremos partir para as ondas, onde Jorge Pacelli, Sylvio Mancusi e Alemão de Maresias serão os responsáveis por manusear a prancha com um surfista em cima dela, provavelmente o Jorge que tem mais experiência no stand up. Sylvio ou o Alemão rebocarão a prancha para dentro da onda, literalmente como o tow in e um segundo jet-ski ficará de prontidão para qualquer eventualidade'', finaliza Taiu Bueno.

Ele já foi campeão nacional em 1984 e ficou muito conhecido por suas performances no Hawaii. Taiu ficou tetraplégico depois de chocar-se com o fundo da praia de Paúba (SP), em novembro de 1991.

O documentário Aloha é um projeto desenvolvido pelos jovens egressos das Oficinas Querô. Depois da finalização, o curta será exibido em mais de 40 emissoras de TV do país.

A produção é uma realização dos jovens em parceria com a Querô Filmes, braço de produções do Instituto Querô. Para obter mais informações sobre o projeto, acesse o site Oficinas Querô.

Curta metragem Aloha
Direção Nildo Ferreira e Paula Luana
Direção de fotografia Fernando Coimbra

Leia mais

Um comentário:

  1. Uma lição de vida, me sinto no dever de reverenciar a força de vontade do Taiu, vi a reportagem e as fotos da section na waves e confesso a vcs, me emocionei muito, mais muito mesmo, o pessoal aki do serviço perguntou o q tinha acontecido, pois a minha emocao estava visivel, e nao é pra menos.
    Por diversas vezes me vi reclamando da vida, mais a partir desse evento, irei pensar duas vezes antes de reclamar de algo.
    Conhecia pouco da historia de Taiu, mais ja posso garantir, pra mim é o maior surfista de todos os tempos.

    gostaria muito de ter a oportunidade de conhece-lo, poder bater um papo descontraido, pois agora me tornei fã dele.

    cainodrope@ig.com.br
    Hugo marsol da Silva
    Um grande abraco, e a todos q participaram desse evento, fiquem com Deus

    ResponderExcluir