domingo, 11 de julho de 2010

Plano de Sustentabilidade no Brasil Surf Pro de PE.

Autor: SurfPE - por: João Carvalho – Assessoria de Imprensa do BRASIL SURF PRO 2010 - 11/07/10 - 18:50 - link fonte:


Estrutura do Brasil Surf Pro em Ubatuba. (Foto: Fabio Minduim / MaxSports)

O Circuito Brasileiro Profissional, Brasil Surf Pro 2010, sob o comando da Brasil1 Esporte em parceria com a ABRASP, apresenta um plano de sustentabilidade integrado, com engajamento dos atletas, equipe de produção e dos fornecedores, visando à utilização racional e eficiente de materiais e recursos naturais durante a realização do evento. Para esta segunda etapa na Praia do Cupe, de 14 a 18 de julho em Ipojuca (PE), parcerias locais foram formadas para garantir ações socioambientais relevantes durante o campeonato.

Estamos no ano da preservação da biodiversidade marinha, então o plano de sustentabilidade conta com as seguintes ações:


1- Gestão dos resíduos sólidos:
serão utilizadas canecas pessoais reutilizáveis para reduzir o uso de copos descartáveis. Lixeiras de coleta seletiva fabricadas de placas de tubos de pasta de dente reciclado serão posicionadas no evento e todo material reciclável será encaminhado para um centro de triagem dos resíduos recicláveis montado no local. Toda gestão será operada pela Associação de Catadores, Recicle, contratada na região.

2- Campanha de sensibilização ambiental:
Informações e dicas ambientais serão passadas para o público na praia através do locutor. Placas e banners com conteúdo variado sobre biodiversidade marinha e consumo consciente.

3- Mutirão de limpeza da praia:
Uma manifestação de carinho pela praia e uma ferramenta de conscientização ambiental. O mutirão vai mobilizar no sábado dia 17 de julho, no período da manhã, surfistas, ambientalistas, operadoras de mergulho, jangadeiros, turistas e a comunidade local.

4- Tenda da Surfrider Foundation no Surf Village:
programação de atividades educativas, de sexta-feira a domingo (das 9h00 às 16h30), conduzidas pela educadora ambiental Bruna Nazzari.

- Biblioteca Ecológica (manhã e tarde): Oficinas de leitura e discussão abordando temas como sustentabilidade, biodiversidade marinha, ecossistemas costeiros.

- Atividades Pedagógicas (manhã): focadas no tema meio ambiente/sustentabilidade, como: pinturas, cruzadinhas, labirinto e desenhos livres sobre o tema.

- Gincana Ecológica (manhã/tarde): Jogos cooperativos em equipe envolvendo o tema água, reciclagem e biodiversidade marinha.

- Produção de Arte-Mosaico com materiais recicláveis (tarde): Oficina de arte-reciclagem com o reaproveitamento das embalagens recolhidas durante o próprio evento para criação de mosaicos com tema preservação dos oceanos.

5- Engajamento dos surfistas:
Palestra com os atletas sobre o importante papel que o surfe, como esporte e indústria, precisa exercer na preservação dos ecossistemas costeiros do Brasil. Os surfistas serão incentivados a adotarem simples atitudes positivas ligadas ao consumo consciente durante sua estadia em Porto de Galinhas;

Na primeira etapa, realizada em abril na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, o Brasil Surf Pro formou parcerias com Surfrider Foundation, Projeto TAMAR, Aquário da Ubatuba e a Secretaria do Meio Ambiente.

A organização do BSP conseguiu aprovar na Prefeitura de Ubatuba um documento que consiste em 10 normas sustentáveis para realizar naquele local um evento na praia.

Agenda de atividades:

Quarta e quinta-feira (14 e 15 de julho)
Manhã (9:00 até 11:30)

- Atividades Pedagógicas
- Gincana Ecológica
- Visita a tenda Petrobras para conhecer os projetos ambientais.

Tarde (13:30 até 16:30h)

- Produção de Arte-Mosaico com materiais recicláveis
- Gincana Ecológica
- Visita a tenda Petrobras para conhecer os projetos ambientais.

Sexta feira (16 de julho)
Manhã (9:00 até 11:30h)

- Mutirão Ecológico do microlixo: caminhada na praia, no entorno do campeonato para recolhimento do microlixo, dialogando com os participantes sobre os tipos de microlixo encontrados.
- Gincana Ecológica
- Atividades Pedagógicas
- Visita a tenda Petrobras para conhecer os projetos ambientais.

Tarde (13:30h até 16:30)

- Produção de Arte-Mosaico com materiais recicláveis
- Gincana Ecológica
- Atividades Pedagógicas
- Visita a tenda Petrobras para conhecer os projetos ambientais.

Sábado (17 de julho)
Manhã (8:00 até 11:30h)

- Encontro com lideranças ambientais da região. Conversa sobre os desafios para sustentabilidade.
- Mutirão de limpeza da Praia do Cupe
- Atividades Pedagógicas

Tarde (13:30h até 16:30)

- Produção de Arte-Mosaico com materiais recicláveis
- Gincana Ecológica

Domingo (18 de julho)
Manhã (9:00 até 11:30h)

- Mutirão Ecológico do microlixo
- Gincana Ecológica
12h - Encerramento das atividades

O Brasil Surf Pro 2010 é patrocinado pela Petrobras, Skol e HD (Hawaiian Dreams) e tem apoio dos canais SporTV e Multishow, da Editora Globo (Revistas Época e Época Negócios) e da TV Jam.

O campeonato conta com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A produção é da Max Sports e realização da Brasil1 Esporte e ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional).

Esta segunda etapa na Praia do Cupe também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ipojuca, da Associação Nordestina de Surf (ANS) e será transmitido ao vivo pelo www.brasilsurfpro.com.br.

Mais informações:
Vanessa Asturiano – Brasil1 Esporte
Tel : (5521) 2274 2112 Ramal 26
Cel : (5521) 7811-6449 / Id: 55124*2
vanessa@brasil1.com.br - www.brasil1.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário