quarta-feira, 21 de julho de 2010

BSP PE - O melhor venceu!

Autor: SurfPE - por: Fernando Pereira (Direção/Colunista - SurfPE) - 21/07/10 - 11:31.

Estrutura do Brasil Surf Pro na praia do Cupe - Ipojuca - PE - foto: gUgA sOaReS/SurfPE


Deu Alan Jones na final da 2ª etapa do Brasil Surf Pro, realizado na praia do Borete, Ipojuca, Pernambuco. O potiguar de Baía Formosa venceu o baiano de Ilhéus, Rudá Carvalho, numa bateria com poucas ondas e boas notas obtidas pelos competidores. Os dois foram os melhores surfistas do campeonato e proporcionaram momentos incríveis ao público.

Uma grande e impressionante estrutura foi armada na vala do Borete em frente à Pousada Recanto do Lobo: área para os atletas, bar, sala de imprensa climatizada, setor de coleta seletiva de produtos recicláveis, aulas pedagógicas de conscientização ambiental ministradas por Bruna, da Surfrider Foundation, deram um ar de grandiosidade ao evento.

O potiguar Alan Jones foi o grande campeão da segunda etapa do BSP-PE - foto: Fábio Mimduim.

O SurfPE esteve presente e fez um raio-x do evento e da participação dos pernambucanos na competição.

1º DIA – 14/07
O dia começou com boas ondas e a organização do campeonato colocou os homens no mar às 13h20.

1ª bateria: depois de conseguir uma vaga no evento como wild card, Pedro Lima entrou na vala errada e foi escovado, marcando apenas 6,44 pontos em suas duas melhores ondas.

2ª bateria: Luel Felipe, que também conseguiu uma vaga de wild card na triagem, vendeu caro sua derrota e levou uma virada do baiano Bruno Galini na regressiva. Deixou a impressão de que poderia ter ido bem mais longe.

3ª bateria: essa era a bateria mais casca de toda a primeira fase, mas Alan Donato não quis saber de seus adversários renomados e, com muita determinação, conseguiu se classificar em segundo, deixando o ex-top WCT, Heitor Alves, em terceiro e o talentoso potiguar John Max em quarto lugar na bateria.

6ª bateria: foi à vez de Halley Batista entrar no mar. O cometa não foi bem e acabou eliminado na terceira posição. Ao sair da bateria, Halley, visivelmente chateado, falou ao surfpe: “ Não deu”.

7ª bateria: César Aguiar entrou, mesmo depois de ter sofrido uma torção no tornozelo nos treinos da manhã. Com o tornozelo inchado e dolorido, ele não teve a menor chance e ficou com a quarta posição. Ao sair, era notória a dor que o competidor estava sentindo.

Os destaques da 1ª fase foram: Rodrigo Dornelles, Bino Lopes, e Raoni Monteiro.

2º dia - 15/07
O mar amanheceu maior, com melhor formação e bom público na praia.

2ª bateria: Alan Donato novamente não se intimidou com a presença de seus adversários mais famosos e conseguiu, na raça, a segunda colocação e uma vaga na terceira fase. Ele avançou com a responsabilidade de ser o último pernambucano no evento. Essa fase foi marcada por baterias monótonas e com poucas ondas boas surfadas.

Os destaques dessa fase foram Ulisses Meira, Ricardo Ferreira, Michel Rock, e o baiano voador Alandreson Martins, que executou aéreos de todas as formas.

A terceira fase rolou ainda nesse dia, logo após o fim do segundo round.

Tiveram início as baterias homem x homem.

3ª fase - as seis primeiras baterias que rolaram foram marcadas por placares super apertados e viradas nos últimos minutos. Destaques para as performances de Ricardo Ferreira, Jean da Silva e Davi do Carmo que mostrou um surf muito rápido e agressivo e despachou o gaúcho Rodrigo Dornelles.

3º dia - 16/07
Desde cedo era grande a expectativa para a bateria do pernambucano Alan Donato x Renato Galvão. Na praia, todos os comentários giravam em torno desse confronto na 5ª bateria do dia e 11ª da fase.

A bateria foi fraca, com os dois surfistas errando muito na escolha de onda. Alan deu dois vacilos no finalzinho, que acabaram decretando sua derrota por 4 décimos para o paulista Renato Galvão. Terminava assim a participação de Pernambuco na etapa nordestina do Circuito Brasileiro de Surf 2010.

Os destaques do dia foram Bino Lopes, Rudá Carvalho, Guga Arruda e o paulista Hizunomê Bettero. Os dois últimos protagonizaram a melhor bateria do 3º round.

4º dia - 17/07
As oitavas de final entraram num mar muito difícil. Ondas mexidas e volumosas desafiavam os competidores que buscavam uma vaga nas quartas de final. O surf apresentado não foi lá essas coisas e muitos competidores conseguiram sua classificação usando a técnica como principal arma.

Os destaques das oitavas foram o baiano Bruno Galini e o alagoano Tânio Barreto. Ambos venceram suas baterias com escores bem maiores que os outros.

5º DIA - 18/07
O mar amanheceu com vento menor, muito mexido e com correnteza. Nessas condições, entraram no mar as baterias das quartas de final.

Destaque absoluto para a 2ª bateria, em que o potiguar Alan Jones e o cearense Messias Felix deram um verdadeiro show ao público presente com aéreos e rasgadas no limite das ondas. Eu mesmo fiquei super impressionado com o nível dos atletas na bateria. Foi sem duvida a melhor bateria do campeonato.

Além de Messias e Alan, se destacaram também Rudá Carvalho e seus coices de back side. Nas semifinais, Alan e Rudá passaram com certa facilidade por Tânio Barreto e Renato Galvão, respectivamente.

Estava formada a final com 2 surfistas do nordeste na única etapa do Circuito Brasileiro na região. Na final, deu Alan Jones com uma escolha de onda um pouco melhor que Rudá Carvalho. Ambos faziam sua primeira final no circuito e estavam amarradões com o resultado.

Alan, com certeza, é o melhor surfista do circuito brasileiro.

O SurfPE parabeniza todos que trabalharam para esse evento tão importante acontecer aqui no estado e espera que possamos nos encontrar novamente no ano que vem.

Boa ondas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário